Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 02/08/21: campanha de vacinação, destaques e muito mais

Publicado em:
11 de agosto de 2021

Reunião Web do Colegiado Gestores Municipais (CGM) Região Norte Mato-grossense, que ocorreu dia 27/07, com a participação da equipe técnica e gestores.

 width=

 

Reunião Extraordinária de CGM da Região Alto Tapajós, realizada presencial no município de Apiacás-MT, em período integral, tendo como pauta principal: discussão sobre a elaboração da proposta do Plano de Ação do Programa Mais MT Cirurgias 2021.

 width= width= width= width=

 

Reunião de CGM Centro Norte no dia 28/07.

 width= width= width= width=

 

Reunião de urgência da Comissão Intergestores Regionais (CIR) na Região Sul.

 width=

 

Reunião de CIR extraordinária Médio Araguaia/Água Boa

 width= width=

 

Web Reunião do Grupo condutor da Planificação da Atenção à Saúde em Mato Grosso da Região Norte Araguaia Karajá.

 width=

 

Reunião da câmara técnica de Regulacão ainda sobre os gargalos principalmente da ortopedia.

 width=

 

Reunião ordinária do Conselho Municipal de Saude de Aripuanã, com as pautas: Conferência Municipal de Saúde 2021, Aprovação de EP de Custeio PAB e MAC e Aprovação de Balancetes meses 03 e 04/2021.

 width=

 

No dia 29 de julho a Secretaria de Saúde de Apiacás, por meio da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, deram início às Capacitações que serão promovidas para os profissionais da Educação. Na oportunidade, foi abordado o Protocolo Sanitário de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da Pandemia.Um passo importante para a criação de um Ponto Focal em cada Escola e monitoramento semanal nas Unidades de Ensino pela VISA Municipal.

 width= width= width= width=

 

Ações realizadas em Querência: Hiperdia, Coleta de laboratório e Solicitação de hemogrobima glicada.

 width= width= width= width=

 

A Vigilância Ambiental de Juscimeira possui um conjunto de ações com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde, nesse foco, a equipe realizou um inquérito de sorologia canina para detecção de Leishmaniose Visceral e borrifação após uma denúncia de Chagas na abrangência do município.

 width=

 

Em Apiacás está sendo desenvolvida a ação integrada entre Atenção Básica e UDR de Avaliação de pacientes para detecção precoce da Hanseníase.

 width=

 

Estar imunizado contra a influenza reduz os casos gripais em que há necessidade de cuidados mais intensos. Com objetivo de que a população possa ser vacinada, visto uma baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de Alto Araguaia promove a campanha de forma itinerante. A ação busca imunizar pessoas acima de seis meses de idade.

Uma equipe de profissionais da saúde percorre pontos com grande fluxo de pessoas na busca ativa de quem ainda não se vacinou contra a gripe. Saiba mais aqui.

 width=

 

Capacitação sobre Hepatites Virais e Tumores Hepáticos, ministrada por um Especialista em Oncologia, em Sorriso.

 width=

 

VISA de Juscimeira. As vistorias são ações realizadas pela Vigilância Sanitária afim de garantir a segurança do público. A equipe esteve nas Unidades Educacionais do Distrito de Santa Elvira e Distrito da Placa de Santo Antônio.

 width= width=

 

Itiquira está promovendo atendimento de consultas oftalmológicas.

 width=

 

Alta Floresta: reunião no CER para discutir a Instrução Normativa do Transporte Sanitário Eletivo – TSE. Momento marcante a toda equipe!

 width= width=

 

Reunião com o CMS para apreciação do PMS de Água Boa para o quadriênio 2022/2025

 width=

 

No dia 27 de julho foi desenvolvido em Apiacás o Laboratório de Estudo entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Essa primeira etapa foi desenvolvida para os ACE, as ACS e os Fiscais Sanitários para a retomada das ações prioritárias a serem desenvolvidas de forma conjunta e individualizada, objetivando a melhoria dos indicadores e consequentemente das condições de Saúde da nossa população.

Na oportunidade, a equipe agradece o empenho das Enfermeiras Josiane, Bruna, Carol e Sílvia. Durante o evento foram distribuídos EPI’s, tendo um agradecimento especial a Rose da Loja Dom Bosco que patrocinou os Chapéus para as Equipes e a Secretaria Municipal de Educação e Direção da Escola Municipal Centro de Promoção Educacional pela liberação do espaço. Saiba mais aqui.

 width= width= width= width=

 

Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizado em Hanseníase – Alta Floresta: Atendimento hansenólogo; Educação em Saúde e triagem: odontologia; Busca ativa; Prevenção de Incapacidade.

 width=

 

Comodoro realizou a campanha de vacinação – Dia D – contra a Covid 19, no dia 24 de julho. Participaram 67 profissionais divididos entre 5 pontos na cidade e mais dois pontos de vacinação na zona rural. Foram imunizadas 1816 pessoas, acima de 18 anos, com primeira dose.

A gratidão vai às equipes de saúde e a todos que participaram das atividades apoiando e divulgando a ação. A equipe ainda agradece à comunidade que foi sensível e atendeu ao chamamento da campanha durante o sábado de maneira ordeira e tranquila, e aos comerciantes que liberaram seus colaboradores para visitar os pontos de vacinação.

 width= width= width= width=

 

Ações em Santa Carmem: grupo de tabaco e planejamento familiar.

 width= width=

 

Varal Solidário – Iniciativa do Esf 1 em Poxoréu.

 

Campanha de vacinação em Pontes e Lacerda.

 

Secretaria de Saúde de Poxoréu realiza campanha para vacinação dos jovens.

 

Dia D da vacinação contra a Covid e Influenza em Santo Antônio do Leste.

 width= width= width= width=

 

No dia 31 a secretaria de saúde de Alto Garças esteve realizando teste para detectar Covid nos funcionários da secretaria municipal de educação e nos alunos, para que o retorno as aulas seja de forma segura. Os testes foram realizados no sábado e domingo.

 width=

 

Informativo Saúde: Vice-Regional Cosems Alto Tapajós/ Secretária de Saúde de Apiacás.

 

Campanha de vacinação em Tesouro.

 width= width=

 

A Secretaria de Saúde de Luciara realizou no dia 28 de julho a palestra com o tema, Previne Brasil, para os profissionais da saúde, enfermeiras, médicos, agente comunitários de saúde, NASF, vacinadoras, odontólogos e do setor administrativo, participaram do evento. As orientações foram repassadas pela enfermeira e apoiadora do Cosems, Iza Karolyne Silva de Assis.

 width=

 

Boletim informativo de saúde de Pedra Preta. Acesse aqui.

 width=

 

Vacinação em Primavera do Leste.

 

Vacinação em Jangada.

 

Campanha de vacinação em Dom Aquino. Nos dias 28 e 29 de julho as pessoas com idades entre 30 e 34 anos puderam se imunizar contra a Covid.

 width=

 

Rede de Atenção Básica de Alta Floresta realizou uma capacitação de triagem neonatal para técnicos de enfermagem. Palestrante: Enf. Lígia Piton.

 width=

 

É com grande parceiros que construímos uma Cidade melhor. Esse trabalho foi desenvolvido pela Diretora Cida da Escola Municipal Centro de Promoção Educacional em Apiacás.

 

Ouvidoria itinerante em Sorriso.

 width=

 

Dia D da Campanha de vacinação em Apiacás.

 

Refrigerador recebido por Feliz Natal.

 width=

 

Educação Permanente em Alto Taquari com os profissionais da Atenção Primária com a temática: Previne Brasil novo financiamento, indicadores de desempenho, como realizar o registro de forma correta no ESUS/AB, apresentação do resultado dos indicadores do Q1 de 2021 e pactuações para melhora dos mesmos, além da explanação da nova Lei Municipal que regulamenta o incentivo financeiro aos profissionais da APS.

 width= width= width= width=

 

Campanha de vacinação contra a Covid em Água Boa.

 

Caminhão com as geladeiras da Energisa chegou a Santa Rita do Trivelato.

 width=

 

Campanha de vacinação em São José do Povo.

 width=

 

Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizado em Hanseníase – AAER Alta Floresta

 width=

 

A Equipe de Saúde da Família Rural em Apiacás intensificou o atendimento domiciliar a pacientes com Diabetes e Hipertensão.

 width= width= width=

 

A secretaria de saúde de Paranaíta, por meio do PSF IV, realizou um encontro muito produtivo com o grupo de “DIABETES MELITUS” onde contou com a presença da equipe multidisciplinar para oferecer mais qualidade e informação aos nossos clientes. Participaram a nutricionista Thais Tavares, Farmacêutica Keila Volpe e toda a equipe do PSF IV.

Na Ação foi entregue aos Diabéticos que fazem uso de insulina uma bolsa térmica com gelox para que ao buscar a insulina todos os meses na Farmácia Municipal possam acondicionar de forma correta até chegarem em seus lares. Dessa forma podemos garantir a qualidade da insulina durante o transporte até os domicílios.

 width= width= width=

 

No dia 30 de julho, Alto Boa Vista começou a vacinar contra a Covid-19 a população com 30 anos ou mais. A organização da vacinação baseia-se na quantidade de doses disponíveis para a aplicação. A equipe optou por orientar a população no momento antes de vacinação: Ciência e mitos; como é distribuído as vacinas e processo resoluções de CIB; importância do trabalho da agente comunitária de saúde; possíveis reações das vacinas e o que fazer com elas; documentos necessários para a vacinação e porque é necessário; qual ou quais a vacina(s) serão disponíveis no dia; intervalo da segunda dose e importância da segunda dose; consumo de bebidas alcóolicas e seus possíveis efeitos; tira dúvidas e mitos da população presente; cuidados preventivos mesmo após vacinação; uso de mascara e hábitos de higiene na prevenção de infecções.

Assim, a equipe de de saúde e vacinação tem acompanhado a aplicação efetiva e pouco abstencionismo da segunda dose da vacina, assim como a diminuição de notícias e alarmes falsos na comunidade.

 width= width= width= width=

 

Projeto Terapêutico Singular (PTS) de Saúde Mental na Atenção Básica em Paranaíta. Profissionais da Atenção Primária do Posto de Saúde da Família 2 reunidos com equipe multidisciplinar em diálogo interativo, o que permite o compartilhamento de casos especiais, que merecem uma atenção diferenciada na linha do cuidado, possibilitando ver o indivíduo no seu todo.

A partir do levantamento de dados e discussão de problemas, estabelece-se um plano de trabalho para resolução de problemas. Essa comunicação se torna efetiva pois vários profissionais juntos constroem o pensamento reflexivo e integrador em favor da qualidade de vida do paciente. Profissionais envolvidos: Médico, Enfermeiras do PSF e do Hospital Municipal, Agentes Comunitários de Saúde, Psicóloga e Assistente Social da Unidade Descentralizada de Reabilitação.

 width= width=

 

Reunião grupo condutor do PlanificaSUS com os gestores da região de saúde sul mato-grossense. Com a participação do Secretário Adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde – Juliano Melo, Presidente do COSEMS MT – Marco Antônio Norberto, Secretários Municipais de Saúde, entre eles o Secretário do Município Polo Rondonópolis – Vinícius Amoroso, Rep. do CONASS – Maria José, Rep. Ministério da Saúde – Danylo Vilaça e Rep. Hospital Albert Einstein – Márcio Pareski.

Temas abordados: A importância do PlanificaSUS no processo de organização da atenção à saúde em Mato Grosso; Resgate no tempo e Retomada da proposta da Planificação e a organização das Redes de Atenção à Saúde; Diálogo com os gestores da região de saúde Sul Mato-Grossense.

 width=

 

Vacinômetro de Juscimeira.

 width=

 

Campanha de vacinação em Guiratinga.

 

Um pouco do que foi a semana de vacinação em Tangará da Serra. O município atingiu 79,2% da população acima de 18 anos com a 1ª dose.

 width= width= width=

 

Sábado, dia 31, foi dado início ao mutirão da saúde, em Primavera do Leste. Na semana serão mil consultas oftalmológicas. Só no dia do mutirão foram atendidos 80 pacientes de oftalmologia. Simultaneamente ainda foi promovido o atendimento com consultas de Reumatologia e Endocrinologia. Logo também será realizado o mutirão de cirurgia de Hérnia, Vesícula, Cataratas e Histerectomia. Com isso, o município volta a realizar as cirurgias que estavam paralisadas em decorrência da pandemia, respeitando todas as exigências sanitárias.

 width=

 

Campanha de vacinação em Jangada.

 width=

 

Vacinação contra a Covid no ESF Vila Rica, em Arenápolis.

 width=

 

É emocionante ver o comprometimento de uma equipe de estar vacinando em pleno sábado; Em Apiacás foram mais de 400 vacinadas contra a Covid. A equipe agradece aos parceiros da Educação pela liberação da Quadra da Escola Municipal Centro de Promoção.

 width= width= width= width=

 

Campanha de vacinação em Sapezal está a todo vapor.

 width=

 

Ação da equipe de Vigilância Sanitária no combate à dengue em Tangará da Serra.

 width=

 

A Maria Eunice, Agente Comunitária de Saúde no Município de Juscimeira, descreveu como o TACS ajuda na sua qualificação profissional e ainda apresentou uma das famílias que ela acompanha. Veja o vídeo aqui.

 width=

 

Dia D da vacinação em Guiratinga no domingo.

 width= width= width=

 

Campanha Agosto Dourado em Itaúba.

 width=

 

Parabéns Guiratinga pelos seus 88 anos.

 width=

Compartilhar