Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Grupo de gestantes Santa Carmem participam de roda de conversa com a Dentista.

A Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim, por meio da Secretaria de Saúde, entregou kit’s de uniformes para todos os agentes comunitários do município. São 19 agentes e cada um recebeu um kit contento uma bolsa, boné, um colete, uma camiseta de manga longa e uma camiseta de manga curta.




A Prefeitura disponibiliza, de maneira bastante atualizada, a lista de medicamentos gratuitos distribuídos, aos municípios, pelo Ministério da Saúde, através da assistência farmacêutica na atenção básica.
A relação, que leva ao munícipe, o nome do medicamento, a sua disposição, se é em comprimido, cápsula, dose ou injetável, por exemplo, assim como a quantidade existente em estoque ou em qual o paciente poderá apresentar a receita médica com a prescrição para retirada.
O trabalho informação, para facilitar o acesso dos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, bem como o acesso às medicações, é feito, periodicamente, pela Assessoria de Comunicação do Município (Assecom) por meio do portal oficial, o sitio www.sinop.mt.gov.br, na aba REMÉDIOS.

Reunião geral dos servidores com a comemoração dos aniversariantes de janeiro e fevereiro.


Contratação de novo médico para atender os distritos de Santiago do Norte e Salto da Alegria.
Em atendimento a RESOLUÇÃO-RE n° 475 de 9 de fevereiro de 2.023, que determina ações de fiscalização e interdição cautelar de todos os produtos, pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, a Vigilância Sanitária de Matupá vem realizando ações de busca no comércio local. Uma vez que os produtos interditados não podem ser distribuídos, comercializados ou expostos para venda em nenhum tipo de estabelecimento,
Todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.




Em Tangará da Serra a Equipe – USF Jardim Ipês realizou Visitas Domicilares para acompanhamento de clientes de área adstrita que necessitam de Atenção Domicliar (com acompanhamento de pós-operatório/ trocas de sondas vesicais/ assistência aos acamados).

O CTA-SAE do municipio foi convidado pela Empresa Marfrig para uma ação de prevenção de doenças. Essa atividade faz parte do Senso da Saúde onde a empresa está pleiteando certificação do Selo 5S.

É hora de aproveitar o carnaval com responsabilidade! A Prefeitura alerta para o uso de camisinha e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Use preservativos para cair na folia. Se proteja!

As Psicólogas da Assistência Social, da Educação e da Saúde participaram de uma reunião para estudar e analisar cada caso existente na demanda reprimida da Secretaria Municipal de Saúde, para desenvolver atendimentos estratégicos, principalmente ao público infantojuvenil.
Nos últimos anos, a Saúde Mental está sendo considerada um dos principais problemas de Saúde Pública, sendo agravado pela Pandemia da COVID-19. Sendo assim, a elaboração de medidas para atender a população com necessidade na área da saúde mental está sendo uma prioridade. A partir desse levantamento, será realizado um mutirão de triagem para organizar a continuidade da assistência. Na oportunidade, a equipe agradece o empenho das Psicólogas: Luana, Priscila, Tainara e Jéssica.


Teve reunião de monitoramento com os pacientes que receberam os Aparelhos Auditivos. A Fonoaudióloga Drª Raissa e a Assistente Social Ednalva passaram informações importantes sobre a “reconstrução da escuta”, um momento tão importante para qualidade de vida dessas pessoas.
Na oportunidade, a equipe agradece o empenho da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop e toda a equipe do CER de Sinop pelo empenho em agilizar as aquisições desses aparelhos.




Foi realizado o HiperDia na Academia de Saúde Cristo Rei para toda a população hipertensa e diabética, com orientações multiprofissionais sobre os temas, incluindo fevereiro roxo sobre o Alzheimer.
Foi realizado: Orientações multiprofissionais; Aferição de pressão arterial; Renovação de receitas médicas; Realização de glicemia capilar em jejum e ofertado um delicioso café da manhã
Os profissionais que realizaram esta ação: Nutricionista Ana, Enfermeira e Coordenação da Atenção Básica: Thais, Médico Dr Kleyton, Educador Físico: Ivo, Apoio das Unidades de Saúde e Agentes Comunitárias de Saúde.



No dia 15 de fevereiro teve Audiência Pública de Prestação de contas para cumprimento das Metas Fiscais: RGF – Relatório de Gestão Fiscal referente ao 3º Quadrimestre 2022 da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados foram superprodutivos e a apresentação foi realizada pela Secretária Municipal de Saúde Daiane Rosa.

No dia 16 de fevereiro foi iniciada as atividades do Grupo Saúde em Ação Cristo Rei, na Academia de Saúde do Bairro. Foram realizadoas atividades físicas, com acompanhamento do Educador Físico Ivo Lima.
O objetivo do grupo Saúde em Ação é realizar em cada unidade de Saúde o acompanhamento dos munícipes que tenham interesse em entrar em boa forma com atividades físicas e um cardápio nutricional. Esse grupo será acompanhado pelos profissionais.
Para os munícipes que tenham interesse em participar, procurar as Agentes Comunitárias de Saúde de sua Unidade para realizar a ficha de inscrição e dar início ao grupo.

Mutirão contra a dengue no município.
Tangará da Serra prepara uma grande ação para em um primeiro momento zerar a fila de consultas.

Divulgação das ações de saúde no município em comemoração ao aniversário de 42 anos da cidade.


Durante dois dias, os profissionais de saúde da secretaria municipal de Vera participaram de uma qualificação de urgência e emergência. Foram temas teóricos e práticos.

Dia de atendimento com o neurologista.

A Secretaria de Saúde e Saneamento Básico de São José do Rio Claro – SESAS, realizou na última quarta-feira (15), a Apresentação do Planejamento Anual das Equipes de Saúde do município. O município subiu da 34ª colocação para o 6º lugar em qualidade no atendimento de saúde pública no Estado.

Com o intuito de garantir o melhor atendimento às gestantes e puérperas do bairro Rio Verde e regiões próximas, além de desenvolver estratégias de fortalecimento no atendimento e assistência, a unidade de saúde do bairro realizou o primeiro Papo de Mãe. A iniciativa prevê o atendimento de qualidade e segurança para as pacientes gestantes, principalmente as de primeira viagem.
Entre as ações realizadas estão as orientações sobre saúde reprodutiva, a garantia da captação precoce (realização de primeira consulta de pré-natal até 120 dias da gestação), a adesão dessas gestantes às consultas e exames do pré-natal, a importância da amamentação, auxílio-maternidade, os direitos da gestante e do companheiro, entre outros.




ESF 03 realizando saúde da mulher à noite com vários atendimentos e palestras sobre a importância dos exames preventivos.



Grupo de mulheres na ESF 03 em roda de conversa sobre as infecções sexualmente transmissíveis.



Reunião de manutenção do grupo de tabagismo, na ESF II Vila Tupi, com orientações sobre câncer bucal, realizadas pela Dra. Isabel, auriculoterapia e aromaterapia com a Dra. Vanessa, e dispensação de adesivos e medicação.


Pré-natal odontológico no posto Bom Jaguar com a Dra. Isabel.

Foi realizada na manhã dessa última quarta-feira (15) a entrega de mais 19 óculos de grau para crianças e adolescentes. Essa é a 2ª Etapa do Projeto Visão do Futuro, uma grande parceria entre a Prefeitura Municipal de Apiacás por meio da Secretaria de Saúde junto com o Ministério Público do Estado de MT.




Saúde em Ação: Nova Bandeirantes.
Em Nova Bandeirantes, na quarta feira no PSF 1, tanto o atendimento médico como atendimento odontológica são voltados para gestante fortalecendo assim o indicador e garantindo melhor qualidade de vida para mãe e para bebê.

Vigilância agindo em novo São Joaquim com Teste de Leishmaniose.


No dia 24 de fevereiro foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

No início de 2023, as unidades básicas de saúde iniciaram o processo de territorialização que envolve o levantamento do perfil territorial-ambiental: a geografia e ambiente, a delimitação do território da unidade de saúde num mapa, as vias de acesso e as características dos domicílios, bem como o perfil demográfico, socioeconômico e institucional.
A territorialização representa importante instrumento de organização dos processos de trabalho e das práticas de saúde, visto que as ações de saúde são implantação sobre uma base territorial previamente delimitada. O propósito fundamental é permitir a identificação de prioridades em termo de problemas nos grupos sociais, o que refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da população.




Alerta à população! Muitos focos estão sendo encontrados pelos agentes de combate e em todos os bairros. A Dengue mata.
“Certificado de Coragem” entregue à paciente (criança) como incentino na conclusão de tratamento e no término. Parabéns ao Hospital do município e à equipe de enfermagem.




Campanha de combate à dengue.

Manhã de segunda-feira grupo hiperdia na ESF I Industrial, aferição dos sinais vitais, entrega de medicamentos, renovação de receita, palestra com a psicóloga Jessica que abordou o tema autoestima e ainda um delicioso café da manhã.

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a Puericultura bloquinho da criançada das Unidades de Saúde São Paulo Apóstolo e São Camilo, em parceria com a Igreja Presbiteriana Renovada. Foi realizado o acompanhamento, desenvolvimento infantil e também realização da atualização da caderneta de vacinação das crianças com faixa etária de 0 a 5 anos de idade.
Os profissionais que acompanharam a puericultura foram as Agentes Comunitárias de Saúde, Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica Thais, Nutricionista Ana, vacinadora: Sirlene, Auxiliar de Sala de Vacina: Clarice e apoio das Unidades de Saúde.
Foi ofertado um delicioso lanche, algodão doce, pipoca e pintura artística nas crianças, tendo sido avaliadas 95 crianças ao total e 33 crianças vacinadas conforme calendário vacinal.


A Prefeitura Municipal de Carlinda por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza mais uma ação em prol a saúde. O objetivo do grupo Saúde em Ação é realizar em cada unidade de saúde, o acompanhamento dos munícipes que tenham interesse em entrar em boa forma, praticar atividades físicas e dicas alimentares.
Será ofertado o acompanhamento com os seguintes profissionais:
– Nutricionista para elaboração de uma dieta para reeducação alimentar individualizado para cada paciente;
– Educador físico para realizar as medidas corporais e elaborar atividades físicas para praticarem nos aparelhos da academia;
– Enfermeira, para supervisão e acompanhamento dos usuários;
– Agentes Comunitárias de Saúde, para inscrição e informações.
A ação acontecerá no dia 27 de fevereiro de 2023.

A equipe do ESF – Campinas Luzia Gama, (Dra. Nathalia, Enfermeira Ronia e Técnica de enfermagem Maria de Lourdes) realizaram a ação contra IST (infecções sexualmente transmissíveis) em algumas casas noturnas da cidade com intuito de conscientização e orientação sobre sexo seguro, uso de preservativos, e causas e sintomas das doenças e tratamento (hepatite b e c, herpes, HIV, gonorreia, HPV, sífilis).
Foi realizada coleta de sangue para realização de testes rápidos, entrega de preservativos femininos e masculinos, aferição de sinais vitais, encaminhamento para realização do exame citopatologico (PCCU) e entrega de brindes.




Campanha Fevereiro Vermelho.


Programa Saúde na Escola – Avaliação Odontológica com a Dra. Cássia Lençone na Escola Castro Alves.




Foi realizado no dia 13 de fevereiro o treinamento sobre as funcionalidades do aplicativo E-sus território. A capacitação foi voltada para os Acs da zona rural e da zona urbana, treinamento realizado pela empresa CGS assessoria.



Campanha de conscientização sobre o mosquito da dengue.
Capacitação em urgência e emergência aos profissionais de saúde.



Reunião sobre atenção a saúde do trabalhador no município de Pedra Preta, juntamente com o Cerest de Primavera do Leste.




Capacitação para médicos e enfermeiros da atenção básica sobre pre-Natal de baixo e alto risco. Com ginecologista José Felipe Horta e enfermeira Vanessa do CAISM


