Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 21/02/2022: vacinação, reunião e muito mais

Publicado em:
21 de fevereiro de 2022

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

São José do Rio Claro

Foram entregues no dia 18 de fevereiro, 18 kits de proteção e uniformização às Agentes de Saúde. Após uma explanação sobre as ações da pasta, o grupo, com cerca de 20 colaboradores, agradeceu em prece, seguindo para distribuição nominal. No total, foram adquiridos 34 kits, contendo um guarda-chuva, capa, mochila e chapéu com protetor de pescoço, bem como os novos crachás de identificação profissional.

Cuiabá

E a campanha de imunização infantil não para!

Santa Carmem

Região Teles Pires não para! Caminhão da Vacinação em Santa Carmem.

Nova Ubiratã

Caminhão Hospital do Amor em Nova Ubiratã realizando Mamografias e Preventivos.

Tangará da Serra

Dia de Campanha de coleta de sangue em Tangará da Serra, parceria equipe UNITAN e Os Sementinhas.

Arenápolis

A Prefeitura Municipal de Arenápolis, por meio da secretaria de saúde, realizou no dia 19 a campanha de vacinação contra a covid-19 em crianças com idades entre 5 a 11 anos. A ação aconteceu na praça da Independência e contou com a colaboração dos profissionais das unidades de saúde para o bom resultado na campanha.

A saúde municipal preparou um ambiente com decorações, pula-pula, algodão doce e pipocas para as crianças. Os baixinhos receberam o primeira dose da vacina. Além das doses para as crianças, houve também aplicação de terceira dose para as pessoas que já tomaram a segunda dose.

Primavera do Leste e Campo Verde

O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, divulgou, nesta quarta-feira (16/02), o resultado da 1ª etapa de avaliação das práticas habilitadas do Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde. São 167 práticas divididas em quatro eixos temáticos, que se destacaram entre 1.151 relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo país.

A Região Sul teve dois trabalhos aprovados no Eixo 4 – Promoção da Saúde:

4.1 Alimentação Adequada e Saudável

Primavera do Leste com o trabalho: “Conecta SUS” – Horta terapêutica situada na região de maior vulnerabilidade social da cidade, fruto de uma parceria intersetorial, para o beneficio da população adscrita.

4.3 Enfrentamento do Uso do Tabaco e seus Derivados

Campo Verde com o trabalho: Oferta de tratamento em portas abertas ajuda 7 em cada 10 fumantes de Campo Verde.

Parabéns às equipes de Campo Verde e Primavera do Leste, que as experiências sirvam de estímulo aos demais municípios da nossa regional, para divulgação das suas experiências.

Alto Garças

Ação em Alto Garças com atendimento odontológico e testes rápidos.

Alto Garças

Vacinação acima de 12 anos e Vacinação de Crianças de 6 a 11 anos.

Campo Verde

Vacinação infantil em Campo Verde.

Alto Taquari

Dia D Saúde da Mulher oferecerá diversos serviços para a saúde da mulher.

Guiratinga

Campanha de vacinação infantil no município.

Região Médio Norte, Norte Araguaia Karajá, Noroeste, Sul, Centro Norte e Baixada Cuiabá

As Apoiadoras Aline, Dilma, Iza, Katlin, Nayara e Maria se reunem de forma online no dia 20 de fevereiro para discutirem o preenchimento do relatório para o ano de 2022 que está em um novo formato. O empenho e união dos apoiadores da Região Médio Norte, Norte Araguaia Karajá, Noroeste, Sul, Centro Norte e Baixada Cuiabá representa o comprometimento com o apoio em cada região representada. Esse fortalecimento entre apoiadores é muito importante no planejamento regional.

 

São José do Rio Claro

Estão sendo distribuídos certificados de coragem para as crianças vacinadas.

Jangada

Mutirões de vacina na zona urbana e zona rural.

Comodoro

Em Comodoro foi preparado um ambiente externo para fotos e desenhos para as crianças pintarem e se distraírem enquanto aguardam os 20 minutos posteriores a vacina. Também foram feitos atestados de coragem.

Araputanga

Em Araputanga foi organizado um ambiente com personagens infantis, pipocas e muita diversão.

Região Noroeste

Pré-aquecendo as discussões no Noroeste.

Tabaporã

Capacitação DigiSUS e eGestor com a Técnica de Tabaporã.

Médio Araguaia

Reunião da CAC do Hospital Regional do Médio Araguaia.

Alta Floresta

Em Alta Floresta a vacinação infantil prossegue protegendo o futuro. Parabéns equipe pela dedicação.

Cocalinho

Em Cocalinho, está sendo realizada busca ativa, orientações aos pais, certificado de coragem e, no dia que iniciou a vacinação, foram distribuídos algodão doce e desenhos para as crianças que foram vacinar. Desde o início da vacinação, está sendo realizado agendamento.

Novo São Joaquim

A Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim e a Secretaria de Saúde realizaram um grande trabalho no ano de 2021. O objetivo foi dar melhor condição de atendimento tanto para população como para os profissionais. Destacaremos aqui algumas das conferências e palestras que foram realizadas, materiais que foram adquiridos, prédios que receberam reformas e novas obras, melhorias nos postos de atendimentos nas zonas rurais, novas campanhas de atendimentos que foram lançadas e muito mais.

Saiba mais aqui!

Novo Santo Antônio

2ª Conferência Municipal de Saúde Mental do município. Os Secretários da Região Norte Araguaia Karajá prestigiaram o evento. 

Araguainha

Treinamento da equipe técnica com a assessoria sobre o programa Previne Brasil.

Juína

Operação Mundo Desconhecido: Vigilância em Saúde intensifica trabalhos de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.

A operação “Mundo Desconhecido” visa acessar locais como telhados e calhas com o apoio de drone. A fiscalização está acontecendo na área central da cidade.

Chapada dos Guimarães

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a 1ª Conferência em Saúde Mental em Chapada dos Guimarães, com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

Comodoro

Vacinação Covid-19 em região do interior de Comodoro.

Peixoto do Azevedo

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Imunização, deu início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades nas dependências da UPA. Todo ambiente foi decorado para receber as crianças com balões, espaço kids e painel fotográfico.

Acesse o álbum aqui!

Juína

Sexta-feira foi promovido o dia “D” de vacinação em Juína.

Cotriguaçu

Cotriguaçu avança na vacinação infantil contra o Covid, enfrentando muitas dificuldades com a resistência por parte da sociedade, mas a Secretaria de Saúde continua firme, trabalhado para vacinar toda população vacinável.

Cotriguaçu

Confira o cronograma de vacinação no município.

Juscimeira

A Secretaria Municipal de Saúde de Juscimeira, por meio da Gerência de atenção básica, esteve no dia 15 de fevereiro, participando da webcapacitação de Vigilância em Saúde a convite do Cosems/MT. A Educação permanente é um dos pilares da SMS de Juscimeira, buscando a construção de um conhecimento global, observando as inovações das ciências relacionadas a saúde.

Juscimeira

PSF 2 em novo endereço, rua Santos Dumont, esquina com a rua Ademar de Barros no bairro Beira Rio.

Acesse o vídeo aqui!

Alto Taquari

Durante etapa extraordinária de vacinação contra a Covid-19, realizada no domingo (13.02), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou 120 pessoas contra a doença.

Alto Taquari

Comunicados relacionados à vacinação contra a Covid-19.

Marcelândia

Terceiro encontro do grupo Tabagismo na ESF III. No dia, a Secretária de Saúde compareceu dando apoio e fortalecendo a rede de atendimento. Os pacientes receberam, pela primeira vez, o procedimento Auriculoterapia pelas mãos da fonoaudióloga. Atenção Básica fazendo a diferença!

Apiacás / Nova Bandeirantes

Em Apiacás, a equipe recebeu as Enfermeiras e Odontólogas do município de Nova Bandeirantes para troca de experiências sobre o Programa Previne Brasil, que tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

É a Região Alto Tapajós unida em prol de melhorias na qualidade de vida da população.

Apiacás

Mais um mutirão de vacinação contra a Covid em Apiacás. Ofertar o horário estendido à população é fundamental para garantir melhores condições de saúde nos próximos dias, pois quanto mais pessoas imunizadas menos complicações pela Covid-19 um paciente pode ter.

Apiacás

E a Vacinação Infantil continua em Apiacás. A cada dia mais pais e responsáveis fazem Adesão. As Equipes de Atenção Básica vêm trabalhando intensamente com as ações orientativas e de Prevenção à Covid-19 nas Escolas.

Paranaíta

Reunião da Equipe do PSF IV para discutir os cadastros referentes a Capitação Ponderada do Programa Previne Brasil e as novas regras para financiamento da APS.

Paranaíta

No dia 15 de fevereiro as ACS da unidade de saúde PSF 2, juntamente com a Nutricionista Danielle de Oliveira, realizaram a avaliação nutricional de 812 alunos da escola JK. A ação, sob supervisão da nutricionista, permite diagnosticar o perfil nutricional das crianças atendidas pela Instituição educacional e assim informar aos seus responsáveis, bem como a educação e saúde podem elaborar estratégias para promoção e educação de hábitos saudáveis.

Dom Aquino

Mensagem recebida pelo Secretário de Saúde de Dom Aquino:

“Estou aqui na SMS e pensando…analisando a reunião e o que ouvi os colegas comentarem. Realmente muito proveitosa, com pontos colocados por você de forma clara e precisa. Te vejo um grande Gestor do SUS que cresce a cada dia e isso me deixa feliz em chegar onde chegou e estar sob evolução a cada momento. Agradeço imensamente o apoio recebido e me sinto motivada para trabalhar e fazer minha parte tentando melhorar a cada momento.”

 

Dom Aquino

Um dia muito especial que reuniu todos os profissionais da saúde do município para analisar, avaliar e melhorar os indicadores. Foi um momento muito rico. Parabéns às equipes da súde!

Marcelândia

Grupo do Hiperdia – ESF III. Temas abordados: Cuidados e controle da pressão arterial na pandemia, importância dos encontros mensais e riscos do AVC.

Nova Canaã do Norte

Campanha de vacinação infantil contra a Covid.

Marcelândia

Avaliação odontológica na Escola Castro Alves – Programa Saúde na Escola/ PSE.

Carlinda

Palestra com o Tema LÚPUS na UBS São Paulo Apóstolo no município de Carlinda.

Carlinda

No dia 11 de fevereiro foi realizada a Puericultura no PSF São Paulo Apostolo no município de Carlinda. A puericultura preocupa se com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.

Juscimeira

Buscando sempre manter a população informada, a Secretaria Municipal de Saúde de Juscimeira divulgou mais um calendário de vacinação contra a COVID-19. Fique atento, procure o PSF1 e vacine-se.

Juscimeira

A equipe de saúde feliz e celebrando o retorno do Secretário de Saúde de Juscimeira.

Guiratinga

Graças à Deus a Flávia não irá precisar tomar sangue neste momento, porém a SMS de Guiratinga está se organizando para levar 15 pessoas que desejam ser um doadores. Neste momento tem muitas pessoas precisando. Quem puder doar, é só ligar no 3431-1808 e agendar seu nome.

Itiquira

A SMS promoveu um encontro entre as unidades de saúde do município para debater melhorias para os indicadores do Previne Brasil.

Compartilhar