Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Ações do Outubro Rosa.
Na última sexta-feira, dia 31, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde, com apoio da Polícia Militar e dos integrantes do PM Junior, realizaram uma blitz educativa sobre o Outubro Rosa. A ação ocorreu em dois períodos, manhã e tarde, com entrega de panfletos contendo informações e orientações sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. As secretárias Marla Parmeggiani e Danyela Guimarães participaram ao lado da 1ª Tenente da Polícia Militar e demais policiais militares, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres.
O momento de cuidar da saúde e garantir a matrícula dos pequenos chegou! No dia 09 de novembro, das 08h às 17h, o Ginásio Municipal de Matupá será o ponto de encontro das famílias para o Dia D da Vacinação! E tem mais: quem estiver com a caderneta de vacinas em dia vai concorrer a bicicletas novinhas!
Prefeitura e moradores de Campo Novo do Parecis se uniram em uma importante ação de saúde pública, realizando um “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes da Atenção Básica, realizou uma intensa campanha de vacinação nas escolas, levando a multivacinação e a vacina contra o sarampo às crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo atualizar as carteirinhas de vacina e reforçar a proteção da nossa população escolar. A Secretaria agradece a parceria das escolas estaduais e municipais, fundamentais para o sucesso dessa importante iniciativa.
Campanha por um CNP + LIMPO! Contra a Dengue e a Chikungunya.
Nobres representando Mato Grosso no VI Congresso da REBRATS em Brasília-DF. ATS apresentando seus trabalhos e trazendo ideias e incorporações de Tecnologias em Saúde ao SUS. Assistência Farmacêutica do estado em grande avanço.
No dia 31/10 no Distrito de Novo Paraíso uma ação do Outubro Rosa e verde, onde falou-se sobre a importância do exame preventivo (papanicolau) do câncer do colo do útero, do câncer de mama e de sífilis, foram realizado o teste rápido de sífilis, coleta de preventivo e solicitação de mamografia para rastreamento precoce. Teve sorteio de brindes e um delicioso lanche.
Homens no PSF Urbano com Teste de glicemia, Coleta do PSA e atualização do cartão de vacinas.
A Prefeitura de Juína deu um passo importante na valorização dos profissionais da saúde com a efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE). Após anos de trabalho e dedicação, esses servidores agora passam do regime celetista para o estatutário, conquistando mais estabilidade e segurança na carreira.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Nova encerrou as campanhas Outubro Rosa e Outubro Verde com excelentes resultados e grande engajamento da comunidade. Durante o mês, foram realizados 83 exames preventivos do colo do útero, 356 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), contribuindo de forma significativa para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.
Toda quarta-feira, o ESF-2 se dedica aos sorrisos das crianças, com atendimento diferenciado e humanizado. O Cirurgião-Dentista André Cavalcante e a auxiliar Elenice cuidam da saúde bucal com apoio da enfermeira Cátia, da Dra. Rosana e de toda a equipe ESF02 garantindo um ambiente acolhedor e cheio de carinho.
Em Campo Novo do Parecis, a saúde está presente em todos os povos. E sempre cumprindo agenda com as mulheres indígenas, que nesta segunda 03.11.2025, fez abertura do evento o encontro das mulheres, lideranças indígenas de todo o povo Parecis, falando sobre saúde mental!
Novembro Azul – Cuidar também é coisa de homem! A prevenção é o melhor caminho para uma vida longa e saudável. O exame de próstata é feito por meio de uma simples coleta de sangue — rápido, fácil e que pode salvar vidas. Não deixe o preconceito ser mais forte que o cuidado com a sua saúde. Procure a unidade de saúde, realize seus exames preventivos e concorra a diversos brindes!
Sorrisos lindos e cheios de aprendizado! O projeto Dentista na Escola está levando muita alegria, escovação e cuidado para as crianças. Porque cuidar do sorriso desde cedo é garantir um futuro mais saudável e feliz!
Novembro Azul! Confira o cronograma das ações de saúde e cuide do que importa: sua vida. Procure sua unidade, participe e previna-se!
Na tarde de sexta-feira (07), a equipe de saúde bucal de Paranaíta realizou a entrega de 13 próteses dentárias aos usuários do SUS, a ação foi acompanhada pela Secretária de Saúde Andréia Reis. As próteses entregues neste dia, são parte do atendimento realizado em todas Unidade de Saúde de Paranaíta (PSFs), tendo à frente a condução da Drª Edna Araújo.
O Grupo de Gestantes de Japuranã realizou um encontro muito especial neste mês, dedicado ao Novembro Roxo, uma campanha que chama atenção para a prematuridade — o nascimento antes do tempo ideal. Durante o encontro, as futuras mamães participaram de momentos de aprendizado, acolhimento e troca de experiências, com orientações importantes sobre os cuidados na gestação, a importância do pré-natal e a prevenção do parto prematuro.
Outubro rosa e verde ações de sensibilização para a prevenção do câncer de mama e sobre a sífilis.
Capacitação de gestão de risco associado a animais peçonhentos e venenosos oferecido para a equipe Cerest vigilância ambiental e agente comunitário de saúde.
Na Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, as Equipes de Saúde Bucal de Alta Floresta intensificaram as ações educativas nas unidades de saúde e escolas, levando orientações sobre fatores de risco, sinais e sintomas, formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca. Essas ações visam conscientizar a população, incentivar o autocuidado e reforçar que a detecção precoce salva vidas. Projeto “NÃO DEIXE MORRER SEU SORRISO: Saúde Bucal na Luta Contra o Câncer de Boca”.
Novembro Azul Mês de combate ao câncer de próstata. Cuidar da saúde é um ato de coragem, amor próprio e responsabilidade.
Procure uma unidade de saúde, faça seus exames e mantenha seus cuidados em dia.
Na última quarta-feira, 29 de outubro, foi realizada uma roda de conversa especial no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). O evento, idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.
Estiveram presentes as secretárias Marla Parmeggiani e Danyela Guimarães, além da Dra. Keila Possmoser, que conduziu um diálogo informativo e esclarecedor sobre o tema. Participaram também a assistente social Olídia e os psicólogos Wolembergue e Stefany, em um momento de escuta e acolhimento com as mulheres atendidas pelo PAIF.A atividade destacou a importância do autoconhecimento, do toque e da realização dos exames preventivos, reforçando que a prevenção é o melhor caminho e que cuidar de si é um ato de amor e valorização da vida.
Na última sexta-feira, 7 de novembro, a Equipe de Saúde Bucal de Alta Floresta participou de mais um momento de educação continuada, reafirmando o compromisso com o aprimoramento profissional e a qualidade do atendimento prestado à população. Os temas abordados foram: Hipertensão Arterial e o Cirurgião-Dentista — destacando os cuidados e protocolos no atendimento ao paciente hipertenso; Abordagem no Atendimento da Urgência Odontológica — com ênfase na conduta segura e humanizada para alívio da dor de origem endodôntica. O encontro foi encerrado com uma dinâmica de interação, fortalecendo o espírito de equipe e a integração entre os profissionais. Aprendizado contínuo, troca de experiências e trabalho em equipe são pilares para uma saúde bucal de qualidade em Alta Floresta!
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, realizou na noite desta sexta feira uma grande ação que marcou o início das atividades do Novembro Azul. Dentre as ações realizadas tivemos atendimento médico voltado à prevenção e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de atendimentos odontológico na UOM, testes rápidos para HIV, hepatites virais e sífilis e ações de divulgação de material para prevenção das arboviroses.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, em parceria com o Hospital de Amor de Vilhena/RO e o Instituto São Lucas de Pontes e Lacerda/MT, 50 mamografias durante as ações do Outubro Rosa. A iniciativa fez parte da campanha de prevenção ao câncer de mama e fortalece o cuidado com a saúde da mulher. Em agosto deste ano, a Secretaria já havia iniciado essa parceria, garantindo atendimento para 30 mulheres com o Hospital de Amor de Vilhena/RO. Graças a esse trabalho conjunto, a fila de espera por mamografia foi zerada. Os encaminhamentos continuam sendo feitos pelas Unidades de Saúde, mediante solicitação médica. A campanha ainda contou com palestras e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce.