Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Clipping 20/01/2025: atividades que são destaque no SUS de Mato Grosso

Publicado em:
20 de janeiro de 2025

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Marcelândia

Dia 10/01/2025 – grupo da melhor idade. Momento com orientações e dinâmica, para prevenção da saúde mental e emocional na terceira idade.

Ipiranga do Norte

A campanha ‘Novembro Azul’, realizada em novembro de 2024 nas fazendas do entorno e no município, levou a população masculina, um cunho de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros e também uma visão integral à saúde do homem, intitulada de “SÁUDE DO HOMEM EM FOCO”. O movimento buscou conscientizar, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo, das doenças de prevalência masculina e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata e check-up regular é a melhor forma de prevenção e diagnóstico precoce de doenças.

Desconstruir o preconceito que envolve o exame de próstata é importante, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, no dia 19, a prova do processo seletivo para a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.

Sessenta e cinco médicos disputam as seis vagas ofertadas, sendo uma destinada as pessoas com algum tipo de deficiência e outra, as pessoas que se autodeclaram negras ou pardas.

Saiba mais aqui!

Marcelândia

Grupo de mulheres na ESF 03 Vila Izabel realizando roda de conversa sobre o Janeiro Branco e a importância de buscar a rede de apoio para manutenção da saúde mental.

Cotriguaçu

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, iniciou hoje, 16 de janeiro, no distrito de Nova União, o Mutirão de Combate a Dengue. A ação incluiu panfletagem, aplicação de fumacê e informações sobre o Mutirão da Limpeza, que terá início no dia 21 de janeiro.

Tapurah

Sala de espera com a psicóloga Janaina sobre Janeiro Branco: Conscientização e Promoção da saúde mental e emocional.

Água Boa

A Prefeitura de Água Boa tem o prazer de informar que a auriculoterapia, uma importante técnica terapêutica, está de volta à rede de saúde do município. A partir de agora, o atendimento será realizado sem agendamento, por ordem de chegada, com a oferta de 10 vagas semanais.

A auriculoterapia será disponibilizada toda segunda-feira, entre 13h30 e 17h30, no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), localizado anexo ao prédio da UPAM (Unidade de Pronto Atendimento Municipal), Avenida Tropical, 344 – Centro II. A terapia será conduzida pela enfermeira Fabiane Campos Valério, especializada na técnica.

Saiba mais aqui!

Marcelândia

No dia 14/01 no ESF-02 com o grupo de apoio gestacional, participação da Eliane, com o tema mudanças fisiológicas, prevenção da saúde mental e emocional no período gestacional. Foi ofertado caixa dos sentimentos durante o período gestacional: estratégia para auxiliar as gestantes no cuidado com a saúde mental.

Lucas do Rio Verde

A Secretaria Municipal de Saúde realiza durante o mês de janeiro várias ações, que visam orientar a população sobre o diagnóstico, sintomas, transmissão e tratamento da hanseníase. A iniciativa faz parte da campanha nacional “Janeiro Roxo”, mês de conscientização e prevenção à doença, que neste ano, tem como tema “Hanseníase: conhecer e cuidar, de janeiro a janeiro”. O projeto foi oficializado em 2016, pelo Ministério da Saúde.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Gabrielle Vidal, explica que as ações serão realizadas pelas unidades básicas de saúde, com foco no diagnóstico precoce e na busca ativa dos contatos de casos ativos, ainda não avaliados, e dos faltosos ou em abandono de tratamento.

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou no dia 18 o primeiro mutirão de atendimento psicológico. A iniciativa faz parte da campanha “Janeiro Branco”. Inicialmente, serão dois mutirões, com o segundo já marcado para o dia 25 de janeiro.

Segundo a supervisora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Gabrielle Vidal, ao todo serão atendidos aproximadamente 260 pacientes, encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBS).O mutirão será realizado no Espaço Saúde, antiga sede do Fórum, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Saiba mais aqui!

Alto Paraguai

Os trabalhos em Alto Paraguai, para baixar o índice de proliferação da dengue, está sendo realizado com muito compromisso pela equipe de endemias e vigilância sanitária, juntamente com a equipe de obras, que vai auxiliar nas limpezas. Essa atuação nao pode ser sozinha, a equipe pede a toda população que ajude a combater a dengue!

Água Boa

O ano de 2024 foi marcado por avanços importantes na imunização da população de Água Boa. Até outubro, os números do painel do Ministério da Saúde já indicavam o impacto positivo de uma gestão comprometida e de ações integradas para alcançar altas coberturas vacinais.

A cidade atendeu em 2024, 10.257 pessoas na rotina de vacinação, aplicando um total de 18.286 doses das vacinas de rotina. Além disso, as campanhas de vacinação também registraram bons resultados.

Saiba mais aqui!

Marcelândia

Teve na pastoral a presença da Sônia da vigilância epidemiológica que explicou um pouco sobre o Janeiro Roxo, a importância do diagnóstico precoce da hanseníase e troca de experiências. Teve também consulta médica, verificação de ssvv, e um café da manhã.

Brasnorte

34º VÍDEO DA SÉRIE – A VERDADE SOBRE A SAÚDE DE BRASNORTE! Desde o dia 1 de janeiro de 2025 o município está atendendo diversos pacientes que precisam se deslocar até Cuiabá, com diferentes necessidades, principalmente pacientes em tratamento de câncer, realizando as viagens com carros, e em alguns casos com passagens de ônibus de linha.

Como as liberação de Cuiabá já iniciaram de forma significativa. Na data se iniciou as atividades com o ônibus amarelo, mas continua com os atendimentos individuais que já estavam sendo feitos desde o dia 1 de janeiro. Passando para avisar também que as passagens de ônibus de linha para pacientes específicos começarão a ser liberadas no decorrer da próxima semana!

Compartilhar