Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
A UBS São Paulo Apóstolo de Carlinda realizou o Arraial da Saúde, promovendo momentos de integração e educação em saúde com a comunidade. Durante o evento, a equipe orientou a população sobre os riscos de misturar medicamentos com ervas medicinais sem orientação profissional, destacando que essa prática pode reduzir a eficácia do tratamento ou causar reações adversas. A Secretaria Municipal de Saúde de Carlinda reforça a importância de sempre buscar orientação dos profissionais de saúde antes de utilizar medicamentos ou plantas medicinais.
Participou-se da Oficina Macrorregional – Aprimoramento da Prática em Insulinoterapia no SUS, realizada em Barra do Garças–MT. O encontro reuniu profissionais de diversos municípios, promovendo troca de experiências, atualização de conhecimentos e qualificação da assistência às pessoas com diabetes.
No dia 18/06, as ESF 2 e 3 realizaram uma ação de Sala de Espera com o tema “Saúde Bucal Infantil – A importância dos dentes de leite”, conduzida pela Auxiliar de Saúde Bucal Maria Eduarda. Durante a atividade, foram abordados os cuidados essenciais com a higiene bucal desde os primeiros anos de vida, a importância dos dentes decíduos para a mastigação, fala e desenvolvimento da dentição permanente, além de orientações sobre alimentação saudável e prevenção da cárie. A ação reforçou a importância do acompanhamento odontológico precoce para a promoção da saúde bucal das crianças.
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da 29ª Jornada Centro-Oeste de Psiquiatria, na última sexta-feira (19), realizada em Cuiabá. O evento reuniu cerca de 250 participantes, entre médicos, psicólogos e estudantes, em uma programação composta por 19 palestras ministradas por especialistas de destaque nacional.
Representando o município, servidores da Atenção Primária e da Atenção Especializada acompanharam as atividades científicas, ampliando conhecimentos e fortalecendo a qualificação dos serviços prestados à população na área da saúde mental.
Reunião intersetorial com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS e Conselho Tutelar, com o objetivo de discutir estratégias para fortalecimento das ações de busca ativa e acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Durante a reunião, foi destacada a necessidade de intensificar o trabalho intersetorial para localizar alunos com baixa frequência escolar e realizar a depuração das informações nos sistemas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho conjunto entre os setores, promovendo ações integradas para identificar, acompanhar e contribuir para o retorno de crianças e adolescentes à escola, garantindo seus direitos e ampliando o acesso aos serviços essenciais.
Primavera do Leste segue se destacando como referência na saúde pública ao ampliar o acesso às cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira cirurgia foi realizada no dia 22 de abril de 2025 e, desde então, o município já contabiliza 100 procedimentos realizados nos hospitais credenciados ao SUS, contemplando dois grupos de pacientes, com média de 50 cirurgias em cada etapa.
O trabalho continua avançando. O terceiro grupo de pacientes já está em fase de acompanhamento e preparação para a realização das cirurgias, recebendo toda a assistência necessária para garantir um tratamento seguro, responsável e humanizado.
Atividade de escovação supervisionada e palestra de higiene bucal, programa saúde na escola, comunidade Águas Claras, Comodoro MT. APS a todo vapor.
Com muita alegria e gratidão, o Gestor de Brasnorte recebe uma Moção de Aplausos concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, por iniciativa do Deputado Estadual Altir Peruzzo.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das fisioterapeutas da UDR, realiza com Grupo de Mulheres, uma iniciativa voltada à prevenção e ao tratamento da dor lombar, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.Durante os encontros, são desenvolvidos exercícios terapêuticos e atividades que contribuem para o fortalecimento muscular, redução da dor e melhoria da funcionalidade no dia a dia. Mais do que um momento de cuidado com a saúde física, o grupo fortalece vínculos, incentiva hábitos saudáveis e reafirma o compromisso da gestão municipal com uma atenção humanizada e preventiva.
A Secretaria Municipal de Saúde de Luciara, por meio das equipes da Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária, realizou ações educativas na Escola Municipal Raimundo de Pano e na Creche Municipal Pequeno Polegar, fortalecendo as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) 2026.
A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado atendimentos domiciliares de podologia, levando conforto e bem-estar diretamente a quem mais precisa.
“Cuidar também é celebrar! Nosso Arraiá da eMulti foi um momento de integração, alegria e fortalecimento de vínculos”.
Entre os dias 11, 12, 15 e 16 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação sobre Manejo de Resíduos em Serviços de Saúde, realizada no Ganha Tempo. O curso abordou as práticas corretas de segregação, acondicionamento, descarte e destinação dos resíduos gerados nos serviços de saúde, reforçando a importância da segurança dos trabalhadores, da proteção ao meio ambiente e do cumprimento das normas sanitárias vigentes.
A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 19 de junho o Arraiá da Prevenção na Estratégia Saúde da Família (ESF) Deodato Rodrigues Batista, localizada no PA Serrinha. A ação reuniu atendimentos, orientações e atividades voltadas à promoção da saúde e ao fortalecimento do vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade.
Durante o evento, foram realizados pela equipe da ESF: 37 atendimentos médicos, 26 exames de retinografia, 17 testes rápidos e 5 avaliações nutricionais, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e incentivando o cuidado preventivo.
No dia 25/06, a ESF 2 realizou uma ação de Sala de Espera com o tema Ansiedade, conduzida pela Agente Comunitária de Saúde Evanilce. Durante a atividade, foram abordados os principais sinais e sintomas da ansiedade, estratégias para o cuidado com a saúde mental e a importância de buscar apoio profissional quando os sintomas interferirem na rotina e na qualidade de vida. A ação também reforçou o papel da Atenção Primária à Saúde no acolhimento, orientação e encaminhamento adequado das pessoas que necessitam de acompanhamento.
Na última semana, a Atenção à Saúde Bucal de Alta Floresta realizou importantes ações voltadas à promoção, prevenção e ampliação do acesso aos serviços odontológicos. As equipes de Saúde Bucal das USF I Vila Nova e USF IX Santa Rita de Cássia uniram esforços para a realização de de atendimento odontológico especial, reafirmando o compromisso com uma assistência humanizada, inclusiva e de qualidade. Também foram desenvolvidas ações de Saúde Bucal na Escola pelas equipes das USF II Cidade Bela e USF XVI Primavera. Durante as atividades, os estudantes receberam orientações sobre higiene bucal e hábitos saudáveis, passaram por avaliação odontológica, participaram de escovação supervisionada e receberam aplicação de flúor, contribuindo para a prevenção de doenças bucais e para a formação de hábitos de autocuidado desde a infância.
A Secretaria de Saúde de Comodoro, em atividade com a atenção primária de treinamento para médicos e enfermeiros na incorporação da tecnologia de implanon (implante anticoncepcional de longa duração). A partir de semana que vem mais esse método estará disponível na rede do planejamento familiar.
Participação da Gestora Marileide e conselheiro Edson em capacitação pelo Tribunal de Contas do Estado , sobre o Fortalecimento do controle na saúde – Governança e monitoramento dos planos.
A equipe de imunização de Canarana esteve na Cooperativa Sicredi realizando a atualização do cartão de vacinação dos colaboradores, reforçando o compromisso com a saúde, a prevenção e o bem-estar no ambiente de trabalho.
Nos dias 18 e 19 de junho, foi realizada a Capacitação em Hanseníase, na ESF 1, nos períodos matutino (07h às 11h) e vespertino (13h às 17h). A ação teve como objetivo atualizar os profissionais de saúde sobre a identificação dos sinais e sintomas, diagnóstico precoce, tratamento, acompanhamento dos pacientes e vigilância dos contatos, fortalecendo a qualificação da assistência e contribuindo para o controle da hanseníase no município.
Festa junina, foi o tema do encontro entre pacientes e familiares e a equipe do CAPS Comodoro. Serviço acolhedor que traduz o esforço de conduzir os atendimentos em saúde mental de forma humanizada.
Convite para a Conferência.