Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Alta Qualificada da UDR- Centro de Reabilitação José Prudêncio Alves de Nova Xavantina, associada aos métodos de Hidroterapia e Coluna Saudável

Publicado em:
13 de agosto de 2024

Apresentaremos aqui os trabalhos que foram premiados durante o 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde. Hoje o nosso Cosems/MT traz um pouquinho sobre a experiência “Alta Qualificada da UDR- Centro de Reabilitação José Prudêncio Alves de Nova Xavantina, associada aos métodos de Hidroterapia e Coluna Saudável”, de autoria da Luciana A F de Souza; Lisia Gonzaga Dutra; Ludmila Martins de Oliveira; Rafaella Mendes Mota; Tamyris Souza Barbosa; Jordana dos Reis Ribeiro; Pedro Augusto de Sousa Dias.

APRESENTAÇÃO

O projeto de Hidroterapia como forma de alta qualificada, tem como público alvo pacientes do Centro de Reabilitação José Prudêncio Alves da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Nova Xavantina-MT, está sendo desenvolvido no Centro de Convivência do Idoso (CCI), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O Grupo de Coluna é desenvolvido na própria unidade de Saúde, utilizando o espaço físico (pátio e piscina) da mesma.

O papel desse projeto é atender as crescentes demandas de pacientes com disfunções na coluna vertebral e patologias osteomusculares, visando proporcionar aos pacientes da unidade em condições de alta qualificada continuidade dos cuidados através da articulação com os níveis de atenção à saúde e treinamento do cuidador familiar oferecendo uma melhor qualidade de vida para os respectivos pacientes e também como forma complementar ao tratamento clinico desenvolvido no Centro de Reabilitação.

A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos advindos da imersão do corpo em piscina aquecida como recurso auxiliar da reabilitação ou prevenção de alterações funcionais. As propriedades físicas e o aquecimento da água desempenham um papel importante na melhoria e na manutenção da amplitude de movimento das articulações, na redução da tensão muscular, melhora da mobilidade e da força muscular. (Caromano FA, Candeloro JM, 2001).

A cinesioterapia atua como um ótimo tratamento para disfunções osteomusculares por ser uma terapia através do movimento. Uma estratégia para minimizar o declínio funcional e a participação dos pacientes em atividades físicas regulares, com programas de exercícios direcionados para ganho de força, melhora do equilíbrio, melhora da amplitude articular entre outros benefícios. Por se tratar da realização de movimentos físicos planejados, a cinesioterapia tem a característica de poder ser direcionada para atendimentos individuais ou em grupo. (Santos LT, et al,2010).

Na busca por ações de promoção da saúde que promovam autonomia e qualidade de vida para a população, a atividade física regular aparece como uma ação fundamental. (Salin et al., 2011; Rocha et al., 2013).

OBJETIVO GERAL

Realizar um atendimento integrado com os pacientes da unidade, com o objetivo de auxiliar na melhora da força muscular, maior flexibilidade, evitando que o paciente retorne à unidade com as mesmas queixas, como também dar continuidade ao tratamento de forma á induzir a alta qualificada.

Oferecer dessa forma uma melhor qualidade de vida nas atividades diárias, evitando a recorrência e desenvolvimento de novas patologias crônicas e incentivando a atividade física como um hábito de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Dinamizar a manutenção de vagas oferecidas para o setor de fisioterapia da unidade;
  • Desenvolver atendimentos extras ambulatórias e atingir um número maior da população atendida;
  • Ampliar a rede de atendimento;
  • Alta qualificada

JUSTIFICATIVA

O projeto vem sendo desenvolvido tendo em vista a alta demanda do nosso município que buscam o serviço na unidade. Sendo assim, a Alta Qualificada se mostrou um recurso eficaz para o acompanhamento dos pacientes.

O setor de Fisioterapia do CRJPA tem atualmente uma demanda semanal de 375 atendimentos em média, que são realizados por 5 profissionais da área.

METODOLOGIA

Local: Centro de Convivência do Idoso (piscina e pátio da unidade)

Público-alvo: Pacientes com condições de alta qualificada do Centro de Reabilitação José Prudêncio Alves.

Quantidade de sessões: 20 sessões

Executantes: Fisioterapeutas do Centro de Reabilitação

Ações:

  1. Reunião com a equipe do Centro de Reabilitação para traçar estratégias da condução do projeto.
  2. Implantação do projeto: A estratégia principal é realizada através de exercícios com abordagens posturais e em ênfase no alongamento muscular; fortalecimento e reabilitação através de exercícios cinesioterápicos aquáticos.
  3. Avaliação / Monitoramento: Todos pacientes serão inicialmente reavaliados pelo fisioterapeuta para determinar se existe a capacidade de alta.

CRONOGRAMA

As atividades são realizadas todas as semanas nos dias:

Terças-Feiras: 07:00 as 08:00 – Grupo de Coluna Saudável

08:00 as 09:00 – Hidroterapia

Quintas-feiras: 07:00 as 08:00 – Grupo de Coluna Saudável

08:00 as 09:00 – Hidroterapia

RECURSOS MATERIAIS

Serão usados os seguintes recursos:

  • Piscina e espaço físico da unidade
  • Espaguetes e acessórios aquáticos
  • Bastão, bola e elástico.

CONCLUSÃO

Observou-se que, em pouco mais de um ano da implantação do projeto com a finalidade de Alta Qualificada, reduziu a reincidência dos mesmos pacientes na unidade.

Notou-se também uma maior conscientização do usuário quanto a continuidade do tratamento fisioterápico complementar (Hidroterapia e/ou Grupo de Coluna). Recebendo, também, contínuos feedback positivo dos pacientes inseridos no projeto referente a melhora da qualidade de vida.

Com o projeto conseguimos alcançar no ano de 2023 em média 600 altas no ano, dentre essas 40% prosseguiram com o tratamento complementar.

Concluiu-se então que os resultados foram positivos, mostrando que a pratica dos exercícios físicos influenciou positivamente como complemento terapêutico no tratamento de doenças crônicas.

BIBLIOGRAFIA

Caromano FA, Candeloro JM. Fundamentos da Hidroterapia para Idosos. Arq Ciências Saúde Unipar. 2001;5(2):187-95

(Salin et al., 2011; Rocha et al., 2013).

Santos LT, et al. Efeitos da cinesioterapia sobre os níveis de IGF-1, força muscular e autonomia funcional em mulheres idosas. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010 Nov/ Dez;12(6):451-6.

Compartilhar