Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 19/12/2022: destaques na saúde de Mato Grosso

Publicado em:
14 de dezembro de 2022

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Apiacás

E as ações de Hidroterapia fazem bem para o corpo e para a mente. A atividade complementa o trabalho de Reabilitação dos pacientes, desenvolvido pelos Fisioterapeutas Dra Raila e Dr. Antônio. Além disso, em conjunto, tem-se o acompanhamento nutrional desses pacientes pela Nutricionista Napoleana.

Cuiabá

Secretaria de Saúde, em mais uma parceria na ação junto com a secretaria da mulher, localizada na Getúlio Vargas em frente ao ISS e do Cem. A SMS ofertando consultas em várias especialidades médicas com encaminhamentos para fazer todos os tipos de exames.

A equipe da central de regulação também esteve na ação consultando a situação na fila de espera, atualização cadastral e informações sobre o procedimento que o paciente está aguardando, também já realizando as triagens. Também esteva o instituto Lions da visão com toda sua equipe oferecendo serviços de oftalmologia.

Cuiabá

Atendimentos no Jardim vitória dando continuidade às ações do Dezembro Vermelho, mês alusivo de luta contra o HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Tangará da Serra

Dia D de vacinação em Tangará da Serra, com ênfase na Vacina contra a Poliomielite.

Marcelândia

Equipe ESF I recebeu na UBS a Instrutora de Dança, Prof. Carla, que proporcionou um momento especial, após a reunião de equipe.

Marcelândia

Grupo de gestante com o tema cuidados com o  recém-nascido. 

Apiacás

Ação de Apiacás junto ao MP.

Cocalinho

A Prefeitura de Cocalinho e a Secretaria Municipal de Saúde concluíram no último sábado o primeiro Dia D voltado para o Dezembro Vermelho, considerado o Mês de Prevenção ao HIV (AIDS) e IST’s. O evento foi realizado na Praça do Alto Cocalinho.

Os atendimentos oferecidos foram os testes rápidos de: hiv, hepatite b, hepatite c, sífilis, aferição de pressão arterial e reforços e primeiras doses das vacinas contra: covid, hepatite b, antitetânica, tríplice viral, febre amarela.

Ao todo, o laboratório atendeu 55 pacientes e realizou 220 testes. A equipe também aferiu a pressão de 49 pacientes.

Sinop

A Prefeitura de Sinop realizou, desde janeiro, 919 cirurgias por meio do programa Mais MT Cirurgias. Entre as especialidades estão de vasectomia, colecistectomia, hernioplastia inguinal /crural unilateral, hemorroidectomia, hernioplastia umbilical, tratamento cirúrgico de varizes bilateral, dentre outras. 

Saiba mais aqui!

Alto Araguaia

Com aumento nos casos de covid-19 no Brasil e os índices elevados em Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a vacinação para pessoas que não completaram o ciclo vacinal. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal afim de garantir a melhor forma de prevenção da saúde da população em especial no final do ano.

O Dia D foi realizado no dia 17, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Celso Siqueira França, no Centro, e na unidade Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Saiba mais aqui!

Sinop

A secretária de Saúde alertou sobre a importância da imunização contra Covid, principalmente devido ao período das festas de fim de ano, que é marcado por viagens, férias escolares e maior fluxo de visitantes na cidade.

Saiba mais aqui!

São José do Rio Claro

A unidade PSF 2 fez sua apresentação de resultados com base no planejamento de 2022. Nesse momento exercitaram a avaliação, diálogo e apontou desafios, estratégias, apontamentos para melhorias e um diagnóstico situacional epidemiológico do território.

Estas ações já são para programar os planos de ações e planejamento de 2023. A equipe, comemorou os números positivos, que foram muitos no ano de 2022 e fez compromisso em melhorias de atendimentos para a população em 2023. 

São José do Rio Claro

A Equipe de Saúde Rural apresentou sua avaliação de resultados com base no planejado em 2022. A equipe também exercitou o diálogo, o apontamento de melhorias e assumiu o compromisso de estudar o diagnóstico situacional do território para melhorar a oferta de serviços à população.

Todo esse trabalho já faz parte da atividade para o planejamento de 2023. Esta equipe é destaque em 2022, reconhecida pelo Conasems em experiências realizadassa, escrita, selecionada e apresentada para todo o País.

São José do Rio Claro

A equipe do PSF 3 organizou a sua reunião de avaliação anual, com base no planejamento de 2022. Com muitos resultados no que foi planejado, a equipe exercitou o diálogo, o compromisso e já estão trabalhando a proposta de melhorias para o planejamento ano 2023.

Esta unidade, no ano de 2022, tem destaque em muitas ações estratégicas de envolvimento da comunidade, uma delas é a oferta de medicações com a caixinha de orientações e acompanhamento do agente comunitário.

São José do Rio Claro

No dia 16 de dezembro, fechando a programação de avaliações do Planejamento de 2022, a unidade PSF 1, realizou a sua reunião de Avaliação em consonância com o Planejamento Anual de 2022. O Exercício é válido e trará bons frutos para o ano de 2023.

São José do Rio Claro

Em 15 de dezembro, a equipe do PSF 5 fez uma reunião de avaliação de Planejamento de 2022, e contribuiu muito com alternativas para melhorias do planejamento de 2023. Equipe que foi renovada e este ano fez trabalho de porta em porta da comunidade para levar saúde pública.

São José do Rio Claro

Equipe de Saúde 4! Equipe que tem muito acolhimento em seu território! A comunidade de São José do Rio Claro atendida agradece tanta dedicação e ofertas de serviços do SUS.

São José do Rio Claro

A equipe do CEM, Central de Vagas e Laboratório, pararam para analisar o planejamento do ano de 2022! Equipe, que exercitou a diminuição das filas, e fez isso com muito trabalho, estratégias e compromisso.

Juína

Ginástica laboral – #sextou com S de saúde.

Paranaíta

Última etapa da campanha de vacinação de 2022. Os munícipes ainda concorrem a prêmios.

Lucas do Rio Verde

A dupla campanha de doação de sangue, realizada neste final de semana pela parceria do Grupo Corrente, com o Banco de Sangue de Sorriso e pelo Instituto de Hematologia do Centro-Oeste (Iehmco) de Cuiabá, arrecadou 144 bolsas de sangue.

Cada bolsa tem capacidade de 450 ml e pode salvar até quatro vidas. Isso significa que até 304 vidas poderão ser salvas com as doações feitas pelos luverdenses.

Está foi a 12ª edição de 2022, durante todo ano 814 bolsas foram coletadas de janeiro a dezembro, número maior do que no em 2021, quando foram coletadas 720 bolsas. A data prevista para a 1ª campanha de 2023 é dia 21 de janeiro.

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

Cuidado e proteção à população, esse é o objetivo da campanha “Natal com Vacina”, lançada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde. A vacinação será realizada até o dia 16 de dezembro, na rotatória do Paço Municipal, durante a programação natalina.

As aplicações estão sendo realizadas todos os dias, das 18h, às 21h, sem necessidade de agendamento. As vacinas disponíveis são: Hepatite B, Antitetânica, Febre Amarela, Covid Pfizer adulto e pediátrica, Covid Janssen, e Influenza (gripe). Até o momento, desde o dia 09, quando começou o “Natal com Vacina”, 67 doses já foram aplicadas.

Saiba mais aqui!

Marcelândia

Grupo hiperdia ESF 01- Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Foi dia de mobilização com realização de testes rápidos , palestra para conscientização do HIV, consulta médica, aferição de sinais vitais e entrega de medicamentos.

Marcelândia

Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Dia de mobilização para o grupo da melhor idade, com realização de testes rápidos, palestra para conscientização do HIV, consulta médica, aferição de sinais vitais.

Marcelândia

Ação de Combate a Dengue, campanha de mobilização de combate e prevenção das Arboviroses.

Nortelândia

Tendo como público-alvo profissionais do Hospital e Equipes de Atenção Primaria e Atenção Secundária a Prefeitura de Nortelândia, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou no Centro de Convivência dos Idosos, o Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar, ministrado pela Enfermeira Mestre Bruna Santiago e pelo Enfermeiro Especialista Geovane Castilho da BS Treinamentos.

Participam os profissionais da Região Centro Norte de Mato Grosso, São José, Nova Maringá, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai e Nortelândia. O objetivo principal do curso é ampliar os conhecimentos dos profissionais para realizarem atendimentos qualificados de urgência ou emergência. São orientações de urgências para situações de natureza clínica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Juscimeira

Com o sucesso da 1ª edição da Campanha de Doação de Sangue, realizada nos dias 7 e 8, na Unidade Central, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, deve programar as próximas ações juntamente com a Agência Transfusional de Jaciara e Hemocentro. 

O objetivo da campanha é aumentar o estoque de sangue e de hemocomponentes para o final de ano, os quais serão usados para atender pacientes dos municípios de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro da Cipa e Cuiabá. Foram coletadas 100 bolsas de sangue.

 

Compartilhar

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.