Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Arenápolis promove dois dias de eventos sobre o Setembro Amarelo

Publicado em:
19 de setembro de 2019

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a Secretaria de Saúde de Arenápolis promoveram nos dias 17 e 18 de setembro o evento Suicídio: escape ou solução? Em alusão ao Setembro Amarelo.  A organização desenvolveu o evento para melhor capacitar todos os profissionais de saúde município com relação ao tema e também orientá-los quanto aos cuidados com a própria saúde

A ação foi realizada na Associação Beneficente de Arenápolis (ABA) no período matutino. No primeiro momento foi realizado um treinamento com o tema “Identificando os sinais que uma pessoa pressuposta ao suicídio apresenta”, pela Psicóloga Tatiane Vaz, seguida da palestra “Conversando abertamente sobre o suicídio”, com a Psicóloga Cíntia Tomazine ressaltando os cuidados com os profissionais de saúde.

O Nasf de Arenápolis é formado por uma equipe multiprofissional com educador físico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social. O Núcleo atua de forma integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família e as equipes de Atenção Básica, desde o compartilhamento de saber à resolução de problemas clínicos e sanitários.

O evento recebeu total apoio da Secretária de Saúde de Arenápolis e Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) Maria das Graças Mendes.

Segundo a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS – 2019), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídios todos os anos, lembrando que, para cada suicídio, há muito mais pessoas que realizam a tentativa. A OPAS aponta, ainda, que a tentativa prévia do suicídio é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.

O suicídio é segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, perdendo apenas dos acidentes de trânsito.

Apesar do progresso com a campanha Setembro Amarelo, uma pessoa ainda morre a cada 40 segundos por suicídio.

A disseminação de informação e a conscientização são elementos essenciais para se promover a saúde física e mental, já que eventos como o promovido demonstram sucesso na redução de fatalidades e permitem a identificação precoce de pessoas em risco de suicídio.

Qualquer coisa, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Compartilhar