Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Clipping 13/02/2023: confira as ações de destaque na saúde

Publicado em:
13 de fevereiro de 2023

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Poxoréu

As ações contra o Aedes Aegypti contam com uma força-tarefa conjunta, acs e ace trabalhando unidos pelo fim do mosquito!

Apiacás

Projeto Visão do Futuro.

Tangará da Serra

Foram iniciadas as pré-conferências.

Sinop

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e selo Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita, concedidas ao município pelo Governo Federal, seguem rendendo frutos à Prefeitura de Sinop. Nesta semana o município ganhou, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), dois computadores equipados para a promoção de capacitações aos profissionais de saúde da rede pública de saúde. 

Saiba mais aqui!

Matupá

A Equipe do Planejamento familiar tem como objetivo assegurar aos beneficiários a informação e o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros, que permitam uma relação segura e saudável.
Conforme a lei federal 9.263/96. Ae quipe é composta por Enfermeira Ana Paula Siqueira da Cruz, Assistente Social Ana Rita Antunes, Psicólogo Marcio Cesar Cabalheiro de Carvalho, Ginecologista e Obstetra Jairo Ceron Bertinetti.

Veja vídeo aqui!

São José do Rio Claro

Emenda Parlamentar entrega 15 motos zero quilômetro para a Saúde de São José do Rio Claro.

Veja vídeo aqui!

Sinop

Aproximadamente 300 pessoas, entre médicos e enfermeiros atuantes na atenção primária da rede pública de Saúde, e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem de Sinop, participaram de capacitação sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil promovida pela Secretaria de Saúde de Sinop com parceria do  Instituto Ronald McDonald.

Saiba mais aqui!

São José do Rio Claro

Doação de sangue dos professores, funcionários da saude e da Secretaria de Educação para a funcionária Isabel.

Querência

Foi iniciado os atendimentos oftalmológicos cirúrgicos no município de Querência com o Oftalmologista e Cirurgião Dr Geová Alves Soares Jr. Serão realizadas mensalmente cirurgias no Hospital Municipal de Catarata e Pterígio.

Apiacás

O trabalho preventivo de controle em potenciais criadouros do Mosquito aedes aegypti não param. Foi realizado pelos Agentes de Combate a Endemais a Borrifação Residual- BRPE, que é uma estratégia de controle de vetores de doenças, tais como; Dengue, Zika Vírus, Chikungunya dentre outras. 

Nova Bandeirantes

Ações de Promoção à Saúde em Nova Bandeirantes

Apiacás

Sextou com  hidroterapia em Apiacás. Essa atividade é tão importante porque além de proporcionar o relaxamento, promove o fortalecimento muscular e da condição respiratória.

Apiacás

 Comunidade Rural da Vila Mutum com os atendimentos odontológicos, médico, de enfermagem e pela ACS.

Paranaíta

A secretaria de saúde e a Farmacia Municipal, em parceria com o Banco de Sangue de Alta Floresta, realizou uma campanha de doação de sangue na UDR, onde foram coletadas 67 Bolsas de Sangue.

São José dos Quatro Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, junto à Secretaria De Saúde e Secretaria do Meio Ambiente, fez a parceria em conjunto com e Consórcio Nascentes do Pantanal, promovendo uma prévia da Implantação do Projeto de Coleta de Residuos Recicláveis e orientações aos agentes comunitário de saúde e agentes de endemias, que levarão projeto aos munícipes.

Foi realizado ainda uma reunião com a nossa Assessoria Somar, para deliberar assuntos referente a questões administrativas de registro das ações dos Agentes Comunitário de Saúde.

Novo São Joaquim

A Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando mais um serviço para população. As fisioterapeutas da rede municipal de saúde começaram essa semana a realizar atendimentos domiciliares, especificadamente aqueles que não possuem condições físicas de se deslocarem até a unidade, como pacientes acamados ou bastante debilitados.

Saiba mais aqui!

Querência

A Secretaria Municipal de Saúde de Querência, por meio da Academia de saúde, esta desenvolvendo a Oficina de Nutrição e Arte Culinária, realizada pela Nutricionista do município Mary Furico, a qual realiza atividades semanais com crianças e adolescentes.

Diamantino

Mais 131 crianças, agora de 8 a 15 anos, passaram pelas consultas oftalmológicas gratuitas e receberam óculos de grau, por meio do projeto Olho Vivo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino (MT). Os atendimentos ocorreram nos dias 07 e 08 de fevereiro na Central de Regulação durante um dia inteiro de ação.

Os pequenos passaram por exames que possibilitam saber mais sobre sua saúde ocular, como o de acuidade visual, auto refração e tonometria. Esse atendimento ocorreu após uma triagem realizada por profissionais da saúde, nas escolas municipais, ocasião em que foram identificados cerca de 340 alunos com alguma dificuldade na visão.

Saiba mais aqui!

Marcelândia

Prevenção da gravidez na adolescência – Escola Paulo Freire, período matutino.

Campo Novo do Parecis

Campo Novo dos Parecis recebeu a comitiva da cidade de Nova Olímpia, incluindo o Secretário de Saúde, para uma visita ao serviço do Hospital Municipal Euclides Horst e CAPS. 

Alto Boa Vista

Alguns dos card informativos divulgados pelo município.

Apiacás

As crianças e adolescentes estão passando pela Avaliação Oftalmológica – Dr. Paulo por meio do Projeto Visão do Futuro – uma grande parceria entre a Prefeitura Municipal de Apiacás/Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público do Estado de MT – Dr. Cleuber. Essa já é a terceira turminha que participa do Projeto e, aqueles que necessitem, receberão os óculos. 

Campo Novo do Parecis

Campanha de doação de sangue.

Vídeo aqui!

 

Apiacás

O trabalho de combate e controle ao Aedes aegypti foi com a Turminha da APAE – Apiacás. As ações de prevenção continuam sendo intensificadas e as Equipes de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde estão integradas para fortalecer as atividades com o objetivo de ofertar mais qualidade de vida à população. Os realizadores agradecem aos profissionais da saúde, a Equipe da APAE pelo apoio e aos alunos pela participação.

Marcelândia

Grupo recreativo dos idosos continua toda sexta-feira, à tarde na ESF II Vila Tupy.

Marcelândia

Grupo de apoio a gestante ESF-I Industrial com a participação da psicologia Jessica, que abordou o tema autoestima na gestação.

Marcelândia

Pré-natal coletivo com as gestantes da ESF II Vila Tupy, rabordando os temas aleitamento materno e sucçao nutritiva e não nutritiva, conduzido pela enfermeira Fabiana, médica Talita e dentista Isabel.

Marcelândia

Ação conjunta com o CRAS, conduzida pela psicóloga Jessica e enfermeira Fabiana, na Escola Pedro Bianchini, sobre prevenção da gravidez na adolescência.

São José do Rio Claro

O Médico do PSF realiza ações em educação em saúde na sala espera sobre Alzheimer, Leucemia e Fibromialgia. 

Apiacás

Está sendo excepcional o trabalho integrado entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde. O trabalho compartilhado neste momento entre os ACS e ACS está transformando as ações de controle e prevenção de doenças em Apiacás.

São José do Rio Claro

PSF 5, aproveita a sala de espera do paciente na unidade, para fazer educação em saúde sobre câncer de boca. 

Santa Terezinha

O ‘Janeiro Branco’ é o mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. O objetivo da campanha é falar sem tabus sobre o tema; prevenir doenças como depressão, ansiedade e síndromes do pânico e de burnout; propor ações educativas e, com isso, trazer maior bem-estar emocional à população.

A iniciativa é realizada anualmente em todo Brasil e, em Santa Terezinha não é diferente. Em 2023, a Secretaria de Saúde fez uma programação com palestras voltadas aos servidores municipais da área e também da prefeitura.

A psicóloga Adriana Lima foi a responsável por conduzir as ações que também contaram com brincadeiras, dinâmicas e reflexões. Confira a entrevista com ela, saiba mais sobre o ‘Janeiro Branco’ e a importância de cuidar bem da saúde mental.

Saiba mais aqui!

Tangará da Serra

Unido pelo mesmo laço, as campanhas em prol da vida.

Fevereiro Roxo: dedicado ao combate de lúpus, alzheimer e fibromialgia, todas crônicas. A paciência, o carinho e a conscientização são essenciais para os desfechos positivos do tratamento. Se não houver cura, que haja conforto!

Fevereiro Laranja: dedicado ao combate da leucemia e conscientização de doação de medula óssea. Fique atento aos sinais, o diagnóstico precoce é importante para o enfrentamento dessa doença. Seja um doador de medula óssea, salve vidas!

Vila Bela da Santíssima Trindade

A Secretaria de Saúde de Vila Bela da Santíssima Trindade tem levado a suas comunidades rurais, atendimento a população. No dia 07 de fevereiro foi dia da comunidade da Gleba Seringal, distante a 40km da sede do município, receber a Equipe de Saúde, com atendimento Médico, Vacina, atendimento de enfermagem (coleta de preventivo, palestra), atendimento odontológico (odontomóvel). 

Terra Nova do Norte

A construção do novo hospital municipal de Terra Nova do Norte é um sonho do município há mais de 30 anos e está bem próximo de se tornar realidade.

Na última semana a sociedade civil organizada se mobilizou e lançou um leilão em prol à construção do hospital. Rotary Clube, CTG, Coopernova, Maçonaria, Acriterra, Aciter, Conselho de Saúde, Igreja Católica, igrejas evangélicas, líderes de comunidades locais e de Nova Guarita, imprensa local e com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura foi dado início ao leilão em prol ao hospital municipal.

Com R$ 5 milhões já depositados na conta do município por meio de parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e mais R$ 800 mil de repasse da Câmara Municipal, a construção já teve início neste mês de janeiro e agora a Prefeitura busca apoio para o restante do recurso e chegar aos cerca de R$ 11 milhões de reais que será o valor da obra concluída.

Dom Aquino

O município de Dom Aquino está com médio risco de infestação predial do mosquinto Aedes aegypti – causador das doenças dengue, zika virus e chikungunya. O mapeamento do Levantamento de Indice Rápido (LIRAa) foi realizado entre os dias 16 e 21 de janeiro.

De acorco com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Marlei Delmondes, nos dados coletados pelos Agentes de Endemias o indice de infestação é de 3%, sendo que os locais identificados com foco são em reservatórios e caixas d´água em locais baixos e nos lixos domésticos, que são recolhidos semanalmente.

Saiba mais aqui!

São José do Rio Claro

O Município de São José do Rio Claro está trabalhando com todas as frentes de estratégias. Uma delas é o combate às verminoses. Nas unidades de saúde, todos que buscam os serviços estão recebendo orientação e sendo medicados, conforme prescrição médica.

Alto Boa Vista

O Município de Alto Boa Vista adquiriu por meio da Secretaria Municipal de Saúde dois veículos, duas Duster que irão atender a demanda da Secretaria. Os veículos foram adquiridos por meio de uma Emenda Parlamentar com contrapartida do município.

Os novos veículos irão melhorar ainda mais os serviços prestados à população, além de dar um suporte maior às unidades de saúde.

Matupá

Município de Matupá realiza mutirão de tomografia computadorizada com o objetivo de atender a demanda do município quanto aos exames de tomografia computadorizada sem contraste. A Secretaria de Saúde está realizando um mutirão para zerar a fila de espera. Durante o mês de fevereiro serão realizados 83 agendamentos do exame. 

Carlinda

Agendamento de doação de sangue.

Carlinda

E teve Bloquinho da Criançada para acompanhar o crescimento dos pequenos.

Lucas do Rio Verde

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou uma capacitação com todos os técnicos de enfermagem da Atenção Primária de Saúde e do Pronto Atendimento Municipal (PAM). A qualificação foi dividia nos turnos da manhã e à tarde para não comprometer o funcionamento nas unidades de saúde.

O tema da capacitação foi “Segurança do paciente e controle de infecção”, ministrado pela enfermeira Tatiani da Rocha Andrade Lima, que também é coordenadora da Escola de Saúde Pública Municipal e Comissão de Integração Ensino serviço – CIES Municipal. Na ocasião, foram abordados os procedimentos preconizados e realizados na APS e PAM com apresentação de todos os instrumentais e materiais.

Saiba mais aqui!

Região Noroeste

Cumprindo a agenda acordada na reunião com o Grupo de Trabalho (GT) do Estado de Mato Grosso, realizada em dezembro, o Escritório Regional de Saúde de Juína, por meio de sua equipe técnica da Imunização, realizou a Primeira Oficina de Planejamento das Ações de Imunização para o Ano de 2023 nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023.

Contando com a presença dos representantes da Imunização dos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína e Juruena, as servidoras Naiara Wappler S. Santos e Veronica Pickler, contando com o apoio do Diretor Humberto Nogueira de Moraes, do Escritório Regional de Saúde de Juína abordaram os seguintes temas:

– Apresentação das funcionalidades do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos – SIES, onde foi demonstrado o fluxo de entradas e saídas de insumos, relatórios de imunobiológicos, média/mês utilizada no município, em sala de vacina, assim como o pedido de inserção e exclusão de cadastros do SIES;

– Fluxo de envio e operacionalização de soros antiofídicos no SIES, assim como o controle de uso com cópia das notificações do SINAN;

– Atualização das informações e critérios temporários para uso do PPD;

– Importância do relatório mensal da profilaxia da raiva humana;

– A avaliação detalhada de como realizar o monitoramento, desde onde extrair as informações até a interpretação dos números. A importância deste monitoramento e avaliação constante das coberturas vacinais de rotina e de campanha, tem como objetivo identificar as falhas e os locais com dificuldade em vacinação. Essa análise periódica das coberturas e a identificação dos problemas é excelente para que o município trace estratégias diferentes para a captura do público alvo e permite que o município alcance as metas dentro do prazo estipulado.

Foi possível avaliar que muitas vacinas que devem ser aplicadas antes do primeiro ano de vida, foram realizadas pós idade recomendada, o que resulta na baixa cobertura, para a maioria das vacinas. Outra dificuldade percebida, foram as vacinas de reforço de 04 anos. Então, foi demostrado que o monitoramento constante, permite que se faça a busca ativa nominal de crianças com atraso na vacinação, para que seja atualizado dentro da idade preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

– Apresentou as coberturas vacinais de Campanha (Influenza, Poliomielite e Sarampo) do ano de 2022, sugerindo estratégias para alcance da meta neste ano;

– Falou-se da distribuição das insulinas, bem como o fluxo de distribuição das mesmas, assim como a Nota Técnica nº 169/2022/CGAFB/DAF/SCTIE/MS – Atualização da distribuição e critérios sugeridos para dispensação de canetas aplicadoras de insulina humana;

– Programa Imuniza Mais MT, que premia os municípios que alcançam determinadas metas de vacinas, tanto de campanha, quanto de vacinas do calendário básico de vacina de rotina. Tratou sobre a ação das Unidades Móveis de Vacinação, oferecidas pelo Programa;

– Cobertura Vacinal da Vacinação contra Covid-19, como extrair as informações das bases de dados;

– Abordado o fluxo dos processos de vacinas especiais, bem como o público elegível;

– Palivizumabe, a doença prevenida, documentos necessários e o processo para solicitação do anticorpo monoclonal;

– Por fim a proposta do Plano Municipal de Vacinação para melhoria das Coberturas Vacinais em 2023.

O ERS Juína disponibilizou um exemplo para nortear a construção do Plano, descrevendo as principais estratégias para que este seja elaborado e executado no dia a dia. As informações que foram transmitidas na Oficina, irão colaborar com o Plano Municipal de Ações de Imunização para 2023.

Compartilhar

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.