Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 08/08/2022: ações de destaque na saúde

Publicado em:
8 de agosto de 2022

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Juscimeira

Com objetivo de levar ações de promoção a saúde e prevenção de agravos a toda população, a equipe do PSF 1, coordenada pela Enfermeira Mariangela Bastos, realizou visita ao paciente em cuidados domiciliares que não possui condições de deslocamento até a unidade.

Juscimeira

Equipe de Socorro e Emergência – Festa do Padroeiro Bom Jesus. Atendendo a necessidade da comunidade, a equipe da SMS esteve dando suporte na festa do Padroeiro Bom Jesus realizada nesse domingo, 07 de agosto, nas dependências da chácara dos padres.

Matupá

Homenagem ao dia nacional da saúde.

Carlinda

A SMS convida toda a população e também os Hipertensos e diabéticos para a Caminhada do Bem que será para combater o alto colesterol e buscando hábitos saudáveis. A ação será realizada no dia 25 de agosto na Academia de Saúde em frente ao Ginásio de Esportes.

Após a caminhada será ofertado: Café da manhã; Orientações profissionais; Aferição de pressão arterial; Renovação de receitas médicas.

Nortelândia

A Equipe Denise Aparecida da Silva do ESFIII realizou palestras para Gestantes e Puerpéras em consonância ao Agosto Dourado. A palestra foi ministrada pelo Dr. Aguiar, a Enfermeira Atilana Formighieri e o Dentista Guilherme Ormond, salientando pontos importantes do Aleitamento Materno, como os exercícios de alongamento e flexibilidade para melhoramento da circulação e bem estar, a importância do afeto, amor e o laço familiar de mãe e filho, amamentação correta, banho de sol para as mamas, aparelhos para facilitar a amamentação, a importância da alimentação certa e saudável, e demais orientações.

Além do atendimento com as gestantes, foram realizados sorteios de brindes para as presentes.

Carlinda

A SMS convida toda a população rural em geral do Setor Caná e Nazaré para ação voltada à prevenção e controle do alto colesterol. Serão ofertados: Palestra educação em saúde; Aferição de pressão arterial; Teste de glicemia capilar, em jejum; Solicitação de exames de rotina. Haverá um delicioso café da manhã.

Dom Aquino

Leilão em prol do Hospital de Câncer de MT.

Nova Canaã do Norte

Nova canaa do Norte realiza leilão em prol ao Hospital do Câncer de Cuiabá.

Tangará da Serra

Capacitação em Hanseníase para profissionais da AB de Arenápolis realizado pela equipe do AER de Tangará da Serra no dia 05 de agosto.

Tangará da Serra

Saúde em movimento traz atendimentos nas USFs aos sábados de agosto em Tangará da Serra.

Tangará da Serra

Neste sábado (06/08) as primeiras doses da vacina contra o Covid-19 foram aplicadas em crianças de 03 e 04 anos em Tangará da Serra.

Itaúba

Palestra sobre ISTs e Vacinação Covid-19 no município de Itaúba

Marcelândia

Semana do Bebê – Selo Unicef. Atividade desenvolvida na ESF-II Vila Tupi com atividades pedagógicas, suplementação de ferro e vitamina A, educação em saúde, vacina e consulta médica. Temas debatidos: Orientações sobre primeiros socorros no engasgo de bebês e crianças, com dr. Hector; Orientações sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, com a dra. Vanessa; Orientações sobre higiene bucal, com a dra. Isabel.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sindicato Rural, convida todas as gestantes e mamães que estão amamentando para uma oficina de conhecimentos sobre a amamentação e seus desafios.

Será ofertado Palestra com a Nutricionista e Enfermeira sobre: Amamentação e seus desafios;
Conhecimentos sobre o preparo de uma boa alimentação para bebês a partir de 6 meses;
Forma correta de ofertar os alimentos.

A Oficina será no dia 19 de Agosto de 2022 no NAC – (Nucleo Avançado de Capacitação) Salão de Cursos do Senar.

Água Boa

No mês que celebra o Aleitamento Materno, o “Agosto Dourado”, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma campanha pedindo a colaboração da população para doar recipientes de vidro com tampa plástica para armazenamento de leite materno. Os frascos serão doados posteriormente para o Banco de Leite Humano do Estado de Mato Grosso.

Onde doar

Os interessados em ajudar podem deixar o recipiente de vidro com tampa plástica na recepção das ESFs, PSFs, no Centro de Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde. De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Agua Boa

Informativo da saúde.

Carlinda

Foi realizada uma ação de vacinação e testes rápidos em armazéns, construtoras e entidade filantrópica, com palestras orientativas quanto a importância de estar com o cartão de vacina atualizado e a identificação precoce de doenças.

Foram atualizados o cartão de vacinação, com as vacinas: Covid-19, Influenza (Gripe), antitetânica e hepatite B e realizados testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, hepatite B e C.

A ação foi promovida no Armazém Cofco, na Construtora Madrid Engenharia e na Fazenda Esperança. Parabéns às Enfermeira e Coordenadora da Imunização Aldecy e Enfermeira Amanda e apoio de toda unidade de Saúde.

Paranaíta

No dia 04 de agosto a Equipe do PSF2 de Paranaíta foi até a Comunidade São Pedro (3ª Vicinal Sul) realizar encontro com os hipertensos e diabéticos da área da ACS Patrícia, onde aproximadamente 20 pessoas compareceram.

Foi ofertado palestra e atividade educativa com o Educador Física Evandro, aferição da pressão arterial, peso, teste de glicemia capilar, renovação de receita, consulta médica, solicitação de exames laboratoriais e vacinação contra Covid-19 e Influenza. Dessa forma, levando o atendimento mais próximo dos usuários e garantindo o acompanhamento da saúde dos portadores destas doenças crônicas.

Matupá

Com o intuito de debater e dar mais qualidade nos atendimentos da rede pública de saúde do município, a Secretaria de Saúde por meio de sua equipe multiprofissional realizou no dia 3 de agosto uma “Ciranda de Informações”, sobre os atendimentos em todos os setores da saúde como; SISREG, Centro de Especialidades Médicas, NASF, CRDO, Hospital Municipal, Acolhimento e Vigilância em Saúde, com o intuito de atualizar os profissionais da saúde, como Enfermeiros, Recepcionistas, Agentes de combate a endemias (ACE), Agentes comunitários de Saúde (ACS), onde foram sanadas algumas dúvidas sobre: rotinas diárias, encaminhamentos e fluxo dos serviços de saúde.

Matupá

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou os preparativos para campanha de doação de sangue, onde no dia 03 de agosto a coordenadora da campanha esteve na UCTs (Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue) esteve em Colíder para tratar do planejamento para realização da Campanha.

Matupá

Enfermeira Priscila Tizziani fala sobre o dia Mundial da amamentação e sua importância, que este ano tem como tema “Educando para Prevenir”.

Veja aqui!

Santo Antônio do Leste

Campanha Agosto Dourado no município.

Confresa

PSF Urbano Vila Nova com a campanha Agosto Dourado.

Carlinda

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convidou toda a população para realizar a doação de sangue no Município de Carlinda. A ação foi promovida no dia 20 de agosto no PSF São Paulo Apostolo.

Carlinda

Informe à comunidade que iniciará a Campanha de Vacinação contra a poliomielite, atualizando o cartão vacinal e intensificando a imunização contra a Covid-19 e a Influenza em toda a faixa etária, pela equipe da imunização. A equipe estará nas comunidades rurais conforme cronograma.

Santa Terezinha

Homenagem ao Dia Nacional da Saúde.

Água Boa

A campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será realizada de 08 de agosto a 09 de setembro, com dia “D” em 20/08. Para divulgar a vacinação, as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) vão realizar visitas nas escolas da cidade, acompanhadas pelo “Zé Gotinha”.

A primeira a realizar a divulgação foi a ESF Guarujá, na Escola Municipal Guarujá. Na oportunidade, apresentaram um filme sobre o Zé Gotinha, reforçando a importância da vacinação para proteger contra diversas doenças.

Juscimeira

Equipe Multidisciplinar – Educadora Física Eliana Lima no PSF 4- Distrito Placa Santo Antônio.

“Saúde é o bem estar biopsicossocial, é uma construção diária.” E é com esse objetivo que a academia da saúde em movimento atua diariamente em todos os cantos do nosso município, incentivando a prática de atividades físicas frequentes.

Chapada dos Guimarães

A Coordenação da Atenção Básica, em parceria com a Rede de Frio da SMS, finalizou o 2° e último dia do Curso de Atualização em Sala de Vacina.

Novo São Joaquim

A Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim passa a ser destaque em todo o Vale do Araguaia e consequentemente no Estado de Mato Grosso, no que concerne ao atendimento de qualidade na saúde pública do município e na realização de cirurgias importantes no Hospital Municipal.

Antes aquela unidade de saúde que realizava 18 tipos de cirurgias, com a inclusão da ortopédica passou a oferecer 19, uma verdadeira demonstração de comprometimento com a saúde da população e na melhoria dos investimentos para alavancar a qualidade de vida do cidadão.

Saiba mais aqui!

Peixoto de Azevedo

Foram entregues uma ambulância UTI Móvel e um aparelho de Raio X para atender a demanda da população de Peixoto de Azevedo. A UTI Móvel com emenda da bancada federal e contrapartida da prefeitura no valor de R$ 274 mil e o Aparelho de Raio X no valor de R$ 288 mil com recursos próprios da prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo, e a prefeitura investiu ainda na modernização da sala do Raio X, para que o mesmo fosse instalado.

São José do Rio Claro

As unidades de saúde caprichando para orientação Agosto Dourado! Com carta ao papai!

Nova Ubiratã

Campanha do Agosto Dourado no município. 

Guarantã do Norte

Campanha do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.

São José do Rio Claro

Vacinação dos Gatos e Cães na Zona Rural.

São José do Rio Claro

Equipe da Saúde Bucal! São José Rio Claro em parceria com a Educação.

Sinop

Está disponível, no site da Prefeitura de Sinop, uma página para que os moradores possam conhecer e identificar os agentes de saúde que atuam diretamente no combate à dengue e outras endemias e que estão, todos os dias, nas ruas fazendo as fiscalizações. A proposta é dar mais segurança e novos mecanismos de pesquisa aos moradores que, por muitas vezes, ficam em dúvida quando os agentes entram em contato para realizar as vistorias nos imóveis.

Saiba mais aqui!

São Félix do Araguaia

Com início no distrito de Espigão do Leste, a Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a campanha de vacinação antirrábica. A campanha ocorreu de 01 a 08/08 e atenderá a zona urbana e rural do município, com visitas domiciliares dos vacinadores.

São José do Rio Claro

Capacitação Equipe Vacina BCG.

São José do Rio Claro

Ação noturna, USF 5, plano para bater metas Previne Brasil. 

Itaúba

Palestra preventiva e vacinação.

Sinop

Foi inaugurado no dia 04 de agosto o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes que, agora, atende em um espaço instalado na Rua dos Imbés, nº 107, Setor Comercial. A mudança tem como objetivo oferecer um espaço mais acolhedor para as aproximadamente 1,1 mil pessoas que estão, atualmente, em acompanhamento pelos profissionais do Centro. 

Saiba mais aqui!

Dom Aquino

Boletim epidemiológico. 

Nova Ubiratã

Pensando no bem-estar e em cuidar dos colegas, profissionais da saúde, a Secretaria resolveu disponibilizar atendimento exclusivo para quem se interessar e precisar, com a Psicóloga Luciane Chagas. 
Os interessados podem procurar Luciane na ESF IV, em frente à escola 19 de Dezembro.

Apiacás

E as Equipes de Atenção Básica não param de vacinar casa a casa. Não importa a distância, o objetivo é ter vacina no braço e população imunizada.

Marcelândia

Equipe ESF IV Analândia realizou a palestra da semana do bebê e atendimentos. A ação foi muito gratificante ao receber tantas mamães e gestante que se dispuseram a participar da palestra.

Água Boa

A turma da Escola da Coluna de Água Boa continua firme no trabalho de treinamento postural para prevenção e promoção da Saúde.

Água Boa

Equipe da UCT de Água Boa realizando Campanha de doação de sangue na cidade de Querência.

Água Boa

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa realizou a primeira visita guiada ao Hospital Regional, para as gestantes do setor Guarujá conhecerem o espaço e o fluxo de acolhimento para o parto. As visitas serão parte do acompanhamento pré-natal de todas as unidades.

Saiba mais aqui!

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sindicato Rural e Senar, foi realizado o curso de primeiros socorros no espaço do Senar com o instrutor do Senar.

Conteúdo programático: Introdução aos Primeiros Socorros, Introdução à Anatomia, Avaliação dos sinais vitais, Procedimentos quanto ao atendimento às vítimas de descarga elétrica, Queimadura, Tipos de traumas, Desmaio, Convulsão, Obstrução de vias aéreas por corpo estranho – OVACE (asfixia), Infarto, Envenenamento, Parada cardiorrespiratória – PCR, Acidente vascular cerebral – AVC, Ferimentos e Acidentes domésticos.

Os participantes envolvidos foram motoristas de ambulância e saúde, técnicas de enfermagem, agente comunitária de saúde e fisioterapeuta. Agradecemos ao Sindicato Rural, Senar e a todos os envolvidos nessa qualificação dos profissionais da Saúde do Município de Carlinda.

Carlinda

Foi promovida uma conscientização com os usuários no ESF São Camilo em relação a importância da vacinação em dias, e ressaltando a disponibilidade da vacina da gripe (influeza) para toda a faixa etária e da Covid-19.

Carlinda

Foi dado início a vacinação da Covid-19 nas crianças de 03 a 05 anos. A Vacinação ocorre por meio de busca ativa e agendamentos e está disponível no ESF São Camilo, de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Água Boa

Começou a Campanha de Vacinação contra a Raiva Canina e Felina, no interior de Água Boa. Na oportunidade, também está acontecendo a vacinação contra Covid-19 e Influenza, para público em geral, e Poliomielite (1 a 5 anos) e Multivacinação (menores de 15 anos).

Água Boa

Água Boa iniciou no dia 02 de agosto, por meio da Vigilância de Zoonoses, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. O primeiro local a receber a ação foi o PA. Santa Maria, mas a programação segue até o dia 17 de setembro, passando por diversas localidades do município.

Para animais que os tutores residem no meio urbano, o dia “D” está marcado para sábado, dia 17 de setembro, das 8h às 17h, nas seguintes unidades de Saúde: ESF Universitário, ESF Vila Nova, ESF Guarujá, ESF Primavera, ESF Cristalino e no Centro Municipal de Saúde.

Saiba mais aqui!

Água Boa

No último mês, três profissionais da Secretaria Municipal de Água Boa, que atuam no do CAPS I Vida Nova, participaram da primeira aula do curso de Especialização de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Cuiabá, ofertada pela Escola de Saúde Pública do Estado para 123 profissionais do Mato Grosso.

O objetivo geral do curso é formar especialistas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial para ações terapêuticas e projetos de tratamento de acordo com os paradigmas elencados pela Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Saiba mais aqui!

Água Boa

O prefeito visitou o CAPS I Vida Nova, para acompanhar o trabalho da unidade e identificar junto a equipe, as melhorias necessárias na estrutura do prédio.

As visitas também foram feitas em outras unidades de saúde do município, com o mesmo objetivo e também para acompanhar de perto o trabalho, ouvir as reivindicações e sugestões dos profissionais e usuários para a melhoria constante dos serviços oferecidos à população.

Saiba mais aqui!

Poxoréu

No dia 02 de agosto, no ESF 4 Poxoréu, realizou a atividade com o grupo de hiperdia sobre a redução de açúcares nos alimentos, foi realizado vacinação de Influenza, covid-19 e rotina, verificado glicemia capilar e pressão arterial.

Marcelândia

Encontro do grupo de tabagismo, realizado no dia 26 de julho, com orientações sobre câncer bucal, com a dra. Isabel. Foi feita a entrega de adesivos e, auriculoterapia pela Dra. Vanessa. Já tem um paciente sem fumar.

Marcelândia

Reunião com hipertensos e diabéticos na ESF-II. Além dos atendimentos, foi realizada orientação pela Dra. Maressa, abordando o tema “Violência contra idosos”.

Marcelândia

Reunião com hipertensão e diabéticos com palestras, orientações e atendimentos no ESF 04.

Marcelândia

Foi realizado o evento Maternidade Real Apresenta: a equipe multidisciplinar e o seu papel como agente de promoção e incentivo ao aleitamento materno, no dia 01 de agosto em Marcelândia. O público foi os colaboradores da SMS/SEDES/SEDUC

A ação contou com a Palestrante Cris Flores, enfermeira Holística trabalhamos o Tema: o ser e o saber no autocuidado, autoconhecimento; autodesenvolvimento; pessoal e profissional o as etapas de saber e relacionamentos multidisciplinares. e com a enfermeira Célia Maria: os desafios da amamentação: mitos e verdades; posições e pega; principais dificuldades e suas abordagens; incentivo as redes de apoio à gestantes e lactantes.

Juscimeira

Academia da Saúde em Movimento – Distrito de Placa Sto Antônio com a Educadora Física Eliana Lima.

As ações de promoção a saúde e prevenção de agravos seguem em pleno vapor. Ficou interessado? Procure sua Unidade Básica de Saúde e informe-se.

Juscimeira

Academia da Saúde em Movimento – Distrito de Irenópolis com a Educadora Física Eliana Lima.

Juscimeira

A equipe do PSF4, coordenados pela Enfermeira Thaís Nayara, realizaram na Unidade Básica de Saúde, o arraiá da Saúde da criança, incluindo a pesagem e o acompanhamento do crescimento infantil. 

A equipe enfatiza o apoio da diretora Helena Franco, responsável pela CEI Irenópolis que esteve prestigiando e colaborando com essa atividade. 

Compartilhar

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.