Com objetivo de capacitar profissionais de saúde para os desafios do enfrentamento das doenças transmitidas pelos insetos – em especial o Aedes Aegypti – O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em parceria com a ProEpi (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo) desenvolveu uma ferramenta inédita, voltada para a qualificação a distância em Entomologia Aplicada à Saúde Pública.
Nesta ferramenta, serão apresentados conceitos fundamentais, aplicáveis ao seu controle, como a identificação das espécies, informações sobre seu comportamento, ciclo de vida e as doenças transmitidas por elas. Temas como a importância da Vigilância Epidemiológica desses insetos, os métodos de captura, transporte e armazenamento e os indicadores entomológicos para as principais espécies também serão abordados. Por fim, temas de aplicação prática como os métodos de controle vetorial, o manejo integrado de vetores e os conceitos de segurança no trabalho serão discutidos.
As aulas estão cheias de convites para que o profissional reflita sobre sua realidade local e interaja com seus colegas, além de exercícios que destacam e promovem a fixação dos conceitos mais fundamentais de cada tema. O objetivo é que, ao final, o aluno se sinta capacitado para aplicar em seu município as técnicas aprendidas. Carga horária: 40 horas. Incrições pelo link.
Vigilância em Saúde Pública
Um país grande e diverso precisa enfrentar desafios em saúde igualmente notáveis e variados. Para que seja assegurada a qualidade de vida da população dos mais de 5.500 municípios brasileiros, os profissionais que estão na linha de frente do controle e prevenção das doenças transmissíveis precisam estar bem preparados e atualizados.
Na intenção de capacitar aqueles que zelam pela saúde dos brasileiros, o Conasems, em parceria com a ProEpi, formulou um modelo de capacitação a distância de Vigilância em Saúde. Essa ferramenta dará enfoque às ações de controle do Aedes aegyptie foi concebida para que o aluno conheça com maior profundidade os principais conceitos da vigilância em saúde e compreenda melhor seu papel nos serviços de prevenção e assistência do SUS.
Ao longo das aulas serão discutidos aspectos importantes dos sistemas de vigilância de um ponto de vista local, regional, estadual e federal, além dos sistemas de informação em saúde mais relevantes para a gestão. Também será possível compreender as principais áreas de vigilância em saúde, suas formas de execução e como funciona a integração entre elas.
As aulas foram desenvolvidas de forma a estimular a reflexão e a troca de ideias entre colegas, com exercícios que proporcionam a fixação dos conceitos mais importantes e aplicáveis à vida prática do estudante. O objetivo é possibilitar que os profissionais se sintam mais conscientes e confiantes para executar ações bem-sucedidas de vigilância em seus municípios. Carga horária: 40 horas. Mais informações no link.