Muito debate e troca de experiências marcam a manhã do dia 6 de março no XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde. Segundo a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) Silvia Regina Cremonez Sirena o evento superou as expectativas de todos os anos. “Recebemos o dobro de inscrições e uma grande quantidade de trabalhos inscritos. Isso mostra que os gestores da saúde estão com sede pela busca de conhecimento”, aponta.
O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Mauro Junqueira afirmou que o XXI Encontro possibilita a troca de vivências, a reunião dos gestores de saúde e também a circulação de informações. “Serão discutidas a Politica Nacional de Atenção Básica, que é uma inovação que traz desafios novos para a gestão municipal, e também a Unificação dos Blocos. A partir de janeiro serão apenas duas contas, uma para custeio e outra para investimento, o que empodera o gestor municipal, dando mais autonomia, mas também responsabilidade”.
Também esteve presente no evento o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) Neurilan Fraga. Segundo ele, o evento proporciona que os Secretários de Saúde se reúnam e troquem experiências positivas e negativas. “Este é momento de discutir ações de como superar os momentos de dificuldade e visualizar ações alternativas, e até mesmo a criatividade de cada um para superar momentos difíceis”.
A Secretária Executiva da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) Fátima Ticianel destaca o sucesso da troca de informações que os Encontros das Secretarias Municipais de Saúde fomentam. “O evento já uma cultura no estado, o que permite uma troca de informações mais rápida e eficaz sobre as políticas do SUS, vindo refletir os problemas e apontar também soluções”, declara.
Já para a Coordenadora do Projeto Rede Colaborativa do Conasems Denise Rinehart os Encontros realizados em Mato Grosso são sempre de muito sucesso porque recebem a presença maciça dos Secretários Municipais e possibilitam que o SUS seja fortalecido. “Esse evento é a marca da competência e da capacidade dos gestores em desenvolver a política de maior inclusão social do mundo, que é o SUS, alcançando todas as casas e todas as pessoas. Os gestores municipais tem um papel preponderante nisso. Então o Encontro vem trazer temas essenciais de interesse da agenda do gestor e da população, como financiamento, atenção básica e o projeto rede colaborativa”.
Paralelos à conferência, palestra e mesas, mais de 30 pôsteres estão expostos na entrada no evento, trazendo temas variados como saúde nas escolas, agricultura familiar, uso de drones aplicados à saúde, capacitação, saúde do trabalhador e outros. O evento continua com a programação durante o dia todo. Confira:
9h30 – 11h30 – Conferência Magna – Projeto Rede Colaborativa- Apoiadores Regionais : “Compartilhar este sonho e tentar construí-lo, através de ações concretas, costurados por um consenso, mesmo que provisório, é tornar caminhos possíveis”.
Conferencista: Mauro Junqueira – Presidente do CONASEMS, Denise Rinehart – Coordenação do Projeto CONASEMS, Geny Catarina F. Rodrigues Lopes – Coordenadora Estadual do Projeto.
Coordenação: Silvia Regina Cremonez Sirena – Presidente do COSEMS/MT
12h – 13h30 – Almoço
13h30 – 15h – Mesa Redonda – PNAB – Novas Perspectivas da Política Nacional de Atenção Básica- discutir o presente para transformar o futuro.
Expositores: Marema Patricio/ Assessoria Técnica CONASEMS, Regina Paula Oliveira Amorim/ Coordenadora da Atenção Primária SES/MT, Gilvan Mendes/ Técnico da SMS de Boa Esperança/PR.
Coordenador: Fabiana Leocádio Pessoa – Vice Regional Alto Tapajós
15h – 15h30 – Debate
15h30 – 15h45 – Coffe Breack.
15h45 – 17h30 – Mesa Redonda – Planejamento e Financiamento do SUS no contexto atual: o desafio de ser único.
Expositores: Cristina Paulino, Elizabeth de Arruda Pinto – COSEMS/MT,
Coordenador: Jader Bahia – Secretário do COSEMS/MT.
17h30 – 18h – Debate