Uma das menores taxas de mortalidade – O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) compilou os dados disponíveis da mortalidade infantil nos municípios do estado entre 2011 e 2017. Dentre os dados, foi constatado que Diamantino, em termos absolutos, tem uma das menores taxas de mortalidade infantil no estado. Estes números refletem em uma governança na área da saúde eficiente já que quanto menor a taxa, melhor a saúde pública. (com informações do site Idealmt). Mais informações no link http://idealmt.com.br/diamantino-tem-um-dos-melhores-resultados-em-salvar-a-vida-das-criancas/.
Comunidade escolar no combate à dengue – A Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria de Saúde, reuniu a equipe de Vigilância em Saúde com alunos de algumas escolas para visitar as residências dos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, coletando amostras e conscientizando os moradores. N o dia 13 de março participaram os alunos da Escola Estadual Serra Azul, no dia 15 foi a vez dos alunos da Escola Estadual João Batista de Almeida e no dia 16 os alunos do Centro Educacional Piaget. A ação visa mostrar a importância em combater doenças como a dengue, zika, chycungunya e febre amarela. Vários casos foram encontrados e receberam o devido alerta da equipe (com informações do site da Prefeitura). Mais informações no link http://www.diamantino.mt.gov.br/Noticias/Saude/Prefeitura-envolve-comunidade-escolar-no-combate-ao-mosquito-da-dengue-2879#.WrgQfxLAP74.whatsapp.
Diamantino mais sorridente – No dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de março, a prefeitura de Diamantino apresentou para a população o programa Brasil Sorridente. O programa é proposto pelo Governo Federal e tem o objetivo de focar na Atenção da Saúde Bucal no Brasil através de parcerias com os municípios. O recurso mensal será de R$ 7.500 e visa entregar de 20 a 50 próteses por mês no município. Os interessados devem procurar a Estratégia Saúde da Família (ESF) do seu bairro e pegar o encaminhamento com o Dentista da Unidade de Saúde. (com informações do site da Prefeitura). Mais informações no link http://www.diamantino.mt.gov.br/Noticias/Saude/Em-parceria-com-o-governo-federal-prefeitura-visa-uma-diamantino–mais-sorridente-2882/#.WrgPh80FU4g.whatsapp.
Caps nas escolas – O Centro de Atenção Psicossocial de Diamantino está indo as escolas para falar sobre os cuidados que o jovem deve ter com a vida, palestrando também sobre o mau que as drogas e substâncias químicas causam para o adolescente. Este ano o trabalho de Educação em Saúde está sendo intensificado em todas as unidades.
Ampliação na agenda de preventivos – Em homenagem ao mês da mulher, a ESF do Bairro da Ponte ampliou a agenda de preventivos para possibilitar maior adesão às coletas, possibilitando a realização do exame ginecológico em qualquer dia e hora da semana. A ação conta com a colaboração de toda a equipe e também da Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Lilian.
Prevenção – Foi realizado no Programa Saúde da Família (PSF) Pe Branco uma reunião com o tema Hipertensos e Diabéticos com o foco na prevenção.
Saúde dos homens – A equipe do CAPS na unidade de Saúde Bom Jesus realizou um atendimento diferenciado para os homens da área de cobertura. A equipe do Laboratório Municipal atendeu na unidade em horário diferenciado, das 18h às 21h. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fez a diferença no acolhimento aos homens. Foram realizados também atendimentos odontológicos, médicos e avaliação e orientação com o NASF sobre a saúde do homem e cuidados para ter qualidade de vida.
Reunião – Reunião PDI e Secretaria Municipal de Saúde com os dados atualizados e correspondendo as metas do governo municipal.
Curso de formação – O município de Diamantino encaminhou os Conselheiros de Saúde para o Curso de formação para o controle social no SUS, com o objetivo de capacitar as pessoas que acompanham, fiscalizam e deliberam as políticas de saúde no município.
Encontro do Cosems – No encontro do Cosems realizado em Cuiabá, Diamantino levou a Presidente do Conselho de Saúde e a Secretária Executiva do Conselho, por entender que, para que o Conselho seja atuante, ele precisa de informações e deve estar junto nas discussões que envolvem políticas nacionais, regionais e locais.
Intensificando o Programa Saúde na Escola (PSE) – A Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino está, através de suas Unidades Básicas, intensificando o PSE. No início deste mês foi no Bairro Pe Branco, onde toda a equipe de médicos, enfermeiras, agentes comunitários e odontólogos levaram informações sobre cuidados com a saúde da criança e também a saúde bucal. Estas ações são frutos de parcerias entre a educação e saúde, com o apoio do Prefeito Municipal.
Educação em Hiperdia – O PSE, Equipe NASF e a Unidade Saúde Básica do Bojui, esteve no dia 4 de março na comunidade e escola reforçando o trabalho de educação em saúde com foco na HIPERDIA. O Governo Municipal de Diamantino também está dando apoio a ação.
Oficina sobre Hanseníase –
A SMS de Diamantino, através de seus profissionais, ofertou uma oficina sobre diagnóstico de Hanseníase. O médico experiente nesse tipo de diagnóstico Benedito Molitor repassou aos colegas médicos, enfermeiros e fisioterapeutas diversas trocas de experiências para melhor atender aos usuários.
Campanha Nacional Contra a Psicofobia – A equipe do Caps de Diamantino está organizando as atividades para a Campanha Nacional Contra a Psicofobia (termo que remete ao preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais).
Além das atividades incorporadas às Unidades Básicas de Saúde, como sala de espera, será realizada fala alusiva à campanha na tribuna da sessão da Câmara Municipal (09/04 às 18h); Ato Contra a Psicofobia na Praça Major Caetano Dias (12/04 das 8h às 11h); realização de fala com os estudantes da Faculdades Integradas de Diamantino (FID) (19/04 a partir das 19h); atividade de saúde do homem na ESF Bom Jesus (24/04 a partir das 18h).