O uso de sistemas e tecnologia na saúde pública já é uma realidade. Pensando nisso, na manhã dessa quarta-feira, dia 8, foram realizadas duas mesas-redondas no XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde. O evento é realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT).
A primeira mesa discutiu sobre “E-SUS como ferramenta indutora da Coordenação do Cuidado – O sentido das mudanças na implementação”, sob a organização da Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso Regina Paula Oliveira Amorim, e formada pelo Assessor Técnico de Gestão de Saúde do Cosems/SC Diogo Demarchi Silva e pela integrante do Departamento de Atenção Básica (DAB/MS) Adriana Paula de Almeida.
Segundo os expositores, o E-SUS da Atenção Básica possibilita a integração das informações, proporcionando dados importantes para o planejamento na saúde. Eles ainda citaram os desafios do sistema e a necessidade de atualização de conteúdos pelos gestores municipais de saúde.
A segunda mesa-redonda trouxe o tema “Telessaúde como ferramenta inovadora no SUS e seus impactos econômicos”, formada pela Coordenadora Adjunta do Núcleo Técnico Cientifico do Telessaúde/MT Maria Conceição Villa e pelo Coordenador de Tele-educação do Telessaúde/MT Oberdan Ferreira Coutinho Lira e o Coordenador de Campo do Telessaúde/MT Valdelírio Venites. A mesa explicou as vantagens do Telessaúde ao atender lugares remotos e com dificuldade de acesso à atenção especializada e também a economia que pode gerar a um município.
E no período da tarde ainda teremos programação:
13h30 – 15h30 – Assembleia Geral do COSEMS/MT.
15h30 – 15h45 – Intervalo Coffe Breack.
15h45 – 17h30 – 1° Reunião de Diretoria do COSEMS/MT.