O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), através da Assessora Técnica Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes, está participando do Curso Introdutório do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). O evento será realizado no dia 28 de novembro no auditório da Faculdade do Pantanal (Fapan) e é organizado pelo setor de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Saúde de Cáceres e pela Coordenação das Unidades de Saúde do município.
O objetivo do curso é capacitar e atualizar os profissionais para que possam desenvolver ações macros obtendo excelentes resultados. O curso é voltado para profissionais de Cáceres, da Regional Oeste e Região Sudoeste que possuem Nasf. O evento receberá as equipes das Secretarias de Saúde de Cáceres, Glória D’Oeste, Nova Lacerda, Lambari D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Ponte e Lacerda, Salto do Céu e Curvelândia.
O Nasf é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de Equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família.
Como aponta a organização, o profissional do Nasf deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família e entre sua própria equipe, incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção e reabilitação, as ações a serem desenvolvidas pelo Nasf: proporcionar educação permanente em nutrição; contribuir para a ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de convivência; implementar ações em homeopatia e acupuntura para a melhoria da qualidade de vida; promover ações multiprofissionais de reabilitação para reduzir a incapacidade e deficiências, permitindo a inclusão social; atender usuários e familiares em situação de risco psicossocial ou doença mental; criar estratégias para abordar problemas vinculados à violência e ao abuso de álcool; e apoiar as Equipes de Saúde da Família na abordagem e na atenção aos agravos severos ou persistentes na saúde de crianças e mulheres, entre outras ações.
No período noturno, o Cosems ainda participará da Reunião do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Oeste.