No dia 18 de novembro foi realizada a 9ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Garças Araguaia, na sala de reuniões do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças. A reunião contou com a participação do Vice-Regional e Gestor de Torixoréu, Magno Vieira, da Vice-Regional Suplente e Gestora de Nova Xavantina, Daianna Rocha, além dos gestores de saúde dos municípios de Araguaiana (Narciso Corrêa), Barra do Garças (Salete Lauermann e Pontal do Araguaia (Clênia Monteiro), representantes técnicos dos municípios e o Apoiador Danyllo Prados.
Foram destaques na reunião a apresentação da normativa das Unidades Móveis de Atenção Especializada (UMAE), com detalhamento das tipologias, critérios de priorização, requisitos de infraestrutura e prazo de envio das solicitações, bem como a pactuação de Barra do Garças e Nova Xavantina como sedes regionais. Também foram debatidas orientações do referente ao PAR do Programa Agora Tem Especialistas, reforçando a necessidade de organização do CNES e dos credenciamentos municipais. Foi destacado a nova oferta do curso de Aperfeiçoamento em Coordenação do Cuidado na APS, apresentando o passo a passo de adesão via e-Gestor. Ainda foram abordadas a importância da resposta à Pesquisa Nacional sobre Emendas Parlamentares, a LC nº 217/2025 sobre transposição e transferência de saldos fundo a fundo, o monitoramento do SIOPS e dos instrumentos de planejamento do SUS, o fluxo de logística reversa para recolhimento das canetas de insulina, e os critérios da premiação do ImunizaMaisMT. Nos informes, houve orientações sobre a formalização de problemas relacionados ao Hospital de Câncer e sobre a agenda de reuniões de dezembro.
No período da tarde, ocorreu a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região Garças Araguaia, com participação, além dos presentes no CGM, da equipe técnica do ERS/BG. Foram aprovadas proposições operacionais referentes a custeio de serviços e aquisição de transporte sanitário eletivo, além de resoluções que atualizaram a composição da CIR e pactuaram as Unidades Móveis de Atendimento Especializado para a região.







