Reunião de Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Médio Norte Mato-Grossense.
O Núcleo Telessaúde Mato Grosso, vinculado ao E-Saúde do Hospital Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserth), foi premiado durante o 10º Encontro da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS), que aconteceu nesta terça-feira (09), em Genebra, na Suíça, com o tema “As tecnologias de informação e comunicações para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável”. Mais informações no link. (com informações e fotos site UFMT)
No dia 09 de abril foi realizada a oficina para Conselheiros em Santa Terezinha, com 100% da participação dos membros.
A Câmara Municipal de Diamantino, através do vereador Edilson Mota, reconheceu os trabalhos do médico Tony Hiroshi, que atuava na Unidade de Saúde Pedregal. O médico, por conta de um concurso em Santa Rita do Trivelato, teve que sair da rede, mas deixou um legado e a comunidade reconheceu. Tony sempre afirmou que a rede de saúde pública de Diamantino é acima da média em infraestrutura, indicadores e serviços.
A Secretaria de Saúde de Diamantino, na atuação de transparência com a sociedade, levou os dados dos três quadrimestres aos alunos de Biologia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do município. A apresentação foi transformada em uma conversa proveitosa de explicações sobre a rede SUS, suas limitações, financiamento, ofertas de serviço e gestão compartilhada.
A Unidade de Saúde do Pedregal, em Diamantino, promoveu no dia 09 de abril na escola Elza o trabalho de Programa Saúde Escola (PSE) em que levou a temática Dengue. As informações foram trabalhadas de forma lúdica e já se providenciou junto a equipe de endemias instruções de limpeza em volta e no patio da escola.
O aumento de casos de dengue tem mobilizado várias frentes de trabalho em Diamantino. Nesta semana, os servidores do setor de vigilância e endemias do município definiram como estratégia várias frentes de trabalho para intensificar as ações de bloqueio e vistorias nos quintais do bairro Bom Jesus e adjacentes a fim de combater os focos do mosquito. Os trabalhos in loco segue durante a semana e pelos próximos dias. Além dos bloqueios com aplicação de inseticida, estão sendo realizadas visitas domiciliares diárias, divulgação e conscientização em várias formas de mídias.
Iniciou no dia 09 de abril uma série de atividades que fazem parte do projeto denominado “À Flor da Pele”, sob o comando da enfermeira Chavely Berbel, responsável pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), situado no Bairro da Ponte, em Diamantino. A iniciativa, que aborda a temática Saúde e Sexualidade, reuniu pais e professores da Escola Estadual Lucinda Fachini que atende adolescentes e jovens do Ensino Fundamental e Médio no município. Ao todo, 395 alunos, além dos pais e educadores, serão alcançados com os trabalhos. Mais informações e fotos no link. (com informações e imagem site Prefeitura de Diamantino)
A equipe de saúde da família Pedregal, de Diamantino, realizou um encontro com as grávidas da região e preparou um acolhimento diferenciado com palestras para orientação e assegurar o pré-natal bem feito.
A equipe de saúde do Pedregal, em Diamantino, começou a campanha da influenza através dos grupos prioritários, neste caso os acamados foram visitados e vacinados.
A equipe de saúde da família de Deciolândia, em Diamantino, fez uma atividade com os usuários diabéticos e hipertensos. A ação é chamada de hiperdia, que traz o cuidado e informações para a saúde preventiva.
O Hospital Júlio Müller, através do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (HUJM/EBSERH), promoveu um treinamento abordando os diversos aspectos do Programa de Triagem Neonatal. Tangará da Serra enviou quatro técnicos para participar do treinamento que será fundamental para atualizar os atendimentos de Triagem Neonatal e o Teste do Pézinho, possibilitando o diagnóstico precoce de doenças e iniciar o tratamento.
A Vigilância Ambiental de Tangará da Serra ministrou uma palestra sobre o combate ao Aedes Aegypti para os acadêmicos do 1° semestre de Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina da Universidade de Cuiabá.
As ESF realizaram nas escolas de Tangará da Serra a Semana Saúde da Escola, com o tema a Importância da Imunização. A ação faz parte da programação do PSE. Parabéns a todas as equipes envolvidas.
De 09 a 12 de abril foi promovida uma capacitação sobre o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Em parceria com a Secretaria de Saúde de Tangará da Serra, o Escritório Regional de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SMS/ERS/SES), o evento está sendo realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rio Preto e conta com participação de técnicos de toda região de saúde médio norte mato-grossense.
No dia 09 de abril foi promovido um mutirão rural na Comunidade Sonho Azul, em Mirassol D’Oeste. Foram vários serviços gratuitos oferecidos, como: testes rápidos, consultas com médicos, dentistas, enfermeiros, vacina, distribuição de remédios e outros.
A Secretaria de Saúde de Cáceres mobilizou centenas de pessoas de diversos seguimentos da sociedade para a 8ª Conferência de Saúde que aconteceu nos dias 04 e 05 de abril, onde foram discutidas várias propostas sobre as politicas públicas da saúde em Cáceres, que serão apresentadas em níveis de estado e nacional nas outras conferências. Na ocasião também foi eleito os novos membros do Conselho de Saúde e os delegados que irão representar o município nas próximas esferas estadual e nacional. Mais informações no link. (com informações e fotos site Prefeitura de Cáceres)
Em 2017, devido as más condições da estrutura da unidade de dispensação de medicamentos Farmácia Básica de Cotriguaçu, foram perdidos medicamentos em razão das chuvas. Em 2018, para solucionar o problema, foi enviado um projeto para captação de recursos do Ministério da Saúde destinado a estruturação da farmácia básica. O projeto foi contemplado no final de 2018 com o valor de R$ 35.083.13 pelo programa QUALIFARSUS para investir em estrutura, móveis e equipamentos.
O projeto agora foi concluído. Parabéns a farmacêutica Alessandra Perdoncini e sua equipe, e a todos que contribuíram para a finalização deste projeto. O atendimento ao público será de segunda a sexta das 9h às 11h e das 13h às 17h.
Web aula sobre leishmaniose em Figueirópolis.
Representantes do legislativo falam da importância da VII Conferência Municipal de Saúde de Mirassol D’Oeste. Confira a matéria na íntegra no link.
As ações do PSE continuam em Apiacás. Semana de prevenção e promoção de saúde.
Chegaram em Novo Santo Antônio 13 unidades de aparelhos recém adquiridos pela Prefeitura. Entre eles, alguns são novidades ao município e devem potencializar os atendimentos gerais e especializados, como: dois carrinhos de emergências; dois focos cirúrgicos, que são fontes de luz a LED de alta luminosidade; uma maca ginecológica com biombo e um bisturi elétrico; um sonar, que auxilia no Pré-Natal, e seis ambus infantis. Mais informações no link. (com informações e foto site Semana 7)
Estão sendo desenvolvidas em Apiacás diversas ações nas Escola através do PSE. As principais temáticas desenvolvidas são: Combate e controle do Aedes aegypti; Avaliação Ocular – uso da Tabela de Snellen; Avaliação das Cadernetas de Imunização e Vacinação; Orientações para a prevenção da Gestação na Adolescência/IST/AIDS.