Foi promovida no dia 22 de janeiro a primeira atividade da região da Baixada Cuiabana no ano, na Escola de Saúde Pública. A pauta discutida foi a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e a assistência ao Parto Humanizado através da Rede Cegonha.
Na reunião, os principais problemas debatidos foram a efetivação dos atendimentos de pacientes Urgência/Emergência regulados através da Central de Regulação do interior para as Unidades de Referência (Cuiabá e Várzea Grande) e, do mesmo modo, os problemas enfrentados para a garantia a assistência ao Parto das pacientes da Baixada Cuiabana também para estas Unidades.
Todos tiveram a oportunidade de explanarem na ocasião. Os municípios do interior da Baixada exteriorizaram sobre as dificuldades que estão enfrentando após a autorização da Central de Regulação na transferência e recebimento de pacientes de Urgência/Emergência pelos Prontos Socorros (PS) de Várzea Grande e Cuiabá.
Os mesmos PS esclareceram as dificuldades que estão enfrentando para garantir o atendimento, uma vez que estão absorvendo uma grande demanda e terem a característica de referência não somente para os municípios da Regional da Baixada Cuiabá.
Outro ponto importante amplamente discutido foi a assistência ao parto, sendo apontadas as dificuldades enfrentadas e a preocupação de todos os gestores em garantir a realização do parto em tempo, com condições, oportunidades e com a humanização que o momento carece.
Diante de todas as discussões foram dados os seguintes encaminhamentos: Levantamento da demanda das portas de entradas de Urgências/Emergências; Retomada do Grupo Condutor Regional da RUE, Rede Cegonha e Mapa de Vinculação estabelecendo o fluxo de acesso; Rever as Pactuações financeiras da Programação Pactuada Integrada (PPI) vinculadas a RUE; Contextualização dos conceitos da RUE, Rede Cegonha e PPI na próxima reunião de Comissão Intergestores Regional (CIR); Retomar os diálogos sobre a necessidade da criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
A reunião foi organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e Regional da Baixada Cuiabana, com mobilização e articulação do Escritório Regional de Saúde (ERS). Estiveram presentes a presidente do Cosems Silvia Regina Cremonez Sirena, a equipe técnica do Conselho, os nove municípios da Baixada Cuiabana, o ERS da Baixada, a Superintendência de Regulação de Urgência/Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.