1. Início
  2. Clipping
  3. Clipping 14/03/2022: dia da mulher, vacinação e muito mais

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Carlinda

A prefeitura municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, realizou palestras motivacionais e cuidados com a saúde voltados a população feminina em alusão ao dia internacional da mulher nas Esf’s São Paulo Apóstolo e São Camilo.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza a população Carlindense caminhadas matinais e alongamentos das 7h às 8h às segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, acompanhada pelo educador físico.

Essas caminhadas são voltadas para toda a população a partir dos 18 anos.

 

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a  capacitação da Enfermeira Mayra Bassi, para que a mesma seja multiplicadora para a coleta e preparo de lâminas para a leitura dos exames de Hanseniase e tuberculose.

A Capacitação, realizada de modo prático durante 3 dias, contou com a colaboração da equipe do Estabelecimento de Saúde da Policlínica de Alta floresta, que ministrou toda a capacitação.

 

Campo Verde

Convite para a população conhecer a nova sede.

Água Boa

Palestra cuidado com a mulher nas escolas.

Água Boa

A SMS está desenvolvendo um projeto que oferta serviços de auriculoterapia, massagens, alongamento e bioimpedância aos trabalhadores do Sistema nas próprias unidades de saúde.

Chapada dos Guimarães

Saúde realiza ações em homenagem ao “dia internacional da mulher”.

Acesse as fotos aqui!

Nova Bandeirantes

No dia 11 de março as equipes de Atenção Básica do Município de Nova Bandeirantes, juntamente com a parceria do Cras, estão realizando ações de promoção a saúde da mulher. No evento estão sendo ofertados: Coleta de exame preventivo, vacinas, teste rápido de sífilis, Hepatite B, Hepatite C, HIV, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação odontológica, consulta médica, corte de cabelo, pintura de unhas, limpeza de pele, coffee break, lembrancinhas e sorteio de brindes.

A ação teve início às 8h e se estendeu até as 19h. A campanha foi realizada no Posto de Saúde de Paraíso do Norte.

Alta Floresta

A Secretaria de Saúde de Alta Floresta, neste mês de Março, tem realizado atendimento em horário diferenciado, com enfoque na campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, visando levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo. Têm-se ofertado avaliação médica, coleta CCO, avaliação odontológica e teste rápido para triagem HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Araguainha

Março Lilás – Ação de prevenção contra o câncer do colo de útero. Na oportunidade, a secretaria municipal de saúde de Araguainha ofertou 53 USG, exames ginecológicos na UBS, palestra sobre a saúde da mulher.

Cuiabá

Comemoração do dia das mulheres com as servidoras da saúde.

Jauru

Comemoração do dia internacional da mulher.

Jauru

A Secretaria de Saúde promoveu palestra na Escola Deputado João Evaristo Curvo sobre os temas: doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade e gravidez na adolescência. 

Alta Floresta

No dia 08 de março foi realizada a entrega, pelos departamentos de atenção básica e vigilância em saúde, dos tablets para as ACS e ACE. Mais um passo dado para implementação do atendimento SUS que a equipe quer e que a população merece.

Lucas do Rio Verde
A Doença Renal Crônica (DRC), segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, atinge 7,2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. Desses, 90 mil estão em diálise (um processo de estímulo artificial da função dos rins, geralmente quando os órgãos tem 10% de funcionamento), número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos.
 
A SMS preparou informações práticas para preservar a saúde dos rins!
 
ACESSE AQUI um recado importante da Dra Ângela Sutter que tem objetivo de aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças. 
Canarana/Querência

Na manhã do dia 10 de março, a equipe de Canarana recebeu a visita da equipe de saúde do município de Querência. A visita foi para conhecer o CAPS de Canarana, uma vez que Querência está em vias de implantar uma unidade de Centro de Atenção Psicossocial.

Querência

Dia de cuidado com a mulher.

Tangará da Serra

Vacinação nas escolas em Tangará da Serra.

Ipiranga do Norte

PSE na escola.

Juara

O CTA/SAE de Juara realizou uma orientação de IST’s/HIV/AIDS/HEPATITES/SÍFILIS/PEP/PREP para os profissionais de saúde enfermeiros responsáveis pela saúde pública do Município. Foi realizado no dia 10 de março os protocolos essências de todas IST’s do Ministério da Saúde pela Enfermeira Cristiani e Farmacêutica Michelli, para todas sanarem suas dúvidas e multiplicar os conhecimentos para cada equipe envolvida. A Equipe do CTA/SAE agradece a presença de todos.

Várzea Grande

Março Lilás com diversas ações para as mulheres.

Nova Olímpia

Carro da vacina no estacionamento do mercado Big Master, em Nova Olímpia. Foram 212 doses até o momento da foto.

São José do Rio Claro

No dia 09 de março, no Barracão da Igreja Assembleia do Assentamento Santana Água Limpa, foi realizada a ação em alusão ao dia da mulher realizada pela Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde. Foi ministrada palestra sobre educação financeira com a equipe do Sicredi e foram ofertados testes rápidos HIV, Hepatite C, Hepatite B, Sífilis, aferição de glicemia capilar e de pressão.

Primavera do Leste

Oficina Previne Brasil para qualidade das informações de saúde na APS. Turma A Primavera do Leste.

Ipiranga do Norte

Programa Saúde na Escola no CMEI.

Paranaíta

Foi realizado no dia 09 de março o 1° Forum do Selo UNICEF no Município de Paranaíta. Momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de meninos e meninas no município. Foi dia de organizar e planejar as ações de acordo com a realidade, olhando para dados, considerando os pontos fortes e buscando estratégia para amenizar os pontos fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e representante das instituições.

Paranaíta

A Farmacêutica municipal Keila Volpe em visita domiciliar realizando atendimento e entrega de medicação continuada.

Marcelândia

Grupo de mulheres na ESF 03 com palestra sobre março lilás e a importância do coleta do preventivo.

Nova Canaã do Norte

Em comemoração a semana da mulher foi realizado na Posto de Saúde da Comunidade do Colorado, palestra, coleta de preventivo e entrega de brindes.

Araguainha

Vigilante no combate à Dengue.

Poxoréu

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve no distrito de Alto Coité, desenvolvendo o Programa Saúde na Escola. Alunos da Escola Estadual Presidente Dutra assistiram palestras com temas como a alimentação saudável, a importância da vacinação contra a Covid-19 dentre outros.

Araguainha

Campanha Março Lilá e as ações em prol das mulheres.

Poxoréu

Ainda em clima de comemoração ao dia da mulher, foi desenvolvido no dia 09 de março, na Escola Argemiro Rodrigues Pimentel, distrito de Paraíso do Leste, uma roda de conversa.

Em tom de descontração e bom humor, foram discutidos os temas sexualidade, gravidez na adolescência, defesa em casos de violência, entre outros. É a saúde e a educação de mãos dadas para levar informação, acolhimento e empoderamento às nossas meninas.

Jangada

No dia Internacional da Mulher foi realizado o 1º +Saúde.

Nova Monte Verde

Ações da semana em Nova Monte Verde sobre o Março lilás.

Nova Ubiratã

Carro da vacinação. 53 doses aplicadas em 3 ruas e meia.

Apiacás

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Matupá

Homenagem ao dia das mulheres no município.

Arenápolis

Homenagem ao dia das mulheres.

Confresa

Homenagem ao dia das mulheres.

Nova Marilândia

Mensagem da Secretaria de Saúde para as mulheres mandada pelos grupos de Whatsapp:

As mulheres deste grupo! Quero deixar aqui em simples palavras a definição desse ser angelical chamada MULHER! Batalhadora, guerreira, mãe, esposa, filha,do lar, profissional,gestora, entre todas as coisas que ela ainda consegue ser! Parabenizo a cada uma de vocês, com todo amor, carinho e um forte abraço pelo dia todo dedicado a Nós! 

Merecemos tudo de melhor em nossas vidas, e que o Espírito Santo nos dê sabedoria e bondade pra sermos Luz onde passarmos, e amor onde tocarmos! Parabéns a Todas as Guerreiras!! 

Alta Araguaia

Ação Março Lilás no município.

Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação, está se preparando para realizar mais de 11 mil cirurgias eletivas de diversas especialidades na capital. Os procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade serão realizados no antigo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), via programa Mais MT Cirurgias.

Saiba mais aqui!

Santa Carmem

Dia de visita na unidade ESF I Maicon Monteiro de Castro.

Santa Carmem

Homenagem às mulheres.

São Félix do Araguaia

Comemoração do dia das mulheres com pedalada, aula de zumba, finalizando com sorteio de brindes.

Jangada

Homenagem às mulheres.

Comodoro

PSE em escola do interior, distrito de Nova Alvorada em Comodoro.

Juína

Homeagem às mulheres.

Tangará da Serra

Parto de hoje na USF Vila Goiânia em Tangará da Serra. Não deu tempo pro SAMU chegar. Mãe e bebê passam bem.

Campo Verde

Secretaria municipal de saúde de Campo Verde dedicou o sábado para imunização das criancas. Por isso o posto de vacinação da Covid abre as portas aos sábados para que os responsáveis que trabalham durante a semana possam levar seus filhos para receber a vacina.

Guiratinga

Mensagem em homenagem às mulheres.

Juscimeira

Sempre buscando estimular a formação de grupos de aprendizado e educação permanente, a equipe de gestão em Saúde do município se reuniu para tratar do planejamento estratégico da Atenção Básica e também participar virtualmente da Oficina do Previne Brasil.

Campo Verde

No Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher e da Criança de Campo Verde (CAISM) foi feita uma homenagem a todas as pacientes em virtude do dia Internacional da Mulher. Foi realizada uma palestra com a médica Ginecologista Dra Eliane e também um acolhimento especial ofertado por meio de toda a equipe da unidade.

Campo Verde

Todos os enfermeiros das unidades de Campo Verde juntos na Oficina do Previne Brasil, buscando melhorar os indicadores para melhor atender a população.

Juscimeira

Encerrando a agenda de trabalhos desta terça-feira, o Secretário Municipal de Saúde reuniu-se com as Enfermeiras coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde para tratar de assuntos pertinentes as atividades em cada unidade.

Conforme cronograma, essa reunião entre a equipe será realizada mensalmente, reforçando os pilares de uma gestão participativa em torno de um bem comum, que é um SUS de qualidade e eficiência.

São José do Rio Claro

Todas as unidades de saúde de São José do Rio Claro estão de parabéns pelas ações de saúde, voltada as mulheres na data que comemorarmos o dia da mulher. As unidades de saúde fecharam 100% das ações, obtendo uma adesão significativa das usuárias mulheres.

Paranaíta

Saúde de Paranaíta em ação em parceria com assistência social e educação. Para fechar as ações do dia Internacional das mulheres, na noite do dia 08 foi ofertado às mulheres um momento motivacional com Rafael Magalhães.

Acesse o vídeo aqui.

Paranaíta
Na tarde do dia 07 de março a equipe da Assistência Social em parceria com a Saúde, realizou uma roda de conversa com mulheres assistidas pela Assistência Social.
 
A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na ocasião foi abordado o tema foi Saúde Física e Mental da Mulher com a participação especial da ginecologista Drª Bianca Ruiz Martins e da Psicóloga da Saúde Suzane Cristina Favetti.
Nova Monte Verde

Dia Internacional da Mulher com muitas homenagens.

Apiacás

No dia 08 de março, a Unidade de Saúde PSF-2, promoveu várias atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As mulheres receberam orientações sobre: Planejamento Familiar, Prevenção de Câncer de colo do Útero e Câncer de Mama. Foi realizado também coleta de preventivos e avaliação odontológica.

Na atividade, o PSF-2 contou com a participação do Conselho de Segurança Pública-CONSEG, representado pelo Presidente Francisco Bialesk, Vice-presidente Driele Melo, e da Polícia Militar que presentearam as mulheres com flores. A comemoração ainda contou com lanches e sorteios de brindes.

Alta Floresta
A Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo o Março Lilás com o enfoque na campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, visando levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo. Está sendo ofertado avaliação médica, coleta de preventivo, avaliação odontológica e teste rápido para triagem HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
 
As Unidades de Saúde estão realizando atendimento em horário diferenciado para que as mulheres trabalhadoras do município possam ter acesso às ações de saúde com o enfoque na prevenção de doenças e promoção de saúde.
Nova Monte Verde

Ne semana passada a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Monte Verde desenvolveu atividades em comemoração à Semana da Mulher. Foram realizadas Coleta do Preventivo nos 3 PSF’s do município, das 07 às 11h, e das 13 às 17h, com exceção do PSF III – Miguel Garattini, que na quarta-feira (09/03), prolongou o atendimento até às 20h.

Paranaíta

Em Paranaita as ações não param. Avaliação das crianças, programa PSE.

Poxoréu

No dia da mulher foi realizado um bate papo descontraído e cheio de bom humor com as adolescentes. De forma leve, foram abordados os temas rodeados de tabus, tais como: reconhecimento do próprio corpo, defesa em casos de violência, preservação da saúde mental, gravidez na adolescência, IST’s sexualidade, entre outros.

Na semana, a equipe esteve engajada em promover o empoderamento e autocuidado feminino. 

Poxoréu

A pandemia não acabou! Em 2022 Poxoréu atingiu níveis absurdos de casos de Covid-19 ativos e, por isso, a equipe voltou a reforçar as medidas protetivas em diversas escolas do município. Utilizando um olhar diferenciado, foi desenvolvido, no dia 7 de março, um trabalho que abordou o histórico de como a pandemia afetou nossa cidade. 

Foram relembrados as irreparáveis perdas e, ao mesmo tempo, foi debatido o quanto avançamos e temos vencido, dia após dia.

Marcelândia

Inicio das avaliações odontológica nas crianças da Creche Sagrada Família – Programa Saúde na Escola.

Marcelândia

No sábado, dia 5, a Equipe ESF-III Vila Isabel realizou atendimentos em prol da Saúde do Homem.

Colíder

Atendimentos e ação do Dia das Mulheres no PSF Bom Jesus.

Marcelândia

Concluindo a Avaliação Odontológica na Creche Sagrada Família com Escovação dental supervisionada e Aplicação tópica flúor gel.

Canarana

A Secretaria Municipal de Saúde de Canarana realizou no dia 08 de março, em comemoração ao dia da mulher, uma palestra com a nutricionista Raquel Franco sobre alimentação saudável direcionada às mulheres.



Notícias relacionadas