Confira as principais ações em saúde no estado de Mato Grosso nos últimos dias.
No dia 31 de julho foi realizada a Reunião para Repasses de Informações do Informe Técnico, referente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo 2018, no Escritório Regional de Saúde (ERS) de Rondonópolis. A técnica responsável pela oficina de Vigilância Epidemiológica foi a Enfermeira Cibelly Carvalho, do ERS do município. O evento é uma preparação para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação no dia 18 de agosto e contou com a participação de 19 municípios, com 97% presentes.
Em Ribeirão Cascalheira também foi realizada uma capacitação com a equipe de Atenção Básica para atender a população.
Foi realizada uma palestra sobre a “Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo 2018”, que contou com médicos, enfermeiros e técnicos das equipes.
No dia 28 de julho foi comemorado o Dia da Luta Contra as Hepatites Virais em todo o Brasil. Para lembrar a data em Tangará da Serra, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (Sae), em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, realizaram o Dia D de testes rápidos com objetivo de divulgar a importância da prevenção. (informações e fotos site Diário da Serra)
O Escritório de Qualidade para Organização de Saúde (EsQuaLOS), em Tangará da Serra, recebeu no dia 25 de julho um reconhecimento de âmbito internacional ofertado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde. O EsQuaLOS está instalado dentro do Hospital Municipal em Tangará e foi um dos 15 programas reconhecidos em todo o país, competindo diretamente com outros 251 projetos. O Escritório faz parte de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que tem uma estrutura baseada no levantamento de dados e informações, além de construção de instrumentos e normatizações para a melhor tomada de decisão na saúde pública. (informações e fotos site Diário da Serra)
Avaliação Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no município de Cláudia.
No dia 26 de julho foi realizada a avaliação externa PMAQ em Ribeirãozinho, na Unidade de Saúde da Família Direito de Viver.
Avaliação externa PMAQ 3° Ciclo em Ribeirão Cascalheira, na Estratégia Saúde da Família (ESF) II Jardim Alvorada.
Visita do PMAQ em Mirassol D Oeste, Programa Saúde da Família (PSF) Mutirão.
Visita PMAQ em Bom Jesus.
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Diamantino está com projeto #Saúde através do comportamento Mexa-se! A ação conta com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) através dos estagiários educadores físicos. Nas audiências públicas a equipe leva a população o serviço do Caps e faz um aquecimento de alongamento com todos.
No dia 25 de julho a Secretaria de Saúde de Diamantino deu início ao atendimento na comunidade do Posto Gil. A comunidade comemora ao ter um médico e equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) mais perto. A ação cumpre com a agenda do Plano Municipal de Saúde e agenda do Governo Municipal.
Mais uma Unidade de Saúde recebe reformas, pintura e cuidados para melhor atender usuários em Diamantino, a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Pedregal. A unidade oferece todos os atendimentos necessários da atenção básica, com um atendimento diferenciado.
Desde o dia 09 de julho, a saúde pública de Diamantino possibilita que o usuário que realiza exames no Laboratório Municipal possa acompanhar pela internet todas as etapas de processamento do exame que realizou, até a sua conclusão. O serviço é totalmente gratuito e vai trazer mais comodidade à população e agilidade nos atendimentos. O acesso deve ser feito pelo site http://www.diamantino.mt.gov.br no banner “Acesso aos Laudos Web”. (com informações e imagem do site Prefeitura de Diamantino)
Reunião do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Oeste.
Foram iniciadas as atividades do Agosto Dourado em Apiacás. O mês terá ações sobre a importância do aleitamento materno, do pré-natal, cuidados com o recém nascido e Puérpera, prevenção da mortalidade infantil e alimentação suplementar.
A Secretaria de Saúde de Dom Aquino está trazendo especialistas para atender a comunidade e, dessa forma, zerar a demanda reprimida. Dessa vez, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress), foram levadas 45 exames de ultrassom para a população.