Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Clipping 15/12/2025: destaques na gestão de saúde de MT

Publicado em:
15 de dezembro de 2025

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Juruena

Mais uma ação que faz parte do Programa Saúde na Escola e foi atendida a Escola Municipal Nossa Senhora de Fatima na comunidade rural – Vale do Amanhecer. Foram avaliadas 59 crianças na Escola Nossa Senhora de Fátima da Gleba Vale do Amanhecer. Foram realizadas:
-Avaliação do Cartão Vacinal de crianças, adolescentes e adultos para todas as vacinas e realizado atualização das vacinas faltantes na caderneta.
– Aferição de Pressão Arterial;
– Avaliação antropométrica (peso/altura);
– Avaliação odontológica e aplicação de fluor;
– Avaliação da acuidade visual com o Teste de Snellen;
– Avaliação nutricional com os Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica;
– Verificação da situação vacinal, vacinação e emissão de comprovante de vacina para matrículas e rematrículas.

Alta Floresta

A Equipe de Saúde Bucal de Alta Floresta realizou mais uma ação de educação continuada voltada aos profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família nas unidades USF IV Santa Rita de Cássia e USF XIII Ana Neri. A iniciativa reforça a importância da promoção da saúde bucal, do estímulo ao autocuidado e da prevenção ao câncer de boca, fortalecendo o vínculo entre as equipes e ampliando a capacidade de cuidado. Com foco na integração da rede de Atenção Primária, a capacitação contribui para qualificar o atendimento nas unidades de saúde, garantindo uma abordagem mais completa, preventiva e acolhedora para toda a população.

Peixoto de Azevedo

A Secretaria Municipal de Saúde Peixoto de Azevedo, por meio do Programa Saúde na Escola -PSE, realizou na Escola Municipal São Pedro, orientação sobre Saúde Bucal, aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada. Foram quase 300 alunos. Dentista: Mayara Padilha e auxiliar Simone Gomes.

Paranaíta

Mais de 300 vidas transformadas em Paranaíta! ​Realizou-se uma grande Ação de Oftalmologia no Hospital Municipal, em parceria com municípios vizinhos, para levar saúde visual e dignidade à população. ​Com o apoio do programa “Fila Zero” do Governo do Estado, conseguimos zerar a fila e realizar: 200 Cirurgias de Catarata, 100 Procedimentos de YAG Laser e 60 Cirurgias de Pterígio.

Saiba mais aqui!

Cotriguaçu

Medicamentos da Farmácia Básica de Cotriguaçu são recompostos após incêndio; atendimento será retomado no dia 16.

Água Boa

O mês de dezembro marca a campanha Dezembro Vermelho, movimento nacional dedicado à conscientização, prevenção e combate ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Água Boa, a Prefeitura reforça o convite à população para conhecer e utilizar os serviços oferecidos pelo SAE-CTA (Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento).

O SAE-CTA é um espaço preparado para acolher, orientar e acompanhar quem necessita de cuidados especializados. O serviço realiza o acompanhamento de pessoas vivendo com HIV e Hepatites Virais, garantindo atendimento humanizado, sigiloso e acessível.

Saiba mais aqui!

Primavera do Leste

A melhor forma de proteger o bebê é pela vacinação.

Saiba mais aqui!

Arenápolis

Ação no município.

Canarana

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Atenção Básica, promoveu um momento de Educação em Saúde na empresa Alvorada Bioenergia, com o intuito de reforçar a importância da prevenção das DSTs/AIDS por meio do uso do preservativo. Cuidando da Gente no Dezembro Vermelho e Laranja. Foi realizado nos dias 08 e 09/12 nas dependências da Empresa Agrícola Alvorada em Canarana, orientações para os colaboradores referente ao Vermelho, conscientizando sobre o HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Alta Floresta

As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta durante o Novembro Azul 2025 consolidaram um mês inteiro de mobilização, diálogo e cuidado voltado à saúde masculina. O período, tradicionalmente dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, ganhou força no município com iniciativas que aproximaram a população dos serviços de saúde e ampliaram o acesso à informação.

Durante todo o mês de novembro, dedicado nacionalmente à saúde masculina e à conscientização sobre o câncer de próstata, o Departamento de Atenção Básica desenvolveu uma agenda intensa voltada ao público masculino. Palestras, rodas de conversa em empresas e repartições públicas e ações educativas levaram esclarecimentos essenciais sobre prevenção, sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

Saiba mais aqui!

Nobres

O secretário municipal de Saúde de Nobres, Itamar Bonfim, participou nesta semana da reunião da Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), onde teve a oportunidade de apresentar oficialmente o Plano de Ação do Programa Saúde na Escola (PSE), elaborado pelo GTI-M de Nobres.

O documento, construído com base em diretrizes nacionais e na realidade local, estabelece metas e ações integradas entre o setor da saúde e a educação do município. O Plano terá vigência até dezembro de 2026 e contempla todas as escolas da rede municipal e estadual situadas em Nobres, garantindo que milhares de estudantes recebam atenção integral em saúde durante o período letivo.

Saiba mais aqui!

Água Boa

Na sexta-feira (5),  Água Boa sediou a Mostra de Projetos de Intervenção que marcou o encerramento do curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, Turma 07 da Região Médio Araguaia, realizada no polo da UAB, Universidade Aberta do Brasil. A iniciativa é resultado da parceria entre da Escola de Saúde Pública e da Superintendência de Atenção à Saúde/SES/MT, e o projeto nacional “Saúde e Bem Viver – Cuidado Integral para a Saúde Mental” da FIOCRUZ/Pernambuco.

O curso reuniu profissionais de diversos municípios e contou com forte participação da rede municipal de saúde de Água Boa, entre enfermeiros, psicólogos, dentista, nutricionista e fisioterapeuta, reforçando o compromisso da gestão com a formação continuada das equipes.

Saiba mais aqui!

Colíder

Campanha novembro azul no laboratório municipal.

Cláudia

Treino funcional com a Educadora Física para população geral utilizando academia ao livre da praça.

Colíder

Decoração dezembro vermelho PSF Sagrada Família e PSF Central.

Colíder

Educação permanente com a equipe de higienização de Colíder.

Várzea Grande

O Pronto-Socorro realizou a primeira captação de coração da história do município, em uma operação que mobilizou equipes de várias regiões do país.

Saiba mais aqui!

Nova Bandeirantes

Dezembro Vermelho, todas as Unidades Básicas de Saúde de Nova Bandeirantes realizam testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. O teste é gratuito, rápido, seguro e sigiloso. Procure a UBS mais próxima e cuide da sua saúde.

Cláudia

Capacitação em gestão de riscos associados a animais peçonhentos e venenosos ministrada pelo SENAR fortalecendo o preparo técnico da equipes envolvidas, participaram médicos e agente de endemias.

Luciara

A Prefeitura Municipal de Luciara, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma palestra voltada ao público idoso, ministrada pela palestrante do Senac/MT, Sra. Viviane, no Centro do Idoso. O evento contou com a presença do nosso público da Melhor Idade, da Secretária Municipal de Saúde, Kássia Rodrigues, da Secretária Municipal de Assistência Social, Dra. Noely Paciente Luz, da Primeira-Dama do município, Fabiana Aguiar da Silva Kanela , do Psicólogo Dr. Alex Gomes, além de toda a equipe do CRAS de Luciara.

A atividade foi dinâmica e muito enriquecedora, trazendo uma abordagem leve e interativa, com brincadeiras direcionadas ao público idoso e sorteio de brindes aos participantes da Terceira Idade.

Saiba mais aqui!

Alta Floresta

As Equipes de Saúde Bucal de Alta Floresta realizam atendimento odontológico na unidade de saúde com foco na promoção do autocuidado e na prevenção das doenças bucais. Durante o atendimento, os pacientes recebem orientações sobre higiene bucal, passam pela evidenciação de placa bacteriana e participam de escovação supervisionada – Registro de atendimento USF X Gileno Teófilo no bairro São José Operário. Essas práticas fortalecem a conscientização sobre a importância da boa higiene bucal e contribuem para a redução da cárie e de outros problemas odontológicos, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a comunidade.

Colíder

I Oficina de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde.

Brasnorte

O município foi contemplado com um Retinógrafo Portátil Digital, entregue pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso por meio do Projeto Estadual de Telediagnósticos Oftalmológicos. Esse equipamento inovador permitirá ampliar o rastreamento e o diagnóstico precoce de doenças da retina, fortalecendo o cuidado das condições crônicas e prevenindo a cegueira evitável.

Saiba mais aqui!

 

Nova Bandeirantes

Mutirão oftalmologista.

Canarana

No dia 09 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Canarana realizou uma importante ação junto ao Grupo Cunha, promovendo cuidado, prevenção e orientação aos colaboradores. Durante a atividade, foram oferecidos: Testes rápidos; Verificação de glicemia; Atualização do cartão vacinal. Palestra sobre alimentação saudável.

A palestra foi conduzida pela nutricionista Raquel Franco Strapassom, que trouxe reflexões sobre escolhas alimentares equilibradas e seus impactos na qualidade de vida, especialmente no desempenho e bem-estar no ambiente de trabalho. A ação reforça a importância do cuidado com a saúde do trabalhador, reconhecendo que hábitos preventivos, acompanhamento contínuo e educação em saúde contribuem diretamente para a redução de riscos, melhoria da produtividade e valorização da vida.

Guarantã do Norte

A Secretaria de Saúde recebeu da SES-MT, por meio dos Programas Tele Saúde e Saúde Digital, um moderno aparelho Retinógrafo, equipamento fundamental para o diagnóstico precoce de doenças que afetam a retina e outras estruturas oculares. Com tecnologia avançada, o retinógrafo permite a captação de imagens de alta precisão, possibilitando a identificação de alterações como retinopatia diabética, glaucoma, degenerações e outras enfermidades que, quando detectadas antecipadamente, evitam complicações e perda da visão.

Saiba mais aqui!

Cláudia

As psicólogas Mayara e Angélica e nutricionista Karen participa do último encontro do projeto Bem Viver, com apresentação de trabalho de intervenção.

Novo Mundo

Nesta quinta-feira, o município deu um passo significativo para o aprimoramento da saúde local. O Prefeito Casciano foi recebido pelo Secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, que entregou nas mãos do Prefeito um moderno aparelho Retinógrafo. Com essa conquista, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Mundo agora conta com este equipamento de ponta, que será fundamental para auxiliar no tratamento da saúde ocular dos munícipes.

A presença do Retinógrafo em Novo Mundo representa um grande avanço, pois evita que os cidadãos tenham que se deslocar para outras cidades em busca da realização deste exame.

Cláudia

Campanha dezembro vermelho conta com a realização extramuro de testes rápidos para ist’s e entrega de kits orientativos contendo preservativo e panfleto sobre o HIV.

Nova Marilândia

A Prefeitura de Nova Marilândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi iniciada a primeira etapa do Programa de Prótese Dentária, contemplando inicialmente a turma da Melhor Idade, que recebeu as primeiras avaliações e atendimentos. Essa ação marca o início de um importante trabalho voltado à reabilitação oral, com foco em promover qualidade de vida, saúde, bem-estar e autoestima para a população.

Nos próximos dias, terá a continuidade ao programa com novas triagens e avaliações destinadas a todos os moradores que necessitarem de prótese dentária, garantindo um atendimento organizado, humanizado e acessível.

Alta Floresta

Na tarde do dia 12 de dezembro, a Pastoral dos Idosos, em parceria com a equipe da USF Santa Bárbara, promoveu uma confraternização com os idosos da comunidade. A ação teve como objetivo fortalecer o cuidado com a saúde e proporcionar momentos de convivência e bem-estar.
Durante o encontro, foram realizadas atividades voltadas ao relaxamento, à promoção da saúde e à socialização, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes. A iniciativa reforça a importância de ações integradas entre a comunidade e a atenção básica, valorizando o cuidado contínuo com a pessoa idosa.

Cláudia

Servidores Francieli e Edson, da Secretaria de saúde participam do lançamento do projeto Saúde Redes em Brasília.

Nova Bandeirantes

Primeira Corrida da Saúde – Anselmo Neiverth. A Primeira Corrida promovida pela Secretaria de Saúde, foi um momento especial de incentivo à saúde, ao esporte e à qualidade de vida. Agradecimentos a todos os atletas, à organização, parcerias e todos os envolvidos.

Cláudia

Saúde contando com o apoio das Agentes a Comunitárias de Saúde para trabalho em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do município na atualização cadastral dos eleitores, no objetivo principal de busca ativa para realização de cadastramento da biometria.

Compartilhar