1. Início
  2. Clipping
  3. Clipping 09/01/2023: os primeiros destaques na saúde do ano

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Juara

Foi realizado no dia 06 de janeiro, pela equipe do ESF Santa Cruz, juntamente com a Dra Hellen, uma palestra para gestantes e Avaliação Odontológica no Lar dos Idosos.

Tangará da Serra

Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra centraliza as licitações para maior agilidade e resolutividade nos processos. A ideia é que todo o processo sendo gerado dentro da pasta surta a celeridade necessária para atender as demandas geradas.

Apiacás

Campanha de alerta contra o HIV/Aids.

Alto Boa Vista

Confira as ações do município para o novo ano.

Veja aqui!

Nova Mutum

A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), viabilizou dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediatrica no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, através de uma contratualização autorizada pela SES/MT. A parceria foi anunciada nesta terça-feira (03) pela secretária Municipal de Saúde, Sônia Ávila.

Com este convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso, o município avança no suporte hospitalar a esse grupo de pacientes. Além dos 10 novos leitos de UTI pediátrica, o hospital Hilda já conta com 20 leitos adulto convencional habilitados pelo Ministério da Saúde e 18 leitos para Covid-19 (cofinanciamento Estadual).

Saiba mais aqui!

Apiacás

Coordenadora da Vigilância em Saúde faz alerta a população com relação aos casos de HIV e AIDS vem aumentando no Município.

Sinop

Campanha de vacinção contra a Covid em Sinop.

Cláudia

Campanha Janeiro Roxo no município.

Cláudia

Campanha Janeiro Branco no município.

Alto Boa Vista

O município está contratando Fonoaudiólogo.

Novo São Joaquim

O município de Novo São Joaquim se consolida cada vez mais como uma cidade Referência em saúde. Durante a pandemia esteve entre os 10 municípios premiados pelo alto índice de vacinação contra o covid. Hoje faz parte dos 58 municípios de Mato Grosso que ultrapassaram a meta de vacinação contra poliomielite.

Tangará da Serra

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar este mês o Mutirão de Exames de Imagens. O mutirão começa na próxima segunda-feira, 9 e segue até o dia 23, também deste mês para aqueles pacientes que receberem a ligação da equipe da central de regulação.

Saiba mais aqui!

Sinop

Projeto Siga Meu Exemplo, em parceria com o Centro de Combate à Endemias.

Saiba mais aqui!

Sinop

A Carreta do Amor estará percorrendo o município levando atendimento.

Apiacás

Secretaria de Saúde realizará ação preventiva contra o HIV nos dias 10 e 11 de janeiro.

Macrorregião Norte

O Cosems/MT, por intermédio dos Apoiadores da Macrorregião Norte, visando o Plano Regional de Trabalho – 2023, apresenta o Calendário Anual da Saúde, de educação permanente em saúde com o objetivo de incentivar os municípios a trabalharem com os temas proporcionando diagnóstico precoce, sensibilização da comunidade local, informações de relevância a saúde da comunidade e capacitação dos profissionais da saúde.

O fisioterapeuta André Brito e a enfermeira Letícia Viotto do município de Alta Floresta são os convidados do mês para falar sobre Janeiro Roxo – Hanseníase.

Lucas do Rio Verde

O Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde visa desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal através de uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2022, foram atendidos pelas equipes de Saúde Bucal das Unidades de Saúde da Família 15.513 usuários do SUS, sendo realizados cerca de 100 mil procedimentos, um aumento de mais de 40% na quantidade de cidadãos atendidos e mais de 50% na quantidade de procedimentos realizados em relação ao ano anterior.

Dos 100 mil, mais de 20 mil foram procedimentos realizados em atividades coletivas com as crianças e adolescentes, tanto nas escolas municipais quantos nos PSFs.

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, alerta sobre o uso ilegal de câmaras de bronzeamento artificial. O setor vem recebendo denúncias sobre o uso deste tipo de equipamento para fins estéticos, o que está proibido no país desde 2009. A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 56/09 proíbe, além do uso, a importação, o recebimento em doação, aluguel e a comercialização destas máquinas.

Saiba mais aqui!

Apiacás

Campanha Dezembro Vermelho no município.

Terra Nova do Norte

A Coopernova em parceria com a Secretaria de Saúde do Município conseguiu reunir mais de 40 bolsas de sangue para o banco de sangue da região em uma ação que aconteceu exatamente na semana do Natal em Terra Nova do Norte.

A Secretaria de Saúde disponibilizou o PSF São Pedro e a equipe de apoio para junto com os profissionais responsáveis pela coleta de sangue aumentar os estoques e disponibilidade na região.

Os mais de 40 colaboradores da Coopernova se mostraram satisfeitos em poder contribuir com este projeto que salva vidas, principalmente no final de ano onde muitos acidentes ocorrem e a necessidade de sangue aumenta nos hospitais e UTIs.

Sinop

Fiscalização na UPA e soluções de problemas.

Lucas do Rio Verde

Durante o mês de dezembro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações que abordam a sensibilização em relação ao HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Ao todo, 1.750 testes foram realizados, sendo 879 entre grávidas e público geral, que fizeram o teste de HIV e sífilis, e outros 871 testes para hepatite viral (B e C). A testagem é rápida e feita nas unidades básicas de saúde, por meio de coleta de sangue da ponta do dedo.

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

Sempre prezando pela qualidade de vida da população luverdense e garantindo o acesso gratuito à saúde, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou cerca de 730 mil procedimentos individuais e coletivos nos PSFs em 2022.

De acordo com a pasta, os procedimentos individuais são testes rápidos, curativos, administração de medicação, aferição de pressão e glicemia, etc. Já os procedimentos coletivos incluem grupos de tabagismo, de caminhada e alongamento, atividades educativas em saúde, atividades de saúde na escola, além dos grupos terapêuticos realizados pelas equipes.

Saiba mais aqui!



Notícias relacionadas