Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental, juntamente com a Secretaria de obras, inicia o mutirão de limpeza para o combate ao Aedes Aegypti.




Campanha Outubro Rosa no município.

Ação de mobilização da campanha Outubro Rosa na capital.




No dia 9 de outubro foi Dia D de vacinação Antirrábica em Ipiranga do Norte.

Sábado também é dia de vacinar em Santa Carmem. Vacinação da 2ª dose.

Ações do Outubro Rosa no município.




Drive thru da vacinação com a dose de reforço rm idosos acima de 80 anos. Mais de 500 idosos vacinados.




A Equipe da Farmaáia Municipal e Vigilância Ambiental promoveu a vacinação da 2ª dose vacina Covid-19 no Garimpo Papagaio Gleba Mandacaru, no dia 9 de outubro. O público-alvo foram os moradores do garimpo.
Foram aplicadas 14 D2 e 6 D1 e realizado ainda a vacinação de 30 Cães contra a raiva.


Em Apiacás a Equipe de Saúde do PSF rural, juntamente com a Vigilância em Saúde, se deslocaram por longas distâncias para realizar a imunização contra a Covid-19 e também outras vacinas do calendário vacinal.
As atividades de imunização em áreas remotas são estratégias de vacinação extramuros da Secretaria Municipal de Saúde para levar vacina de casa em casa para quem tem dificuldades de acesso às unidades de Saúde.



O município de Colider abriu as portas das unidades de saúde para campanha de Multivacinação. APS junto com a Vigilância Epidemiológica fazendo a diferença em busca de imunizar as crianças e adolescentes. Ação no PSF Celidio Marques.




Evento “Outubro Rosa” no município de Marcelândia. Mês de conscientização na prevenção do Câncer de Mama. Evento realizado no PSF 2.




Equipe da Vigilância em Saúde e Atenção Básica com o PSE – PSF João Alberto Zaneti. Dia de Prevenção e sensibilização dos educando em relação ao combate e cuidados contra a Covid-19.

A Educação Permanente aos funcionários vem acontecendo na Secretaria de Saúde de São José do Rio Claro de forma permanente. Estão sendo promovidas palestras alusivas ao setembro amarelo pelo conselheiro e pastor Gideão.




No dia 7 de outubroa enfermeira do CAPS de Canarana, Nágella, foi convidada a participar da reunião do Núcleo de Estudos em Saúde Mental de Mato Grosso, que teve como objetivo realizar a composição do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, ligado à Associação Brasileira de Enfermagem, Seção MT.
Na oportunidade, Nágella ficou como membro titular para representar o Estado do Mato Grosso, como enfermeira com atuação na assistência na área da enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Nágella Thaysa Bier de Sousa, é enfermeira e doutoranda em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo -USP





Ação do Outubro Rosa na unidade de saúde PSF Fontoura na Vila Pé de Caju. Parabéns a toda equipe.




Município de Nova Guarita realizou vacinação Antirrábica casa a casa com o objetivo de atingir 100% dos animais e, consequentemente, proteger a comunidade local. Vigilância Ambiental em ação.



Em Nova Monte Verde, a Dra Helen, cantora e compositora dessa paródia para incentiva as mulheres no PSF I Joao Hunka Neto. Parabéns à profissional pela dedicação. Campanha Outubro Rosa a todo vapor.
Vigilância em Saúde realiza palestra no Colégio Tiradentes: Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.




Vigilância em Saúde realiza palestra na Escola Etelvina: Combate ao Mosquito Aedes Aegypti


Campanha Multivacinação realizada no município de Itaúba no dia 4 de outubro. Dia de colocar o cartão de crianças e adolescentes em dia.


Vigilância em Saúde realiza palestra na Creche Menino Jesus sobre o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.


Equipe do PSF Bom Jesus, de Colíder esteve fortalecendo as ações e estratégias de vigilância epidemiológica buscando as crianças casa a casa para avaliar o cartão de vacina.





A Vigilância em Saúde e a Atenção Básica de Marcelândia realizaram no dia 5 de outubro um PIT STOP orientativo sobre o mutirão de limpeza para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.




Vigilância em Saude de Marcelândia realiza palestra na Escola Paulo Freire: Combate ao mosquito Aedes Aegypti.



Vigilância em Saude de Marcelândia realizando palestra na Creche Sagrada Família: Combate ao mosquito Aedes Aegypti.


Entregue ao Centro de Saúde de Novo Santo Antônio, Câmara Fria adquirida pela Secretaria Municipal de Saude/Prefeitura Municipal de Novo Santo Antônio.

No dia 04 de Outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Santo Antônio realizou abertura da Campanha Outubro Rosa. Nesse mês, além das ações de prevenção ao Câncer de Mama, haverá também ações de estímulo à realização de coleta de exame Papanicolau.

Vigilância em Saúde Fixando cartazes nos comércios. Todos envolvidos no Combate ao Aedes Aegypti.
Saúde Ambiental proporcionando informações e cuidando da comunidade de Marcelândia.



O CEREST e SAE/CTA de Colíder realizou no dia 05 de outubro uma atividade educativa em saúde do trabalhador, com o setor da higienização da secretaria municipal de saúde, abordando o Acidente Ocupacional com Exposição à Material Biológico com Risco a Soroconversão.
Vale ressaltar que, esse tipo de acidente é considerado uma Urgência Médica, e a agilidade no atendimento a esses profissionais que sofram exposição a material biológico diminuirá o risco de soroconversão.
Na ocasião foi ofertado Testes Rápidos (HIV, HBV, HCV e Sífilis) aos profissionais e reforçado a importância do cartão de vacina atualizado. As palestras foram ministradas pelas enfermeiras Gleice Bertani Pavoni e Karine Diniz.



