A saúde depende das mãos de várias pessoas para que seja eficiente. E é por isso que as principais ações, projetos e planejamentos dos municípios, seus gestores e apoiadores ganham destaque no site do Cosems/MT. Confira alguns:
A Secretaria de Saúde de Cáceres começou o processo de aquisição do “Castramóvel”, que é um veículo equipado até com centro cirúrgico para realizar a castração dos animais. O projeto busca minimizar a falta de um Centro de Controle de Zoonoses no município. A aquisição do veículo vem de recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Ezequiel Fonseca.
Foi realizado no município de Cotriguaçu o Projeto Água é Saúde, em parceria da educação e saúde.
A equipe de saúde de Diamantino participou da aula inaugural Consciência Cidadã do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O objetivo é fortalecer as informações para trabalhar com eficácia o controle social.
O município de Diamantino, através do Polo Regional de Saúde, trouxe uma capacitação para todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, coordenadores de unidades, dentistas, Central de vagas e governança) sobre o Programa Telessaúde Brasil Redes, para que o município tenha adesão 100% nesse serviço de apoio a rede de atenção básica. O objetivo é, com o programa proporcionar na saúde ações integradoras, mobilizadoras e de apoio nas ações de políticas públicas da região. O Telessaúde é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no SUS, integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.
A equipe de saúde mental de Diamantino está com a Campanha Psicofobia Diga Não! para mobilizar a comunidade sobre as políticas de saúde mental. No mês de abril, professores, alunos, profissionais e a comunidade foram para as ruas fazer o evento sobre o tema e levar todos a pensar sobre o preconceito. A ação ainda contou com a parceria da Unemat, Secretaria de Educação, Promoção Social, conselhos, a representação da sociedade civil organizada, a APAE, os profissionais da equipe, coordenações da atenção básica, média e alta e vigilâncias. A campanha é contínua e conta com a participação de todos.
O município de Apiacás desenvolveu o projeto Saúde Bucal em Ação. #Prevenção é tudo
Foram realizadas visitas domiciliares com a equipe Dra. Bruna, Gilda e Marlene (setor Alvorada) do município de Ribeirão Cascalheira.
No dia 5 de abril foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde ‘Geni Ferreira Barbosa’ no bairro Ituberaba, no município de Dom Aquino.
A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, por meio da Vigilância Epidemiológica, está emitindo, desde o dia 10 de abril, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a vacinação contra doenças conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. O Certificado pode ser feito na Vigilância Epidemiológica, localizada junto ao prédio da Clínica da Família, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h. (Com informações e foto de http://newds.diariodaserra.com.br/Noticia/Detalhes/MTczNjY2)