Tangará da Serra é a primeira cidade de Mato Grosso a elaborar uma Carteira de Serviços da Atenção Primária. Espelhada em versões de publicações nacionais, a carteira contém inovações em conteúdos para a prática cotidiana das equipes de saúde. O documento visa nortear as ações de saúde na atenção primária oferecidas à população do município, sendo um esforço coletivo de gestores do nível central e das coordenações de áreas técnicas, por meio da integração ensino-serviço.
A carteira é resultado de duas pesquisas realizadas pelo Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em relação ao “Perfil profissional da Atenção Primária à Saúde” e “Avaliação da organização do processo de trabalho e da atenção integral em unidades de saúde de Tangará da Serra”.
A pesquisa culminou na proposta à gestão municipal da organização do documento, sendo assim elaborada por um Grupo de Trabalho formado por profissionais da Unemat, da gestão municipal e dos serviços de atenção primária ao longo dos anos de 2017/2018. A versão preliminar recebeu contribuições de diversos setores da Secretaria de Saúde e posteriormente foi submetida a uma consulta pública aberta a todos os profissionais de saúde do município, além de uma apreciação com expertises da área.
A Carteira de Serviços da Atenção Primária é um instrumento que define o rol de serviços disponíveis, apresenta os compromissos, pactuações e expectativas nas práticas de atenção, o que permite explicitar aos gestores, profissionais e usuários o elenco de serviços e a organização do nível de atenção. “Acredita-se que o documento possa ser uma importante ferramenta gerencial na coordenação do cuidado e se espera que o uso promova a diminuição das iniquidades na oferta de ações e serviços”, aponta o ex-secretário de saúde de Tangará Itamar Bonfim.
O objetivo da ferramenta é produzir longitudinalidade, acessibilidade e coordenação do cuidado, em um movimento contínuo na Atenção Personalizada à Saúde (APS) de Tangará da Serra. A carteira possibilitará uma organização do processo de trabalho nas unidades com foco na busca de uma atenção integral apropriada a se conectar com a rede de atenção.
Conteúdo da carteira
O conteúdo da Carteira de Serviço apresenta a organização do serviço, as atribuições profissionais, ações que são coletivas com foco na promoção da saúde e, assume a descrição de ações, recursos humanos, materiais e a descrição/observações de atenção aos ciclos de vida centrada à criança e adolescente, gestante, adulto e pessoa idosa.
Há tópicos especiais para a saúde mental e bucal, campo para a atenção à pequenas cirurgias, assistência farmacêutica, urgência e emergência, atenção domiciliar, rastreamento, referência e contrarreferência com pontos para o protocolo de regulação, descrição de ações para a vigilância em saúde, epidemiológica, ambiental, sanitária, alimentar e nutricional. Ao final aponta-se para estratégias no uso da telessaúde e da avaliação e monitoramento.