Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 21/11/2022: ações em saúde de Mato Grosso

Publicado em:
21 de novembro de 2022

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o recorte. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.

Querência

Ações novembro azul no município de Querência, afim de consciencializar os homens sobre prevenção do câncer de próstata.

Dom Aquino

Foram realizados 6 procedimentos cirúrgicos do programa MT mais Cirurgias. A equipe agradece o Gestor de Itiquira, Flávio Alexandre, que acolheu os pacientes. Agradece ainda a direção do Hospital Osnir Bortolini.

Sinop

Reforçando a importância da conscientização sobre o tema, nas quintas-feiras deste mês a Secretaria de Saúde oferece atendimento com horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde. São ofertados exames de PSA (check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas), vacinas, além de atendimentos clínicos, médico e odontológico. 

São Félix do Araguaia

A SMS, por meio da equipe do PSF II realizou mais uma edição do hiperdia, na Orla do Cais, no centro da cidade. O intuito é oferecer qualidade de vida aos moradores locais por meio dos serviços de saúde pública.

Saiba mais aqui!

Cuiabá

A gestão Emanuel Pinheiro vem ampliando o atendimento odontológico na capital. Desde 2017, primeiro ano de governo, foram implantadas 41 equipes e outras seis já estão em funcionamento apesar de não terem sido entregues oficialmente. Quando assumiu a Prefeitura de Cuiabá em 2017, a gestão encontrou 10 equipes na Secretaria Municipal de Saúde, e hoje o total chega a 57.  Cuiabá é hoje a cidade que mais tem Centros de Especialidade Odontológica (CEO) em Mato Grosso.

No CEO são disponibilizados serviços de endodontia (canal), bucomaxilo, periodontia, odontopediatria, clínico geral e atendimento a paciente especial.

Saiba mais aqui!

Cuiabá

Ações do novembro azul nas unidades básicas de saúde.

Cuiabá

Ação da SMS no Abrigo Bom Jesus.

Cuiabá

SMS participa de Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial.

Cuiabá

Ações de novembro azul nos PSF.

Cuiabá

A equipe da central de regulação realizou mutirão para limpeza e triagem da fila do SUS, para que os dados da fila sejam mais reais, otimizando assim o tempo e oferta da fila de espera.

São José do Rio Claro

Convites de inauguração no município.

Apiacás

As Equipes das Endemias juntamente com Atenção Básica e Vigilância Sanitária realizaram uma importante ação para os estudantes da Escola Municipal Centro de Promoção Educacional sobre o combate ao Aedes aegypti. Desde o início de novembro os Agentes de Endemias vêm encontrando lavas positivas para o Aedes e o município já registrou no mês 04 casos positivos de dengue.

Apiacás

A Assistência verdadeira no SUS é feita por profissionais que amam a profissão e tratam os pacientes com carinho e respeito. Foi promovida busca ativa de pacientes. O Dr. Aleph e a Técnica Daniele ultrapassaram obstáculos para atender os pacientes. 

Paranaíta

Central de Regulação de Paranaita organizou a 4ª etapa de cirurgia de catarata e limpeza de lentes para os pacientes de Paranaita. Total de 16 cirurgias de catarata e 15 limpezas de yag laser.

Nova Bandeirantes

Novembro Azul em Nova Bandeirantes.

Alta Floresta

No dia 23 teve atendimento em horário estendido, das 18h às 22h nos PSF Santa Barbara e PSF V.

Veja vídeo aqui!

Apiacás

Foi realizado o atendimento do Programa Brasil Sorridente com a participação da Equipe de Saúde Bucal e o Protético Vilson. Promover a autoestima, melhores condições da saúde bucal é ofertar qualidade de vida. Parabéns a todos pela dedicação e aos pacientes que vem participando desse grande Programa.

Indiavaí

No dia 17 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde de Indiavaí realizou a campanha do “Novembro Azul”. Foi um dia de ação conjugada, com a realização de exame do PSA e testes rápidos para Sífilis, HIV, HCV. Ao todo foram 375 testes rápidos e 125 PSA.

Nova Ubiratã

Melhorias e avanços na saúde do município.

Nova Bandeirantes

Campanha Novembro Azul em Nova Bandeirantes.

Apiacás

Em Apiacás as Unidades Básicas de Saúde estão em horário estendido até às 20 horas desenvolvendo ações voltadas à Saúde do Homem. Esse horário estratégico tem objetivo facilitar o acesso às consultas e exames ao público masculino primando pela prevenção de doenças. Na oportunidade, parabenizamos as Equipes pelo empenho e aos Homens que estão participando das atividades. 

Juscimeira

Novembro Azul 2022 – PSF-2. Ao longo do mês azul, as Unidades básicas de Saúde irão abordar a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral, incentivando os homens a buscarem atendimento preventivo as doenças e seus agravos.

Marcelândia

Grupo de gestante: orientações sobre diabéticos gestacional.

Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação com os técnicos de enfermagem da Atenção Primária de Saúde. A ação aconteceu no Auditório do Paço Municipal. 

A qualificação foi realizada em dois turnos, cada turma participiou de um período, o primeiro iniciou às 7h, o outro às 14h, ambos com o tema “Acolhimento em Saúde Mental”, ministrados pela psicóloga, Anne Caroline Nilson. 

Saiba mais aqui!

Lucas do Rio Verde

Em continuação às atividades do Projeto de Intervenção in Loco (PIL), a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde deu início às oficinas do terceiro módulo, que tem como tema Diabetes Mellitus. As capacitações contarão com atividades e abordagens sobre Manejo Clínico de Diabetes Mellitus, que serão realizadas no auditório do Paço Municipal, nos dias 22, 23, 24 e 29 de novembro, das 13h às 17h.

Durante o desenvolvimento do projeto, a cada módulo, os servidores também devem realizar ações coletivas com pacientes nos PSFs. Durante as oficinas serão abordados temas como classificação de risco do paciente com hipoglicemia e/ou hiperglicemia; classificação do tipo de diabetes; classificação de risco cardiovascular, renal e oftalmológico; instruções para o manejo da hipoglicemia pelo paciente, família e serviço de Saúde, entre outros.

Saiba mais aqui!

Nova Xavantina

A Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, por meio da Secretaria de Saúde realizou uma caminhada com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Participaram do evento Servidores Públicos da Secretaria de Saúde, Alunos e Professores das Escolas Ministro João Alberto, JK e Billy Gancho e contou com apoio da Polícia Militar. Essa campanha está sendo realizada com intuito de orientar a população em nosso município para redução dos casos da dengue.

Saiba mais aqui!

Vila Rica

Vaga de fonoaudióloga. 

Marcelândia

14 de Novembro, Dia Mundial do Diabetes. Foi realizada no ESF 01 a ação de conscientização sobre diabetes.

Nova Ubiratã

Neste mês, dedicado à saúde do Homem, o município realizará coleta de exame de sangue de próstata (PSA) no Laboratório Municipal para aqueles com idade acima de 40 anos. Horário de coleta: 6h às 17h30, de Segunda a Sexta-feira. Não é necessário a solicitação médica, somente documentos pessoais.

Veja vídeo aqui!

Novo São Joaquim

No município a gestão implantou um projeto piloto que chama atenção em toda a região do Araguaia, o projeto vai desde a realização de cirurgias eletivas em varias modalidades, a cirurgias ortopédicas e realização de exames sofisticados, a exemplo de endoscopia já com resultados de biópsia.

Graças à contratação de uma equipe de médicos ortopedistas renomada do Estado de Goiás e profissionais especialistas, em Novo São Joaquim a gestão municipal vem trabalhando na realização de cirurgias eletivas de media e alta complexidade, desta feita; colocando fim a fila de espera, entre elas, as ortopédicas que também estava com índice elevado de demandas em todo o município.

Saiba mais aqui!

Cuiabá

Cuiabá liberou, no dia 16, a quarta dose de vacina contra o coronavírus para pessoas de 30 anos acima. Para receber o imunizante, deve ser respeitado o intervalo mínimo de 4 meses após a terceira dose (dose de reforço).

Saiba mais aqui!

Veja onde vacinar com a 4º dose da vacina contra covid liberada em Cuiabá

São Félix do Araguaia

O dia 15 e 16 de novembro, São Félix do Araguaia intensifica as suas ações de vacinação com a participação da carreta da SES-MT.

Alto Boa Vista

A secretaria municipal de saúde de Alto Boa Vista realizou o PSE na creche Municipal e Escola Infantil Betelzinha no período matutino e vespertino, ações voltadas ao PSE com os funcionários do ESF Campinas, Enfermeira Coordenadora Ronia Campos, e os técnicos de enfermagem Udersson Melo, Maria de Lourdes, e a Coordenadora da Atenção Básica Cristiane Perin.

Foi abordado o tema “Dengue”, realizadas educação em saúde, prevenção, orientações, brincadeiras (tabuleiro da Dengue) e debatido sobre os principais sintomas e ainda informações sobre as formas de transmissão e medidas a serem tomadas, entrega dos panfletos do Quintal Nota 10 e bastante interação. 

Alto Boa Vista

A secretaria de saúde de Alto Boa Vista realizou o  encontro do grupo Emagrecer Saudável, grupo de emagrecimento  orientado pela Nutricionista Maralice S. Melo. 

Com a participação do psicólogo Francis Rodrigues, foi realizada uma roda de conversa com orientações sobre o processo de  emagrecimento e ao mesmo tempo tirando dúvidas e curiosidades das participantes, foi feita avaliação antropométrica e entrega de cardápio.

Marcelândia

Novembro Azul: ESF 01 – Dia D de prevenção da Saúde do Homem / prevenção do câncer de próstata.

Marcelândia

Saúde Bucal nas Escola José Olavo e Creche de Analandia.

Marcelândia

Atendimento noturno “Novembro Azul” no PSF 2, com o atendimento de  96 pacientes no dia.

Marcelândia

Ação de Combate ao Aedes – Escola Curumim – Bom Jaguar.

Marcelândia

Visita domiciliar aos paciente ESF III Vila Isabel.

Marcelândia

Grupo Recreativo, com orientações sobre o câncer de prostata.

Paranaíta

As Equipes de Saúde da Família de Paranaíta receberam, por meio de seus representantes, os enfermeiros, um kit para atendimento às pessoas portadoras de Hanseníase. No Kit foi disponibilizado o estensiômetro, material usado para realizar o Teste de Sensibilidade que auxilia no diagnóstico, como também o Plano de Cuidado de Hanseníase, elaborado pela Equipe do Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizado em Hanseníase, ainda todos os formulários relativos à Hanseníase.

Essa ação faz parte da frente de trabalho realizada pela Secretaria de Saúde de Paranaíta que visa fortalecer o diagnóstico precoce da doença como também sua eliminação.

Paranaíta

Dia de mais um atendimento a paciente com autismo em Paranaíta, o Benjamin, com objetivo de trabalhar a seletividade alimentar autismo de maneira lúdica, incentivando o consumo de novos alimentos afim de proporcionar melhor aporte nutricional para a criança. O paciente está sobre atendimento da equipe Multiprofissional da UDR, com atendimentos em fisioterapia e nutrição. 

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nas Unidades do Setor Padre Geraldo e Delrey as ações: Saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa sobre a prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero, com coleta de preventivo e avaliação de mama; Puericultura; Pesagem do Auxílio Brasil.

As mulheres que compareceram nas Unidades, puderem realizar os exames de papanicolau, avaliação das mamas e também prestigiar as orientações do autoexame das mamas realizado pela equipe da Unidade.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde em Parceria com a Assistência Social, frealizou orientação sobre o Novembro Azul em prevenção ao câncer de próstata, para o grupo da Terceira Idade.

Apiacás

Projeto Gestar e Maternar uma integração que faz a diferença.

Paranaíta

Reunião de Condução com a Equipe de Coordenadores da Saúde de Paranaíta. A equipe de coordenadores da saúde realizaram reunião de condução para socializar as ações e atividades que estão em andamento em todos os setores da saúde. A reunião de condução é fundamental para que todos os setores da saúde estejam atualizados sobre tudo que ocorre na saúde de Paranaíta, além de ser o momento único de troca de saberes em busca de avançar cada vez mais a saúde do município.

Carlinda

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde em parceira com empresas de grande porte, realizou no dia 11 de novembro, no Armazém Agronorte, uma palestra sobre o novembro azul em prevenção ao câncer de próstata ministrada pela enfermeira e coordenadora da atenção básica Thaís.

Araputanga

Foi promovido, por meio da Secretaria Municipal de Araputanga, o Mutirão de Atendimento em Saúde, na Unidade Básica de Saúde de Araputanga. No mutirão foram ofertados diversos serviços à população: Testes Rápidos (PSA, HIV, Sífilis, Hepatite), Exame de Preventivos, Pesagem do Bolsa Família, Aferição de Pressão Arterial, Glicemia, Vacinação e Atualização de Caderneta.

Além do serviços também foi feita orientações com a nutricionista Ione Costa e palestra de autoestima com estagiárias de psicologia Kharine e Eduarda.

Compartilhar

Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o recorte. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.