Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 20/03/2023: ações de destaque na saúde do estado

Publicado em:
20 de março de 2023

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

São José do Rio Claro

Pré-conferência realizada em São Jose do Rio Claro, com o eixo “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”, a comunidade do PSF 1, e que está dentro deste eixo. Além da participação popular presencial, foi aberto um link, para acesso virtual. A Conferência Municipal com toda a comunidade será 31.03.2023.

Peixoto de Azevedo

No dia 16 de março foi realizada a 8ª Conferência Municipal de Saúde na Câmara Municipal de Vereadores de Peixoto de Azevedo com a participação do Conselho Municipal de Saúde, trabalhadores da área, representantes dos poderes e a população.

Santa Terezinha

A saúde mental e a importância dela na vida das pessoas. O atendimento foi ao ar livre com um dos pacientes realizado pela psicóloga Dra Adriana.

Alto Araguaia

Profissionais da Saúde de Alto Araguaia (MT) orientam crianças e adolescentes durante o mês de março sobre os cuidados contra a dengue e covid-19. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Semed). O trabalho será estendido para mais 11 unidades de ensino com temáticas diferentes até o mês de novembro.

Saiba mais aqui!

Tangará da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde Tangará da Serra realizou uma Ação conjunta do CTA-SAE, Hanseníase/Tuberculose e Vigilância Epidemiológica na Comunidade Terapêutica “Lar Francisca Pizzato”.
As Atividades realizadas foram:
– Coleta de Exame Citopatológico do Colo de Útero;
– Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C;
– Vacinas, ações como essa serão frequentes por parte da Secretaria Municipal. 

Apiacás

Foi realizado mais uma reunião da CCIH no Hospital Municipal de Apiacás, repassado sobre protocolos e controle de infecção Hospitalar, pontuando algumas melhorias para melhor atender os pacientes e maior segurança no trabalho dos Profissionais do SUS.A equipe agradece a presença de cada uma que faz parte do conselho da CCIH. 

Comodoro

Palestra com a Psicóloga Nadir Morara na escola da Nova Alvorada.

Comodoro

Na escola da Nova Alvorada, as crianças também aprenderam a importância da saúde bucal com o Dr° Laerton.

Santa Carmem

Grupo de gestantes.

Tangará da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, por meio da equipe de Saúde Bucal Coordenada Pelo Odontólogo Ueliton Cordeiro, está realizando mais uma etapa do mutirão da Prótese Dentária. No sábado foi realizado testes com dentes em Cera, e no próximo final de semana se dará a entrega definitiva das próteses dessa primeira turma. 

Apiacás

Em Apiacás está ocorrendo o mutirão de Triagem na Área da Psicologia. A união de forças entre as Profissionais Psicólogas das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde têm o propósito de efetuar uma classificação de risco para aqueles pacientes que estão na fila de espera sejam atendidos o quanto antes, devido a gravidade.

Na demanda reprimida da Secretaria Municipal de Saúde mais de 92 pessoas aguardam atendimentos, e a Gestão, juntamente com as Profissionais, estão lançando estratégias para reduzir essa fila. Atualmente a Saúde Mental é um dos principais problemas de Saúde Pública, sendo agravada pela Pandemia da COVID-19. Também é preciso sensibilizar a população que os transtornos mentais podem ser graves e não podem ser DISCRIMINADOS nem negligenciados. Gratidão as Psicólogas: Priscila, Jéssica, Tainara e Luana.

Carlinda

O objetivo do grupo Saúde em Ação é realizar em cada unidade de Saúde, o acompanhamento dos Munícipes que tenham interesse em entrar em boa forma e com atividades físicas e dicas alimentares. Será ofertado o acompanhamento com os profissionais:

Nutricionista para elaboração de uma dieta para redução alimentar individualizado para cada paciente;

Educador físico, para realizar as medidas corporais e elaborar atividades físicas para praticarem nos aparelhos da academia;

Enfermeira, para supervisão e acompanhamento dos usuários;

Agentes Comunitárias de Saúde, para inscrição e informações.

Araguainha

Em Araguainha foi realizado com sucesso 300 atendimento oftalmológicos no dia 15 de março, em parceria com o projeto Visão sem fronteiras.

Confresa

Vídeo de alerta aos pais e responsáveis.

Várzea Grande

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a 8ª Conferência Municipal de Saúde foi aberta no dia 16 no anexo do Hits Hotel e marcada por números, dados e depoimentos do que ocorreu com o SUS municipal, após 4 anos da realização da última Conferência de Saúde.

Foram tiradas 40 propostas da última conferência, para concretização no SUS municipal, destas já foram implantadas e implementadas 28, e, 3 foram consideradas impossíveis de serem aplicadas, por depender exclusivamente da alta complexidade, que se dá na Rede SUS em serviços referenciados, que são implantados ou nas capitais ou em hospitais referenciados no Brasil, duas em andamento e 7 em análises.

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

Moradores de Itambiquara já estão sendo atendidos na nova unidade de saúde, que estava fechada há mais de 3 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram investidos R$ 249.220,00 reais na revitalização e ampliação da unidade de saúde. 

Saiba mais aqui!

Novo São Joaquim

Conferência Municipal de Saúde, que contou com a apresentação dos alunos da APAE. 

Indiavaí

8ª Conferência Municipal de Saúde.

São José do Rio Claro

O trabalho da nutricionista no município inclui o serviço da atenção básica, e faz atividades nas reuniões de hipertensos e diabéticos.

Várzea Grande

Entrega de novos kits de uniforme.

Comodoro

Curso Saúde com a Agente com os ACS E ACE e participação de 40 agentes.

Paranatinga

Mais de 4 mil atendimentos realizados no Hospital Municipal Irmã Teodora em Paranatinga no mês de fevereiro.

Confresa

Campanha de vacinação.

São José do Rio Claro

A Vigilância em Saude, na Unidade PSF 1, fez uma palestra sobre tuberculose, assunto que foi bem questionado pelos usuários e dirimidas as dúvidas. 

Guarantã do Norte

Conferência Municipal de Saúde de Guarantã do Norte.

Querência

Realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde.

Santo Afonso

Conferência municipal de Saúde em Santo Afonso.

Nova Monte Verde

Entrega de kit para puerpério.

Nova Monte Verde

Campanha de doação de cabelo.

Apiacás

As Equipes de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde estão integradas no desenvolvimento de ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. 

Nova Monte Verde

Saúde em Ação de Nova Bandeirantes!

Carlinda

Entrevista Rádio Conti Carlinda. Tema: Tuberculose, o aumento de casos que vem ocorrendo, as causas, sintomas, cuidados e tratamento

Carlinda

No dia 14 de março se reuniram as Secretarias de Saúde: Daiane Rosa, de Educação: Maria e de Assistência Social: Jéssica, para deliberarem sobre ações conjuntas a serem realizadas no ano 2023. As ações a serem realizadas no decorrer do ano tem por objetivo um trabalho em rede para promoção e prevenção em saúde.

Paranaíta

Pré-conferência da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Paranaita no PSF São Pedro (Zona Rural).

Marcelândia

Dia do grupo hiperdia, com dinâmicas de relaxamento, orientações, controle da pressão arterial, glicemia, entrega de medicamentos.

Marcelândia

Dia de mobilização na sala de espera. Orientações sobre Março Azul Marinho, com objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer colorretal.

Macelândia

Grupo de gestantes da ESF 03 realizando encontro e palestra sobre as dificuldades durante a amamentação e dicas de como amamentar sem dificuldades. Após foi servido um delicioso lanche natural preparado pela equipe e ingredientes cedidos pela SMS.

Marcelândia

Atendimento noturno em especial ao dia da mulher, com palestra sobre Março Lilás – Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero e Março Amarelo – Mês Mundial de Conscientização da Endometriose. Também foi realizado coleta de preventivo, avaliação das mamas, solicitação de mamografia, testes rápidos e consulta médica. E ainda um grande momento com a psicóloga Jessica, falando sobre “Ser Mulher”.

São José do Rio Claro

Foi realizada a pré-conferência no foi o eixo “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”. A comunidade do PSF 1 está dentro deste eixo. Além da participação popular presencial, foi aberto um link para acesso virtual. A Conferência Municipal com toda a comunidade será 31 de março.

Sinop

9º Conferência Municipal de Saúde de Sinop.

Porto dos Gaúchos

Foi inaugurado no dia 14/03/2023 as novas estruturas da UDR e do novo Laboratório Municipal que atenderá a todos os usuários do Município. 

Peixoto de Azevedo

Com o retorno das atividades no Centro de Convivência dos Idosos de Peixoto de Azevedo, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 09 de março na dependência do CCI uma ação com palestras sobre saúde bucal, atividade física, alimentação saudável e a  importância da vacinação contra Covid 19.
Participaram da ação 120 idosos onde tiveram atendimento com o médico Dr. Bolivar Novoa e com as dentistas Dra Doany Costa e a Dra Tatyany Rossato. 

A equipe de imunização vacinou 61 pessoas com a vacina Bivalente da Pfizer onde protege contra a cepa original do coronavirus e as subvariantes ômicrom, sendo o público-alvo pessoas acima de 60 anos.

Marcelândia

A equipe da ESF III Vila Isabel, realizou no dia das mulheres um momento de reflexão, Enfª Aurineide orientou as mulheres sobre o câncer de útero e formas de prevenção. Após, foi entregue uma lembrança fortalecendo o compromisso com o cuidado na realização dos exames e preocupação com a saúde da mulher.

Nova Monte Verde

No dia 13 de março a Prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Unidade Mista de Saúde, mais uma etapa de atendimento médico especializado em neurologia, proporcionando conforto, comodidade e praticidade aos pacientes, que foram atendidos pelo neurologista, Drº Bruno Vilela Gomes. Entre retornos e novas consultas, foram atendidos 40 pacientes. 

Juara

Em Juara, atendendo a Região do Vale do Arinos, estiveram presentes nos dias 14/15 e 16/03 a Carreta Ortopédica do CRIDAC, Carreta do Hemocentro e Serviços de Média e Alta Complexidade, do Projeto ” Ir para Incluir” da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Mato Grosso.
Com os seguintes objetos:
CRIDAC: Promover o acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção à população;
HEMOCENTRO: Captar cadastro, coleta de amostras de todos os candidatos a doação de medula óssea, bem como fazer a busca ativa quando houver compatibilidade de pacientes com pessoas que foram cadastradas em nosso estado, viabilizando as coletas de novas amostras para dar continuidade ao processo de transplante; Coletar testes e exames de qualidade do Sangue e Hemocomponentes coletado na Hemorrede Pública do Estado de Mato Grosso;
CERMAC: Avaliar possíveis pacientes de Hanseníase com o apoio da equipe técnica do Município e informar e orientar sobre os serviços do Centro de Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade.

Juara

Foi realizado no município de Juara no dia 09 de março, Encontro das Gestantes da Unidade Jd Califórnia, com a participação de vários profissionais o qual teve como temas: Saúde Bucal na gestação, alimentação saudável e a importância da amamentação.

Apiacás

A Carreta do Hospital do Amor esteve em Apiacás atendendo mais de 100 mulheres com exames do preventivo e mamografia. Esta ação promove a prevenção dois tipos de cânceres que acometem as mulheres: de Mama e Colo Uterino.

Essa ação é uma grande conquista para as mulheres. Anteriormente eram feitos por ano uma média de 40 mamografias e com a execução do projeto agora estão realizando 360 exames de mamografia. Sem contar na garantia de exames complementares e demais tratamentos se necessários.

Dom Aquino

Campanha contra a dengue no município.

Compartilhar

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.