Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Fique atento aos sinais da gripe! Febre, dor no corpo, tosse e dor de garganta podem ser sintomas de gripe. Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade com você e com todos ao seu redor. Ao apresentar sintomas, não espere: procure sua unidade de saúde.
Iniciou-se a contagem da gincana solidária de arrecadação de potes de vidro e tampas plásticas, que serão destinados ao Banco de Leite Humano. Cada item arrecadado representa mais cuidado, mais apoio e mais chances de salvar vidas.
Campanha de vacinação.
Pelo terceiro ano consecutivo, Água Boa tem experiências exitosas da saúde municipal selecionadas para apresentação na Mostra de Experiências Exitosas de Mato Grosso, realizada durante o 3º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso. O evento é promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), que vai acontecer no período de 13 a 15 de maio de 2026, em Cuiabá.
A mostra tem como objetivo propiciar o compartilhamento de experiências bem-sucedidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além de estimular, fortalecer e divulgar ações desenvolvidas pelos municípios, promovendo a troca de conhecimentos entre profissionais e gestores da saúde pública.
Na sexta-feira (10/4), no período vespertino, a equipe da unidade USF IX Bom Jesus em Alta Floresta, reuniu-se para uma capacitação sobre o atendimento odontológico do paciente autista. Durante o encontro, foi abordado a importância do acolhimento e das adaptações necessárias ao atendimento odontológico desses pacientes, como um ambiente calmo e a dessensibilização sensorial para reduzir a ansiedade, além do foco na prevenção e familiarização do paciente com a equipe.
O relato de experiência ‘Academia da Saúde de Nova Bandeirantes’, de autoria de Naegeli Teodoro Brumati, foi selecionado para a I Mostra de Boas Práticas, no eixo Produção do Cuidado Integral e Modos de Vidas Saudáveis. Entre projetos de todo o Brasil, apenas 15 estados foram escolhidos para apresentação em Brasília. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho comprometido com a promoção da saúde, conduzido com excelência pelo Prof. de Educação Física Jeferson, juntamente com Rafaela, de mais equipes que vêm transformando a vida de centenas de mulheres no município por meio de ações de prevenção e cuidado.
A equipe do AAER Alta Floresta realizou no dia 26.03 uma ação em campo na empresa Brasil Tropical Pisos, com foco na conscientização sobre a hanseníase. A atividade contou com palestra educativa, aplicação do questionário QSH, testes rápidos e avaliação clínica, fortalecendo a importância da informação, do olhar atento aos sinais e do diagnóstico precoce.
O Laboratório Municipal segue ampliando seus serviços e agora conta com 50 tipos de exames disponíveis, incluindo o novo exame de Bacterioscopia, reforçando ainda mais a qualidade no atendimento à saúde.
A enfermeira e médica da Atenção Primária à Saúde participaram de uma importante capacitação em manejo clínico da leishmaniose, realizada no município de Nova Mutum.
Foi realizado o 1º Simpósio Neuroverso, promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Cultura. Um momento de aprendizado e troca, com palestras sobre autismo, TEA e outros temas importantes, em alusão ao Abril Azul.
Realizou-se uma importante ação de testes rápidos e orientações importantes na Saúde do Trabalhador junto à equipe da Secretaria de Obras. Foram ofertados testes para HIV, sífilis e hepatites, além de orientações sobre prevenção, autocuidado e promoção da saúde.
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta quarta-feira (8) um pacote de investimentos voltado para a saúde bucal da população. Ao todo, estão sendo entregues 38 mil kits odontológicos, que serão destinados aos alunos da rede municipal e aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Campanha de vacinação.

Convite especial às gestante para grupo de gestante do município.
Reinauguração da Prefeitura.

O Comitê de Arboviroses, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, convida toda a população para participar do Dia D de Conscientização contra a Dengue, Zika e Chikungunya.
Realizou-se mais uma entrega do Kit Gestante para participante que cumpriu os requisitos obrigatórios do projeto Bem Gestar, reforçando a importância do acompanhamento adequado durante o pré-natal. A iniciativa valoriza o cuidado integral à gestante, incentivando a participação ativa nas ações de saúde e contribuindo para uma gestação mais segura e saudável.
Celebrou-se a marca de 158 cirurgias realizadas no mês de março, resultado de um trabalho sério, dedicado e comprometido com a população.
Durante o mês de março, as equipes das Unidades de Atenção Primária à Saúde, por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF), em conjunto com a Vigilância em Saúde do município, realizaram diversas ações educativas em escolas da rede municipal e estadual, tanto na área urbana quanto no interior.
As atividades tiveram como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do combate e da prevenção da dengue e de outras arboviroses, como chikungunya e zika vírus. Para alcançar melhor cada faixa etária, as equipes utilizaram linguagens e atividades pedagógicas adequadas a cada idade escolar, incluindo rodas de conversa, dinâmicas educativas e apresentações lúdicas, como teatro de fantoches e a presença do mosquito da dengue.
Hiperdia no município.
Reforça-se as orientações gerais com ênfase nas síndromes respiratórias, destacando medidas essenciais de prevenção e cuidado. O uso correto de máscara em casos de sintomas gripais, a higienização frequente das mãos e a atenção aos sinais de alerta são atitudes simples que fazem toda a diferença na proteção individual e coletiva. Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde e siga as orientações dos profissionais.
Capacitar profissionais quanto a protocolo de acidentes de trabalho e fluxograma para prescrição da PREP E PEP a pacientes vulneráveis a infecção do HIV no Psf Central/Rural, no Psf Pioneiros, no Psf São Caetano e no Psf União.
Celebração de um marco muito especial para o município de Itiquira: os 15 anos do Programa Academia da Saúde. Mais do que um espaço voltado à prática de atividades físicas, a Academia da Saúde se consolidou como um importante ponto de encontro da comunidade, promovendo bem-estar, inclusão social e qualidade de vida. Ao longo dessa trajetória, o programa tem contribuído de forma significativa para a prevenção de doenças, incentivo a hábitos saudáveis e fortalecimento dos vínculos entre os participantes.
São 15 anos de histórias inspiradoras, superação e transformação na vida de muitos itiquirenses que encontraram no programa um caminho para cuidar da saúde física e emocional.
A vacina contra a gripe já está disponível para os grupos prioritários! Proteja-se e cuide de quem você ama.
A Prefeitura de Novo Horizonte do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Associação Filantrópica Santa Maria, realizou a entrega de mais de 850 kits de higiene bucal para os estudantes do município, reforçando as ações de prevenção e promoção da saúde. A distribuição contemplou unidades da rede municipal de ensino, incluindo a Escola Municipal Ulisses Guimarães, Escola Professora Neiva e CMEI Padre Gunter.
Vacina da gripe já está disponível em todas as unidades de saúde do município.
A gestão municipal, por meio da Vigilância em Saúde, realizou ações educativas nas escolas do município, com orientações sobre os sintomas da influenza e formas de prevenção. Durante as visitas, alunos e professores recebem informações importantes para reforçar os cuidados com a saúde, especialmente neste período de maior circulação do vírus. Se apresentar sintomas gripais, procure a unidade de saúde mais próxima.
Recebeu-se a presença da equipe técnica do Escritório Regional de Saúde, que participou de reuniões com a coordenação e gestão, além de realizar visitas técnicas nas unidades de saúde. Momentos como este são fundamentais para articulação de estratégias, troca de experiências e qualificação dos serviços ofertados à população.
Apresentação do Projeto Passos que Curam.
A celebração dos 15 anos da Academia da Saúde em Alto Araguaia foi marcada por momentos muito especiais e cheios de significado. Tive a alegria de ver minha mãe, Noêmia Niedermeier, sendo escolhida como madrinha do grupo — um reconhecimento que nos enche de orgulho.
Ao longo do dia, diversas atividades foram realizadas, todas voltadas ao bem-estar e à promoção da saúde. A prevenção segue sendo um dos pilares mais importantes para garantir mais qualidade de vida, e é justamente nessa área que a equipe tem se dedicado com tanto empenho.
No dia 08 de abril a secretaria municipal de saúde de Itaúba realizou uma ação internacional com a Assistência Social do município, com atendimento aos beneficiários do Bolsa Família.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nobres iniciou, no dia de hoje, mais uma importante especialidade na rede pública de saúde: o serviço de ultrassonografia. A novidade representa um grande avanço para o município, que passa a oferecer exames essenciais com mais agilidade, conforto e qualidade para a população.
O atendimento será realizado pelo médico Dr. Ivan Cruz, profissional reconhecido pela sua experiência e atuação na área, garantindo segurança e precisão nos diagnósticos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Canarana promoveu, no dia 10 de abril, uma ação de saúde na empresa COFCO, oferecendo atendimentos aos colaboradores, que incluíram atualização da caderneta de vacinação, realização de testes rápidos e aferição da pressão arterial (PA). A iniciativa teve como objetivo fortalecer a prevenção de doenças, promover o cuidado com a saúde e ampliar o acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Visita da equipe do AAER Alta Floresta ao PSF VI Boa Nova no dia 25 de março pelo Projeto de Fortalecimento da Vigilância de Contatos e Detecção Precoce de Hanseníase na Região do Alto Tapajós. O principal objetivo da ação é capacitar os profissionais de saúde para o adequado acolhimento, diagnóstico e tratamento das pessoas acometidas pela hanseníase, bem como fortalecer o acompanhamento dos contatos desses pacientes.
Programação do Abril Azul:
Dia 09.04.2026 às 18:30 – Live: Desvendando o Espectro Autista – Com Cida Flores e Thaynara Paula.
Dia 10.04.2026 – Pitstop às 16:30 na praça central da cidade, com entrega de panfletos e informações sobre o autismo.
Dia 17.04.2026 – II Fórum Desvendando o Autismo, com início às 18:30, no centro de convivência do idoso e inscrições via link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0xxoLcg1DP3pVFE-weoHeJDGbnntDie0cckIYYSfvBgjRgw/viewform?usp=publish-editor
Dia 20.04.2026 – Participação de Thaynara e Cida no mutirão em Paraíso do Norte, com suporte à famílias de crianças atípicas.
Dia 24.04.2026 – Caminhada pela conscientização do autismo, com concentração em frente a igreja matriz, às 07:30.
Dia 28.04.2026 – 13:30 da tarde – Roda de conversa sobre o autismo e acolhimento para mães atípicas na escola municipal de Paraíso do Norte.
Dia 30.04.2026 – 13:30 da tarde – Roda de conversa sobre o autismo e acolhimento para mães atípicas na escola municipal Princesa Isabel.
A Prefeitura de Novo Horizonte do Norte por meio da Secretaria de Saúde realizou a aquisição de novos equipamentos para fortalecer as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Foram adquiridos uma vaporizadora e uma bomba costal, que passam a integrar a estrutura da Vigilância em Saúde, garantindo mais eficiência no trabalho das equipes que atuam diretamente nas ações de prevenção e controle.



Realizou-se a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) Municipal do Projeto Saúde Redes, reunindo profissionais e gestores para o alinhamento de estratégias e ações voltadas à qualificação da rede de atenção à saúde. O encontro marcou o início de um importante processo de construção coletiva, com foco na integração dos serviços, melhoria dos fluxos e fortalecimento do cuidado à população.
A Secretaria Municipal de Saúde de Brasnorte realizará o 4º Encontro Regional de ACS e ACE, um importante momento de integração, capacitação e fortalecimento das ações de saúde pública na região.
O encontro reunirá Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) dos municípios de Brasnorte, Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã e Colniza, promovendo a troca de experiências, atualização de conhecimentos e o fortalecimento do trabalho desenvolvido junto às comunidades.
A Prefeitura de Diamantino lançou o projeto “Vacina Premiada – Proteção que Vale Prêmio”. Crianças e adolescentes que atualizarem a caderneta de vacinação participam do sorteio de mais de 65 prêmios, entre bicicletas, triciclos e patinete elétrico. Crianças de 0 a 1 ano e 3 meses e adolescentes de 9 a 14 anos, devem estar acompanhadas de responsáveis. Para participar, basta procurar sua Estratégia de Saúde da Família e atualizar a caderneta de vacinação até o dia 23 de abril.
A Campanha de vacinação contra a INFLUENZA já começou e ela é essencial para prevenir as formas mais grave das Síndromes Respiratórias Agudas – chegou a hora de proteger quem você ama. A vacina é segura, gratuita e ajuda a evitar casos graves, principalmente em idosos, crianças e pessoas com doenças Crônicas. A Equipe do PSF- 3 juntamente com a enfermeira Carol já estão a todo vapor.
A Prefeitura Municipal de Água Boa, em parceria com a Unidade Descentralizada de Reabilitação e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 08 de abril, uma roda de conversa em alusão ao Abril Azul — mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação teve como objetivo ampliar o conhecimento da população, promover a inclusão e fortalecer o respeito às pessoas com autismo, reunindo autoridades, profissionais da saúde, educação, pais, responsáveis e a comunidade em geral.
Visita domiciliar.

Na última semana, a equipe USF XV Elida Borges em Alta Floresta deu continuidade ao Mini Curso para gestantes na unidade de saúde. Onde foi abordado o desenvolvimento do bebê, e o desenvolvimento orofacial, prejuízo dos bicos artificiais e dos hábitos de sucção não nutritivos. Ressaltando a importância do pré-natal odontológico e o acompanhamento da saúde bucal desde cedo.
Reuniões da semana nas equipes de APS. Psf IV e Psf I. Integração, troca de experiências e planejamento para fortalecer o cuidado com a comunidade.
Começou a Semana Digital da Saúde com um mutirão de retinografia voltado aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, com mais de 25 atendimentos realizados ao longo do dia, e já realizamos mais de 80 atendimentos desde que os exames foram iniciados.
No dia 09 de abril de 2026, foi realizada uma capacitação em imunização com a equipe de saúde do município de Nova Monte Verde, com os Agentes de Saúde Comunitário e equipe emulti com o objetivo de atualizar conhecimentos técnicos, reforçar protocolos do calendário vacinal vigente e qualificar ainda mais a assistência prestada à população.
A atividade teve como foco principal a importância da atualização contínua dos profissionais da saúde quanto às práticas de vacinação, considerando que a imunização é uma das estratégias mais eficazes na prevenção de doenças, redução da morbimortalidade e controle de agravos imunopreveníveis. Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais relacionados à organização da sala de vacina, conservação e manejo adequado dos imunobiológicos, técnicas corretas de administração, atualização do calendário vacinal, registro em sistemas de informação e manejo de eventos adversos pós-vacinação.
No dia 08 de abril, a Secretaria de Saúde de Canarana por meio da equipe Imunização realizou uma capacitação com as Agentes Comunitárias de Saúde do município, destacando o papel fundamental que cada uma desempenha na proteção da população e na melhoria das coberturas vacinais.
Ação de vacinação.
Dia de pilates com a Educadora Física no clube dos idosos e dia de treino funcional na praça.
Com quatro experiências exitosas desenvolvidas no município, Nova Bandeirantes conquista espaço no 3º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, integrando a Mostra de Experiências Exitosas – edição 2026. Esse reconhecimento evidencia o compromisso com a qualificação do cuidado, a inovação nas práticas e o fortalecimento da saúde pública.
A Prefeitura de Brasnorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Saúde Digital MT, realiza a Semana Digital da Saúde, ampliando o acesso da população aos atendimentos especializados.
A tecnologia segue transformando o cuidado com a população! Durante a Semana Digital da Saúde, avançamos no acesso e na agilidade dos atendimentos em todo o município.
Coleta de Glicemia Glicada.