A Assessora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes, recebeu na manhã desta terça-feira (17/09) o Prêmio Maria Auxiliadora – Dodora, instituído pelo Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede/MT).
O prêmio presta homenagem àqueles que foram de relevância na luta e inclusão das pessoas portadoras de deficiência no estado. A solenidade de entrega da honraria foi no Auditório Clóves Vetoratto, Palácio Paiaguás.
A equipe do Cosems, gestores municipais, apoiadores e demais profissionais de saúde do estado reconhecem a dedicação da Geny Lopes, que além de uma excelente profissional, nos enche de afeto. Em momentos difíceis, as falas da Geny nos grupos de Whatsapp, logo pela manhã, vêm refletir em conforto e esperança.
Nós do Cosems/MT aproveitamos a oportunidade para dizer que o nosso maior prêmio é ter a Geny como Assessora Técnica, porque a sua expertise e acolhimento nos faz lutar todos os dias por um Sistema Único de Saúde (SUS) ainda melhor.
Parabéns e muito obrigada Geny por lutar por todos nós!
Saiba um pouco sobre a Geny
Geny Lopes é formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Camilo em São Paulo e também Auditoria e Controladoria. Possui vários cursos de aperfeiçoamento em gestão pública, controle social, atenção em saúde, desenvolvimento profissional e outros.
E seu conhecimento não para por aí. Desenvolveu vários cargos na gestão pública, participou de várias comissões, grupos de trabalhos e assessorias que contribuíram com as proposições de várias ações e serviços de saúde no âmbito nacional, estadual e municipal. Também atuou, e atua, como facilitadora de várias oficinas, cursos, seminários, conferências que debateram, propuseram e deliberaram ações para o SUS. Ainda contribui em pesquisas e produção de material didático de relevância para saúde pública.
Geny faz a diferença no Cosems/MT desde a sua criação, demonstrando que a sua afetividade e afinidade com a missão do Cosems se assemelha ao seu sentimento pelo SUS. Começou a acompanhar as ações do Conselho ainda em 1993, como gestora municipal. Depois colaborou na coordenação de ações conveniadas ao Cosems, a exemplo de duas conferências estaduais.
Começou a atuar como Assessora Técnica do Conselho no ano de 2009. Atualmente desenvolve várias funções, entre orientações nas áreas da atenção à saúde (atenção básica, média, alta/ambulatorial, hospitalar, emergência, etc), gestão de pessoas, de transporte sanitário, controle social, coprodução pedagógica das oficinas, coordenação dos apoiadores, representações na câmara técnica, comissões e grupos de trabalho e suporte aos eventos da instituição.
Geny é esposa, mãe, avó e profissional, paixões refletidas no seu dom de ajudar o próximo. Confira a entrevista completa com ela no link.