Confira as ações em saúde no estado.
Na primeira semana se setembro foram realizadas em Rondonópolis as Oficinas de Análise de Indicadores de Saúde – Sispacto e Sistemas da Informações, série histórica 2012 a 2017 e 1º semestre 2018 . O evento foi organizado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) do município e contou com atividades presenciais e de dispersão.
No dia 4 de setembro foram realizadas as Oficinas de Análise dos Indicadores Sispacto em Alto Garças, Alto Taquari, Araguaína, Tesouro e Primavera do Leste.
No dia 5 de setembro as Oficinas Sispacto foram realizadas em Dom Aquino, Paranatinga, Campo Verde e Poxoréu.
A Carreta da Saúde – Hanseníase esteve em Tangará da Serra. Foram mais de 280 profissionais da Atenção Primária capacitados, além de estagiários. Na ocasião, foram avaliados 229 pacientes e 12 diagnosticados (2 Paucibacilar; 9 Multibacilar e 1 Multibacilar Infantil). O tratamento já foi iniciado.
No dia 4 de setembro foi realizada em Tangará da Serra uma capacitação sobre hanseníase.
A Secretaria de Saúde de Apiacás, via Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), proporcionaram informação e conscientização para adolescentes sobre a gravidez na adolescência, a importância da prevenção e explicações sobre métodos contraceptivos.
O Estratégia Saúde da Família (ESF) Pé Branco, em Diamantino, realizou no dia 31 de agosto uma roda de conversa sobre o Dia do Bebê.
Diamantino (MT) teve o melhor desempenho do estado no Programa de Qualificação de Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). Na avaliação, o município alcançou 13 indicadores dos 15 que são exigidos pelo Ministério da Saúde, ficando em uma boa colocação entre os municípios do estado. O Programa é voltado para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como finalidade garantir o acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma que contribua para a melhoria das condições de saúde da população. (com informações e imagem do site http://www.facilitasus.com.br/Noticia/196/municipio-de-diamantino-mt-tem-melhor-desempenho-do-estado-no-programa-de-qualificacao-de-acoes-de-vigilancia-em-saude-pqa-vs/#.W5V8QM5KjIW)
No dia 28 de agosto foi realizado em Diamantino o Encontro Interconselheiros do Programa Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). O Conselho Municipal de Saúde foi o organizador deste evento, por entender que a gestão participativa impacta diretamente na qualidade de vida usuário. O evento contou com palestras, apresentação de trabalhos e orientações.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei está com aproximadamente 54% de sua edificação finalizada. A população coberta pela unidade será de cerca de 50 a 100 mil habitantes e terá capacidade de 200 atendimentos/dia, além da instalação de 7 leitos de observação e 2 de urgência. A unidade terá papel estratégico para desafogar a demanda que hoje se concentra no Hospital e Pronto Socorro e na Upa do Ipase. (com informações e foto site O Documento).
A Secretaria de Saúde de Alto Taquari distribuiu tablet para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias. O objetivo é melhorar as condições de trabalho das agentes durante as visitas domiciliares, assim como diminuir as fichas. Com os tablets o tempo poderá ser otimizado, já que as fichas não precisarão chegar até as unidades de saúde para então serem digitadas uma por uma.