No dia 21 de janeiro foi realizada a 1ª Reunião do Colegiado Gestores Municipais (CGM) e a 1ª Reunião Ordinária de Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região Sudoeste Mato-Grossense.
A reunião de CGM, realizada no Escritório Regional de Saúde de Pontes e Lacerda no período matutino, contou com a presença de 90% dos gestores e representantes da região, sendo o Vice-Regional e gestor de Comodoro Fabio Henrique Carraro, a gestora de Campos de Júlio Danyela Samira Guimarães, o gestor de Conquista D’Oeste Valmir Alves da Silva, a gestora de Figueirópolis D’Oeste Silvia Fernandes da Cunha Cardoso, o gestor de Nova Lacerda Ivair José Salomão Comar, a gestora de Pontes e Lacerda Nayara Campos Mascarenhas, o gestor de Rondolândia Wilianeis Teixeira de Paulo, a gestora de Vila Bela da Santíssima Trindade Rosana Maria da Silva e o gestor de Vale de São Domingos Ronaldo Carneiro. Participaram também da reunião a secretária executiva do CISVAG Márcia Aparecida da Silva, o prefeito de Pontes e Lacerda: Jackson Bassi, o prefeito de Campos de Júlio Irineu Parmegiani, o prefeito de Vale de São Domingos Leandro Azevedo da Cunha, a técnica de Figueirópolis D’Oeste Claudinéia Fialho Garcia, a técnica de Nova Lacerda Cintia Helena Pedro Araújo, a diretora do Hospital Vale do Guaporé Uelen Daiane de Campos Ferreira Souza e o apoiador do COSEMS MT Thacioney Junno Lima Pereira.
A pauta da reunião foi debatida com os seguintes temas: Acolhimento dos novos gestores; Assuntos CISVAG; Assuntos Hospital Vale do Guaporé; Discussão situacional da região sudoeste mato-grossense.
A reunião de CIR, realizada também no ERS no período vespertino, contou com a presença de 100% dos gestores e representantes da região, sendo o Vice-Regional e gestor de Comodoro Fabio Henrique Carraro, a gestora de Campos de Júlio Danyela Samira Guimarães, o gestor de Conquista D’Oeste Valmir Alves da Silva, a gestora de Figueirópolis D’Oeste Silvia Fernandes da Cunha Cardoso, o gestor de Jauru Erasmo Martins dos Santos, o gestor de Nova Lacerda Ivair José Salomão Comar, a gestora de Pontes e Lacerda Nayara Campos Mascarenhas, o gestor de Rondolândia Wilianeis Teixeira de Paulo, o gestor de Vale de São Domingos Ronaldo Carneiro Cruz, a gestora de Vila Bela da Santíssima Trindade Rosana Maria da Silva, o apoiador Thacioney Junno Lima Pereira, a secretária geral da CIR Elisa Montalvão Rocha Pimentel, a Diretora do Escritório Regional de Pontes e Lacerda Ilda Aparecida da Silva, a secretária executiva do CISVAG Márcia Aparecida da Silva, os técnicos do Escritório Regional de Saúde de Pontes e Lacerda Ana Carolina G. Maximiliano Ferro, Suzelene Dorotéia Lemes da Silva, Elane Lima Santos, Nara Lúcia Silva de Andrade Karling, Ana Paula Felizarda, Thaynara da Silva Jesus, Maria José Ferreira Lima, Maria Rita Ferreira Lima, Daniela Borges Serafim e Claudio Rodrigues Oliveira, a equipe técnica de Figueirópolis D’Oeste Claudinéia Fialho Garcia e Durce Soares, a equipe técnica de Nova Lacerda Cintia Helena Pedro Araújo, o prefeito de Campos de Júlio Irineu Parmeggiani, o prefeito de Vale de São Domingos Leandro Azevedo e o vice-prefeito de Rondolândia Gustavo de Sousa Cavalcante.
Os principais temas abordados da pauta foram:
Informes
-
- Atenção à Saúde
- A importância da adesão dos municípios aos programas PSE, PAS, PNCT, RCPD, os impactos na demanda e eficiência do sistema de saúde e acesso a qualidade de serviços ofertados.
- Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – EAAB e a importância da alimentação adequada nos primeiros anos de vida.
- Termo de Compromisso APS e PAICI.
- Regulação
- Demanda Reprimida SISREG.
- Encaminhamento completo dos processos de TFD.
- FEEF Vila Bela.
- Vigilância em Saúde
- A importância do processamento de dados do SIM, SINASC e SISCAN para Análise Epidemiológica e para formulação de Políticas Públicas de Saúde.
- Uso de teste rápidos para arboviroses.
- Consulta Pública para a indicação das tecnologias previstas no PCDT da Hanseníase passíveis de inclusão ou exclusão.
- Secretaria Executiva CIR
- Calendário de Reuniões Ordinárias de 2025.
- CISVAG
- Prestação de contas do 3° quadrimestre de 2024.
- Inclusão de pauta
- HEMT- Impactos e necessidades do Programa Fila Zero na Cirurgia.
- Atenção à Saúde
Pactuações e apresentações Proposição Operacional CIR/SOMT n° 001 de 21 de janeiro de 2025. Propõe aprovar custeio estadual, no valor de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), para manutenção e qualificação dos serviços de saúde de média complexidade ao município de Conquista D’Oeste, situado na Região de Saúde Sudoeste Mato-Grossense, Estado de Mato Grosso. (Autorizado pelo DESPACHO Nº 246025/2024/GBSES/SES).
Proposição Operacional CIR/SOMT n° 002 de 21 de janeiro de 2025. Propõe aprovar replanejamento de saldo remanescente de cofinanciamento estadual excepcional pactuado na Resolução CIB/MT nº 03 de 10 de fevereiro de 2022, no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), para custeio das ações e serviços de saúde do município de Conquista D’Oeste, situado na Região de Saúde Sudoeste Mato-Grossense, Estado de Mato Grosso.
- Planilha de Cofinanciamentos Estaduais Excepcionais.
- Prioridade Sanitárias do PRI (Planejamento Regional Integrado)
- Comodoro – Ofício nº 008/2025/SMS de 09 de janeiro de 2024
- Rondolândia – Ofício nº 001/SEMUSA/2024 de 10 de janeiro de 2024
- Próxima reunião prevista para 24 de fevereiro de 2025.