Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Equipe da vacina esteve nas ruas de São José do Rio Claro buscando bater as metas e imunizar o povo! Vacina é Vida!




Mensagem da Secretária de Saúde de Cuiabá:
“Unidos em prol de melhorias da nossa saúde mental de Cuiabá. A parte que a mídia não mostra é que nós Profissionais da saúde não temos dia e nem hora, não tem feriado, não tem noite, não tem madrugada. Enquanto os que criticam só fazem no expediente de seus trabalhos, nós vamos seguindo firmes e fortes porque quem sabe da realidade, quem vive na pele somos nós, e só nós sabemos o quanto nossa missão diária é árdua, mas o que essas pessoas não sabem é que a frente tem um Deus que vai abrindo portas, livrando de todo mal e o trabalho vai acontecer para honra e glória de Deus. Parabéns equipe por atender ao chamado independente de dia, horário.”

Seminário da Pessoa Idosa – Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa Idosa, no dia 15 de junho.
A gerente de Atenção Básica e a enfermeira componente do conselho municipal do idoso participaram do seminário mediado pelo Departamento de ações programáticos do município de Rondonópolis, com a participação da Prof. Dra Luciane Casariam e Delegado Dr. Fernando Fleury titular da delegacia da Mulher, da Criança e Adolescente e do Idoso no município de Rondonópolis.
Na oportunidade foram discutidos temas como “A função dos órgãos públicos diante da violência contra a pessoa Idosa” e também “Pacto de implementação dos direitos da pessoa Idosa no MT”.



PSF 2 – Beira Rio, no dia 15 de junho com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A equipe segue vacinando os públicos-alvo instituídos pelo Ministério da Saúde. O morador que faz parte de algum grupo, procure sua Unidade de Saúde.



Foi realizada uma palestra educativa, entrega de kit de escovação, escovação supervisionada e entregue um delicioso lanche na Creche Irmã Hylda, no Novo Paraíso I.




No dia 17 de junho a equipe da vacina esteve na fazenda Itaipu em busca de cumprir a meta de vacinação.




A Unidade de Saude Antonio Medeiros realizou o Programa Saúde na Escola no dia 15 de junho na escola Estadual em Nova Canaã do Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, adverte para a necessidade de prevenção contra a raiva humana. A pasta está em alerta devido à morte de um cachorro, que foi diagnosticado positivo para a raiva.
Segundo a gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Moema Blatt, o animal foi encontrado no pátio externo na unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ no dia 27 de abril. Ele foi acolhido e foi a óbito em 4 de maio. O laudo laboratorial, que ficou pronto no dia 14 de junho, indicou teste positivo para raiva.

No dia 16 de junho, feriado, a ESF 5 ofertou um café da manhã cheio de bom humor, com direito a quebra de diversos tabus que rodeiam a consulta ginecológica. Foi realizado a coleta de exame citopatológico, exame das mamas e orientações sobre a saúde da região íntima. Agradecimento Às mulheres do P.A. Santo Antônio da Aldeia, e ao Agente de Saúde Antônio Figueiredo.

No dia 13 de junho a ESF 5 ofertou nos distritos de Jarudore e Joanesburgo um atendimento especial para o público portador de Diabetes Mellitus. A ação contou com os esclarecimentos do nutricionista Michael sobre os açúcares escondidos nos diversos tipos de alimentos e da nossa psicóloga Laura Cristina sobre os impactos do emocional na dinâmica glicêmica.
Além disso, a equipe de Enfermagem fez a coleta sanguínea para pesquisa de Hemoglobina Glicada, exame de suma importância para rastrear a eficácia dos tratamentos adotados. Também foi realizado diversos atendimentos à domicílio, visando atender acamados e domiciliados.
Vale lembrar que esse atendimento também foi oferecido nos distritos de Aparecida do Leste, Paraíso do Leste e Assentamento Mártires dos Carajás, o que proporcionou uma participação efetiva do público alvo.
A equipe agradece a participação dos clientes do PA Carlos Marighella, que fizeram um esforço lindo para estar na ação.




No Centro da cidade a Ambulância da Vacina.
Nos dias 13, 14 e 15 de junho as equipes das unidades de saude da família de Querência realizaram capacitação em serviço para diagnóstico e tratamento da hanseniase. Também foram abordados assuntos como a queda do diagnóstico e reações mais comuns durante o tratamento e investigação de Contatos.




A equipe de gestão e enfermeira da AB estiveram participando da Reunião da Comissão Permanente de Integração Serviço-Saúde para tratar de demandas referentes aos indicadores de saúde do município e educação permanente aos servidores, que representa um dos pilares básicos da gestão participativa e compartilhada.
A reunião foi mediada pela equipe do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, coordenados pelas técnicas estaduais Maria Cristina e Mara.


Visando levar ações de saúde a toda população Juscimeirense, a equipe do PSF 4, sob a coordenação da Enfermeira Thaís Nayara, estiveram neste dia no assentamento Geraldo Pereira de Andrade (grupo 4).
Dentre as ações desenvolvidas destacamos: Consulta médica; Consulta de Enfermagem; Atualização do esquema vacinal; Seguimento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza; Administração da 4° dose contra a COVID-19 para o público alvo atual; Administração da Vitamina A para crianças atendidas no esquema do Ministério da Saúde; Ações de promoção e prevenção aos agravos relacionados a Hipertensão arterial e demais demandas espontâneas da comunidade.




Vigilância em Saúde (VIGAMB) no dia 15 de junho. A dengue é a arbovirose mais frequente e representa um sério problema de saúde pública devido ao grande número de casos da doença.
Estima-se que a Dengue afete nas regiões tropicais, cerca de 50 milhões de pessoas anualmente, sendo que dessas, em torno de 500 mil são quadros graves com sintomas hemorrágicos.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.



Atividades de combate à dengue nas escolas.

O Município de Nova Mutum participa do Workshop Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde.
Oficina facilitada na modalidade híbrida. CONASS, SES -MT, ERSS -TELES PIRES.



Atendimento da Dra. Paola Neuropediatra.




Nesta semana a Enfermeira Josiane esteve na Escola Municipal Paulo Freire realizando uma ação com os alunos. Esta ação faz parte do Projeto Adolescência Saudável: Eu sou o Protagonista. O tema abordado foi: Métodos Contraceptivos e Prevenção às IST’S. A ação também faz parte do Programa de Saúde nas Escolas e contou com a parceria da Psicóloga Tainara e Assistente Social Gislene.


A equipe do PSF III de Nova Bandeirantes por meio da enfermeira Klebiana, juntamente com as agentes comunitárias de saúde, desenvolveram palestras com o tema “Prevenção ao uso de tabaco, álcool e drogas” para os alunos do 3º ao 5º ano no período matutino e vespertino na Escola Municipal Ernesto Neiverth.




No dia 15 de junho, na Unidade de Saúde PSF I de Nova Bandeirantes, foi realizado mais uma moldagem de próteses dentária, onde a Odontóloga Vanessa, juntamente com sua equipe, realizou a moldagem de 18 próteses que serão confeccionadas e entregues posteriormente aos pacientes da unidade.

Profissional Psicóloga Suzane de Paranaíta faz visita domiciliar à paciente em acompanhamento psicoterápico.
O psicólogo clínico da Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) trabalha com meios que promovem a qualidade de vida e o alívio do sofrimento mental das pessoas, grupos e famílias. Suas ações têm caráter de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento (curativo) em diferentes situações e contextos.
Uma das atividades desenvolvidas é o Atendimento Domiciliar para pacientes que não podem comparecer na Unidade de Saúde. Para garantir o tratamento o profissional se desloca até a residência. Nessa modalidade também é realizado Visita Multiprofissional Domiciliar, quando dois ou mais profissionais vão juntos identificar as demandas e potencialidades, posteriormente discutir o caso e traçar estratégias de intervenção que melhor se encaixa no caso.

Ver os resultados das cirurgias realizadas no Hospital Municipal é para encher de orgulho os paranaitenses.
Fazer cirurgia vascular em Paranaíta era algo antes somente presente nos sonhos e hoje, vendo acontecer, dá a certeza de que se pode avançar ainda mais.
Com início em março das cirurgias vasculares para Paranaita e região, a equipe do Hospital Municipal juntamente com Dra Barbara Melo já realizaram cirurgias transformando a vida dessas pessoas.




PSE na CME Fábio D Junqueira – USF JD dos Ipês de Tangará da Serra.

Capacitação sobre IST com os colaboradores das unidades de saúde.
Palestra na Fazenda Guapirama com o tema Doação de Sangue.


A equipe do PSF II e V estão atuando em educação em saúde. Na escola Domingos Briante a equipe do PSF II, está abordando prevenção álcool, tabaco e outras drogas. A psicóloga tem acompanhado e ajudado nesses trabalhos.




Para cumprir as metas de imunizar a população, o município tem feito várias estratégias. Uma delas é ir de porta em porta, com carro adaptado a vacina.




PSE na escola João Calmon, palestras, distribuição de kits e escovação assistida.




Foi realizado nos dias 07 a 09 de junho a capacitação com a equipe de Vigilância Sanitária (VISA) municipal. A capacitação foi promovida pelo Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta em conjunto com a equipe técnica da VISA da Secretaria do Estado de Saúde (SES-MT).
Foi abordado: a atualização de cadastros dos estabelecimentos, análises documentais, liberações de alvarás, plano de ações nos serviços de vigilância, e o acolhimento e registros de denúncias, através do sistema de Vigilância Sanitária (SVS).
A Capacitação contou com a presença dos servidores: Odílio, Odair, Marcos e a Coordenadora da Vigilância em Saúde Enfermeira Cléssia Diniz.

Realizou no dia 10 de junho o Arraiá da Puericultura na UBS São Paulo Apóstolo, nos períodos matutino e vespertino. Uma ação para avaliar o crescimento e desenvolvimento das crianças do município.
A ação contou com a participação de 33 crianças acompanhadas dos responsáveis. Foi ofertado um delicioso lanche em clima junino para todos os presentes.
A ação contou com a participação das equipes: Enfermeira Paula e agentes comunitárias de Saúde: Ivana, Solange, Sileiva, Cristina, Maria e apoio de toda a Unidade.

Dia de Arraiá da Vacinação, no bairro Morada do Sol-PSF 2 – União do Sul. Teve vacinação, orientação, pescaria para as crianças e comidas típicas juninas. Tarde diferente é muito produtiva.




Ação conjunta dos PSF V 2000 e Independente.




Enquanto uma equipe está na área rural vacinando casa a casa a outra está na cidade. A auxiliar da farmácia também vai nas residências para acompanhar e orientar o uso adequado das medicações, atualizando o cadastro de hipertensão e diabetes.




A vigilância epidemiológica de Araguainha com ação de bloqueio nos bairros no combate ao mosquito da Dengue.




Grupo de Tabagismo ESF I Industrial com início a Auriculoterapia.



Grupo de Hiperdia ESF I, equipe da APS de Marcelândia realizando orientação e acolhimento dos portadores de doenças crônicas. Orientações quanto alimentação, cuidados, uso correto de medicamentos e como ter qualidade vida mesmo diante de problemas relacionados à saúde.


Encontro com grupo do Hiperdia na ESF 03 com palestra sobre a importância das vacinas contra influenza e covid-19.




O Município de Marcelândia recebeu a Bióloga Sandra Sayuri do ERSCOL para uma reunião com ACE e ACS, unindo forças para o enfrentamento das Arboviroses.




A enfermeira Dinai Mendonça esteve participando da Capacitação e atualização em Imunização e Vigilância Epidemiológica, mediada pela Técnica Cibelly do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis.
A educação permanente é pilar básico da gestão em Saúde do município de Juscimeira.

Vigilância em Saúde no dia 14 de junho. A Vigilância em Saúde é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde.


Atendendo a solicitação da Secretaria de Família e Bem Estar, a equipe de socorro e emergência esteve prestando assistência na final dos jogos municipais realizados no domingo 12 de junho no distrito de Sta Elvira.

Visita da escola ao Centro de controle de zoonose e vigilância ambiental.




Foi realizado nos dias 13 e 14 de junho a educação continuada no Hospital Municipal de Juara – Cuidados de enfermagem. Em busca de qualificação dos profissionais e melhor assistência.



