Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 06/03/2023: destaques na área da saúde em Mato Grosso

Publicado em:
6 de março de 2023

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Tabaporã

Foi promovido no dia 03/03 pela Secretaria de Saude de Tabaporã a Pré-Conferência para avaliar a situação da saúde e construir propostas para as políticas públicas, com debates preparatórios no Distrito de Nova Fronteira. A Conferência será realizada no dia 30/03/2023.

Juara

Foi realizado no dia 03/03 pela Secretaria de Saud, juntamente com o CREAS, uma ação voltada ao Março Lilás – Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero envolvendo as Unidades de Saude, os Esf Porto Seguro e Esf Jd América e o CTA/SAE.

Juara

Foi realizado no dia 04 de março um Pit Stop para divulgação do Arrastão do Lixo Da dengue. Ação multidisciplinar que visa recolher todo e quaisquer materiais descartável que possam acumular água e que sirvam de criadouro do mosquito da dengue.

Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou no dia 03 de março a formatura da quinta turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Três médicos colaram grau e receberam a certificação de especialista.

A solenidade contou com homenagens, apresentação de música e com a presença de amigos e familiares dos formandos, servidores municipais, além da mesa de honra.

Veja mais aqui!

Canarana

7ª Conferência Municipal de Saúde.

Santa Carmem

Palestra com a Psicóloga nas escolas para falar sobre a saúde mnetal.

Apiacás

Campanha Março Lilás.

Apiacás

Projeto Gestar e Maternar realizou ação com as gestantes.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a ação do mês de fevereiro no ESF CANA em alusão ao fevereiro roxo sobre: Alzheimer, fibromialgia e lúpus e fevereiro laranja sobre: leucemia.

Foi realizado: Orientações profissionais sobre as doenças, sinais e sintomas; Aferição de pressão arterial; Realização de glicemia capilar em jejum. Foi ofertado um delicioso café da manhã;

Os profissionais que realizaram esta ação em prol à saúde foram: Médico: Dr. Hector, Técnica de enfermagem: Simone, Recepcionista: Suzane, ACS Marly e auxiliar Rosana.

Brasnorte

Campanha de combate à dengue.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a ação do mês de fevereiro no ESF São Paulo Apóstolo. Em alusão ao fevereiro roxo sobre: Alzheimer, fibromialgia e lúpus e fevereiro laranja sobre: leucemia. Foi realizado orientações profissionais sobre as doenças, sinais e sintomas; tratamento e prevenção.

Os profissionais que realizaram esta ação em prol a saúde foram: Médica: Dra Adriana, Enfermeira: Paula, Técnica de enfermagem: Maria Costa, Recepcionista: Geicimara, Psicólogo: Mario.

Apiacás

Dia de atendimento na Vila Mutum. A Equipe de Saúde da Família Rural desenvolveu ações de Enfermagem, Médica e Odontológica. 

Tangará da Serra

A equipe da regualação da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra realizou nos dias 03 e 04 de Março o mutirão de consultas oftalmológicas, fruto de demanda reprimida  a ação se repitirá nos dias 24 e 25 de março e 28 e 29 de Abril,  o Secretário Wellington Bezerra espera com esses atendimentos praticamente zerar a fila de espera, e o que antes era uma dúvida por uma consulta deverá ocorrer de forma natural e célere.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no mês de fevereiro os Grupos Saúde em Ação, na comunidade Maravilha, Setor Caná, Delrey e Nazaré.

Neste primeiro encontro foram realizadas palestras sobre alimentação saudável, atividades física e orientações de como será realizado o projeto Saúde em Ação. Todos os grupos serão acompanhados pelos profissionais a cada 30 dias.

Palestra realizada pela Nutricionista Ana Caroline e Educador Físico Ivo Lima e apoio das Unidades de Saúde e Comunidade.

Sinop

A Prefeitura de Sinop vem avançando, grandemente, na garantia do cidadão à saúde pública, investindo em capacitação profissional, reformando Unidades de Saúde e, diminuindo a espera por consultas especializadas, exames de imagem e, principalmente, a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro de 2022 até 28 de fevereiro de 2023, foram realizadas 976 cirurgias e 3.446 exames. Os números correspondem, apenas, aos serviços executados por meio do Programa Mais MT Cirurgias, que é uma parceria entre os governos Estadual e Municipal, no qual os procedimentos são adquiridos via consórcio municipal de saúde. 

Saiba mais aqui!

Vila Bela da Santíssima Trindade

Academia da Saúde com a 3° Idade, com Fisioterapeuta. Os idosos com qualidade de vida. 

Vila Bela da Santíssima Trindade

Academia da Saúde ao ar livre, com esse visual lindo do Rio Guaporé e Serra Ricardo Franco, com direito a visita do boto cor de rosa. A ação contou com a Educadora Física e Fisioterapeuta.  

Jangada

A VII Conferência Municipal de Saúde de Jangada reuniu várias pessoas para debater o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jangada.

A programação ocorreu no dia 03 de março, na Câmara Municipal e teve como objetivo, além de pontuar os serviços prestados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e o SUS, deliberar as propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde.

Saiba mais aqui!

Mirassol D’Oeste

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Mirassol d’ Oeste realizaram a VIII Conferência Municipal de Saúde de Mirassol d´Oeste – MT no dia 24 de fevereiro na Câmara Municipal de Vereadores.

Com o tema: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. A etapa municipal promoveu debates acerca das possibilidades sociais e políticas, dos direitos e a saúde das pessoas, sendo que esse avanço contou com a participação social.

Neste momento, foram levantadas propostas que contribuirão para a formulação de políticas públicas do SUS – Sistema Único de Saúde, e que impactarão diretamente na saúde da população.

Tapurah

Academia da saúde.

Planalto da Serra

Saúde bucal nas escolas – PSF Delcides Martins Ferreira.

Terra Nova do Norte

Dias 09 e 10 de março Terra Nova do Norte realiza Conferência Municipal de Saúde. 

Dia 09/03 – Horário – 19h às 21h
Dia 10/03 – Horário – 7:30h às 17h

Local: Câmara Municipal

Veja convite aqui!

Nova Santa Helena

Visita domiciliar. A visita é uma atuação terapêutica em domicílio a pacientes acamados, mas, também, a maneira pela qual a equipe realiza a busca ativa aos faltosos, identificação da demanda reprimida, ações de promoção, prevenção e de educação em saúde.

Nova Santa Helena

Orientação e Prevenção sobre a dengue nas escolas para crianças entre 4 e 14 anos com o objetivo de levar conhecimento e prevenções a serem tomadas em suas residências para extinguir possiveis criadouros do mosquito.

Nova Santa Helena

Capacitação Hanseníase. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde,
realizou uma capacitação sobre a hanseníase, para agentes comunitários de saúde e profissionais da APS. A capacitação busca conscientizar sobre as manifestações clínicas da doença, alertar para importância do diagnóstico e tratamento precoce da hanseníase.

Nova Santa Helena

Grupo Hiperdia realizado todas às quintas-feiras por microárea, sempre trazendo profissionais para palestras, incluindo o Educador Fisico, Nutricionistas e Psicólogos para a promoção da saude.

Nova Santa Helena

Capacitação sobre Câncer de Colo de útero e Câncer de Mama para os profissionais de enfermagem e agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

Cotriguaçu

Abertura da 8 Conferência Municipal de Saúde de Cotriguaçu.

Figueirópolis D’Oeste

Conferência Municipal de Saúde.

Tangará da Serra

Resgatar a autoestima e dar dignidade a para as Pessoas que terão um bom motivo para voltar a Sorrir. É com esse propósito que a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra informa que passará a disponibilizar Próteses Dentárias para os cidadãos Tangaraenses através do Programa LRPD (Laboratório Regional de Próteses Dentárias).

Para ser beneficiado o cidadão tangaraense deverá procurar a unidade de saúde do seu bairro, onde possui equipe odontológica, para receber a avaliação e encaminhamento para regulação. O horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Família é de segunda a sexta-feira das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

Todas as etapas serão realizadas em unidade de saúde específica e horário definido após a triagem inicial. O paciente deverá manter seu cadastro atualizado para ser informado do dia e horário para iniciar o tratamento.

Santa Carmem

Atenidmento com fonoaudiólogo, teste de orelhinha e linguinha no município.

Santa Carmem

Programa Saúde na Escola no município.

Alto Boa Vista

Conferência de saúde no município.

Paranaíta

A equipe da Central Municipal de regulação esteve dialogando sobre processo de trabalho para cada vez mais melhorar a oferta de serviço a população.

Sinop

Campanha de combate à dengue – seja um agente em sua casa.

Apiacás

Campanha para atualização do cartão sus.

Nova Ubiratã

No dia 22 de fevereiro foi dado início a 2° edição do carro da vacina, tendo disponível todas as vacinas de rotina e contra covid-19, PFIZER adulto, PFIZER Pediátrica e Janssen.

Carro da vacina vai passar na sua casa , fiquem atentos, não perca oportunidade de atualizar sua carteira de vacinação!

Paranaíta

No dia 2 de março a média ginecologista Dra Maria Paula compartilhou informações importantes sobre DIU, Diabetes Gestacional, Exame preventivo e outros assuntos com os médicos e enfermeiras da Atenção Básica. 

Dialogando e integrando a atenção básica com a média complexidade buscando otimizar os serviços ofertados e construir protocolos e fluxos de acessos. Educação Permanente é o caminho para qualificarmos cada vez mais os trabalhadores da saúde.

Lucas do Rio Verde

Encontro de Hiperdia! O PSF Rio verde reuniu os pacientes hipertensos e diabéticos para uma conversa com profissionais da saúde. Nessa semana foi com a participação das odontólogas, Bianca e Letícia, falando da importância da saúde bucal.

Lucas do Rio Verde

Em alusão ao Mês da Mulher, a Secretaria de Saúde, por meio das unidades de saúde, realizará uma série de atividades dedicadas às mulheres. As ações serão distribuídas nos PSFs de Lucas do Rio Verde. 

Dentro da programação estão rodas de conversas, orientações sobre Planejamento Familiar, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), palestras nas salas de espera, testes rápidos, exames de Papanicolau (CCO), consultas com enfermeiros, médicos e dentistas. 

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

Começaram, no dia 24 de fevereiro, as pré-conferências de Saúde, nas áreas de abrangência das unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde, moradores dos bairros e trabalhadores da Secretaria de Saúde. Ao todo, são três encontros antes da realização da Conferência Municipal.

A reunião teve como objetivo discutir com a população a saúde no município, principalmente o que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

As unidades de saúde do Rio Verde e Bandeirantes, de Lucas do Rio Verde, realizaram uma palestra para adolescentes com o tema “Viva seu tempo: Previna a gravidez na adolescência”.

A Escola Estadual Dom Bosco recebeu a equipe do Rio Verde, composta pela Drª Tayná Orlandi, com apoio dos agentes comunitários de Saúde, Aleciane Matos e Jorge Luiz. Já no Bandeirantes, os alunos da Escola Estadual Ângelo Nadin foram até o PSF para a palestra com a assistente social, Lara Reiz Basilio Andrade.

Lucas do Rio Verde

Começou no dia 28 mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde. Nesta nova fase, as pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer. Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Por ora, o grupo prioritário da fase 1, são pessoas com 70 anos ou mais. A meta é vacinar 90% do público-alvo. O Ministério da Saúde afirma que, a partir do mês de março, o calendário de vacinação deve ser aberto para outros grupos.

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

As equipes das unidades de saúde de Lucas do Rio Verde desenvolvem atividades físicas para os pacientes, juntamente com os profissionais de fisioterapia e educadores físicos, e com a parceria do Programa Viva Lucas, da Secretaria de Esporte e Lazer. Entre as atividades estão caminhadas e alongamentos. 

O objetivo é que os exercícios auxiliem na qualidade de vida. E as ações são gratuitas e voltadas para todo público.

Saiba mais aqui!

São José do Rio Claro

Na Unidade de Saúde 3 foi dia de puericultura e os bebês foram avaliados e receberam todos os cuidados, um deles foi na área de saúde bucal.

São José do Rio Claro

A equipe da saude esteve presente na conferência da assistência social, e de suma importância a união de esforços para melhorar o atendimento à população

São José do Rio Claro

A secretaria municipal de saúde capacitou as vacinadoras para as campanhas de vacinas atuais, uma delas é da Covid.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Igreja Presbiteriana Renovada convida todas as mulheres a participarem do café da tarde Março Lilás, uma ação que visa realizar prevenção e orientações sobre o câncer de colo do útero. O evento ocorrerá no dia 08 de março na Igreja Presbiteriana Renovada (ao lado da Câmara de Vereadores).

Nova Monte Verde

No dia 28 de fevreiro a Prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Unidade Mista de Saúde, mais uma etapa de atendimento médico em ortopedia proporcionando conforto, comodidade e praticidade aos pacientes. Entre retornos e novas consultas, foram atendidos 40 pacientes pelo médico ortopedista Diego Muller.

Além da consulta médica, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou exames de Raio X. Os casos que necessitam passar por procedimento são atendidos também na Unidade Mista de Saúde, na ala de atendimentos de especialidades.

Novo São Joaquim

Controle de leishmaniose.

Sinop

Começa em Sinop a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Durante a semana, a vacina bivalente será disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Sinop e, aos sábados, mo Cia Jacarandás, Cia André Maggi, UBS Vindilina II e UBS Primaveras. Acesse o site da Prefeitura e saiba mais informações.

Apiacás

Secretaria Municipal de Saúde de Apiacás desenvolveu neste sábado uma grande ação de Testagem Rápida de HIV, SÍFILIS E HEPATITES.

Marcelândia

Pela manhã na ESF 03 encontro com paciente com diabetes! Realizado teste de glicemia, aferição da PA, solicitação de exames, café da manhã e atividade recreativa e roda de conversa.

Peixoto de Azevedo

Os profissionais da saúde realizaram no dia 24 de fevereiro uma palestra sobre Gravidez na Adolescência na Escola Estadual Leonisio Lemos, localizada no distrito União do Norte município de Peixoto de Azevedo.
Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde e Programa Saúde na Escola voltada para os adolescentes, ministrada pela Dra. Kalinka Aires, enfermeiro Marcos César as técnicas Francieli da Silva e Kassia Aparecida.

Os temas abordados foram: fase entre criança e adulto, impactos do corpo, relação sexual, métodos contraceptivos,  planejamento familiar, pré-natal, os riscos na gestação, os possíveis agravamentos na saúde da mulher e do bebê, gravidez não planejada, lado emocional, impactos social, alta evasão escolar etc.

Matupá

Convite para 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Chapada dos Guimarães

Academia de saúde.

Santa Carmem

Palestra e prevenção à cárie na escola.

Santa Carmem

Atendimento de pediatra.

Brasnorte

Reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Brasnorte.

Veja vídeo aqui!

Sinop

Secretária de Saúde Daniela Galhardo e equipe técnica – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Enfermeira Joana Rodrigues, cumprem agenda em Cuiabá nesta terça-feira (28/02), no Ministério Público do Trabalho.

Municípios mais populosos e exemplares notificantes: Sinop; Rondonópolis; Tangará da Serra; Cáceres; Cuiabá e Várzea Grande. Esses municípios foram convidados para auxiliar os municípios silenciosos, que são aqueles que não estão notificando via sistema SINAN, os quais são 23 municípios silenciosos.

Veja vídeo aqui!

Sinop

A Prefeitura de Sinop lançou o mutirão de combate a dengue, que até o dia 28 de abril atuará em 15 bairros do município. A ação será na Escola Municipal de Educação Infantil Elizete Dallabrida, na Rua Tébis, nº 26, no Residencial Sebastião de Matos (região dos Vilas).

O mutirão contará com a participação de 22 agentes de endemias, sendo que todos estarão devidamente identificados com crachá e o nome vinculado ao site da prefeitura, com foto disponível para consulta.

Saiba mais aqui!

Sinop

Programação especial que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preparou para o mês dedicado às mulheres. A programação já iniciou no dia 1º de março.

Araguainha

Convite para a VI Conferência Municipal de Saúde,

São José do Rio Claro

A Unidade de Saúde II, divulga o Resultado da votação, realizada com a comunidade por meio do Google forms. Foi enviado um link em que os clientes votaram a forma que preferiam o agendamento de consulta médica, para que assim a Unidade reorganizasse seu processo de trabalho.  Sendo assim encerrada a enquete, essa é a divulgação dos resultados. A partir de agora está definido que metade das consultas serão agendadas e a outra metade serão vagas da fila.

Em São Jose do Rio Claro, as unidades de saúde utilizam sistema que oportuniza a audiência pública virtual, e após a unidade válida isso presencialmente.  

Paranaíta

Representantes da saúde na VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Paranaíta

A Equipe da Saúde de Paranaita realizou um Aulão de orientação para escrever trabalhos para Mostra de Experiências exitosas. Participaram os profissionais que vão escrever suas experiências. O momento foi ministrado pelas enfermeiras Jeane Pinheiro e Alessandra Bezerra que compartilharam seus conhecimentos. 

Alta Floresta

Mais um projeto do Ambulatório de Hanseníase saindo do papel. A equipe vai trabalhar sobre a tema com os professores e alunos da educação municipal de Alta Floresta. Posteriormente serão abrangidas as escolas estaduais e particulares.

Paranaíta

No dia 27 de fevereiro mais de 150 mães e pais participaram de encontro realizado pela saúde e assistência social onde a ginecologista Dra Maria Paula abordou o tema “gravidez na adolescência”. A proposta foi sensibilizar os pais quanto a importância da prevenção e da informação para evitar a gravidez. Saúde em Ação: Gravidez na Adolescência!

Tangará da Serra

Ações Educativas em Tangará da Serra a USF Jardim dos Ipês está realizando encontros com a Comunidade para convesarem sobre a prevenção do uso do álcool e drogas e acolhimento. 

Sinop

Convite às servidoras para o Talk Março Delas.

Apiacás

Os Grupos Gestar e Maternar contaram com a participação das Enfermeira Marlene e Ana Paula, juntamente com a Nutricionista Napoleana. Orientações importantes foram feitas com relação ao pré-natal e o parto. E, hoje as Getantes visitaram o Hospital Municipal de Apiacás para conhecer o ambiente de internação obstétrica e, ter conhecimentos das ações do pré-parto que são desenvolvidas pela Equipe Hospitalar. 

São José dos Quatro Marcos

Prefeitura Municipal e Secretaria dão início às ações do CAPS. O CAPS realizará rodas de conversa em todas as comunidades rurais no decorrer do ano, iniciando pelo Distrito de Santa Fé (27/02). A Terapia Comunitária foi um momento maravilhoso, muito expressivo focado no cuidado, escuta, acolhimento e partilha de inquietações e experiências de vida. Estivem presentes ainda a Coordenadora da Assistência Especializada: Ana Flávia Borges e com Enf. do PSF rural: Helisson, além do apoio da Secretária de Saúde: Valquiria Plaqui Maldonado.

Compartilhar

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.