No dia 12 de junho foi realizada, por meio de ambiente virtual, a 4ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Sul de Mato Grosso. O encontro foi presidido pelo Vice-presidente Regional do Cosems/MT e Secretário Municipal de Saúde de São Pedro da Cipa, Wilson Virgínio Lima, contando também com a participação da Apoiadora, Alessandra Kerley Firmino dos Santos, e do Vice-regional Suplente e Gestor de Alto Araguaia, Cacildo da Cruz Bandeira Filho.
Estiveram presentes os Secretários Municipais de Saúde: Robson Esmerino (Alto Taquari), Valter Rubens Alves Dias (Araguainha), Edna Queiroz da Silva (Campo Verde), Marcela Teodoro Rezende e Silva (Dom Aquino), Arlene de Souza Oliveira (São José do Povo), Elenita Souza (Tesouro), Jania Nubia (Suplente de Primavera do Leste), Jacqueline Figueiredo (Poxoréu), Luciana Fontoura (Guiratinga) e Fabrício Fabian (Jaciara). O encontro contou ainda com a participação do Secretário Executivo do CORESS, Audimar Rocha.
Durante a reunião, foram discutidas pautas relevantes para a gestão da saúde nos municípios, incluindo: Valor do repasse do PAICI; Prestação de contas do programa Fila Zero; Cirurgias bariátricas realizadas pelo Fila Zero; Indicadores do Novo Modelo de Financiamento; Investimento financeiro municipal para aquisição de medicamentos judicializados; Pendências relacionadas ao Novo PAC; Produção e faturamento dos municípios pelo Consórcio; Preocupações dos gestores quanto à situação do Hospital Paulo de Tarso.
A Apoiadora apresentou, de forma preliminar, os indicadores do Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo um debate produtivo entre os participantes. Ao final da reunião, foram parabenizados os municípios que representarão a Região Sul com trabalhos que serão apresentados no XXVIII Congresso do Conasems, desejando-lhes sucesso na participação. O evento reforça o compromisso dos gestores municipais com o fortalecimento da saúde pública regional, promovendo o diálogo e a busca de soluções conjuntas para os desafios enfrentados.
No dia 13 de junho ocorreu a Reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR).