As secretarias municipais de saúde do estado estão enfrentando a luta conta o coronavírus com muito profissionalismo e inovação. A maioria disponibilizou números de telefone para tirar dúvidas, promover o teleantendimento e mesmo dar amparo psicológico. A ação, além de apoiar as pessoas em momento de quarentena, minimiza o fluxo nas unidades de saúde.
Em Várzea Grande foram disponibilizados dois canais de atendimento via telefone, conhecidos como call center. Segundo a Responsável Técnica da Vigilância em Saúde (VISA) do município, Relva Cristina Silva de Moura Teixeira, o serviço é específico para os residente de VG, possuindo quatro atendentes sendo uma gerente. O serviço começou a ser desenvolvido com força total a partir do dia 24 de março.
O canal da VISA – (65) 3632-1506 – serve para receber denuncias sobre os estabelecimentos, festas e outras ações que não estejam de acordo com os decretos impostos no município.
Já para tirar dúvidas sobre a doença, sobre os encaminhamentos, quais os sintomas e o que tem que ser feito, a Prefeitura disponibilizou o número – 0800 647 4121. Esse número também atende monitoramento frente a casos suspeitos.
A Secretaria de Saúde de VG, juntamente com os profissionais Psicólogos, também estão disponibilizando o “Plantão Psicológico”. Esta é uma modalidade de atendimento clínico-psicológico de tipo emergencial, aberto à comunidade cuja função é proporcionar uma escuta e um acolhimento à pessoa neste momento de crise e impacto em sua saúde mental. A equipe reforça que tal proposta não tem como finalidade a resolução ou o aprofundamento da “problemática” da pessoa, mas um momento de compreensão do seu sofrimento e ajuda para alívio do stress causados pelo isolamento social.
Os atendimentos serão realizados via telefone, por meio de triagem, visando preservar a integridade de cada usuário e profissional. Os profissionais entrarão em contato com os usuários para acolher e trabalhar as demandas de cada um. O público-alvo são pessoas com idade a partir de 18 anos. Horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: 0800 647 0020.
A Prefeitura de Várzea Grande também produziu um boletim com as principais informações sobre o coronavírus no município. Acesse o link e confira.
O município de Cláudia divulgou vários números que permitem as pessoas tirarem dúvidas com profissionais de saúde por meio do telefone.
O município de Cláudia está divulgando outros números de celular para que as pessoas possam fazer denúncias ou tirar dúvidas.
Mirassol D’Oeste também está divulgando o telefone para tirar dúvidas com a equipe de saúde.
Aripuanã está disponibilizando o disk informação por meio de WhatsApp sobre o coronavírus.
Barra do Garças adota o telenfermeiro para ajudar neste momento de pandemia.
Em caso de emergência, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis também disponibilizou vários canais de contato.
Nova Monte Verde divulgou uma nota informativa sobre o caso confirmado no município e ainda disponibilizou contatos para atendimento ambulatorial.
Canarana divulgou o fluxograma de atendimento do covid-19, disponibilizando telefone aos munícipes para atendimento com o profissional de saúde.
OUTRAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO:
Roda de conversa para traçar estratégias de prevenção covid-19 pela Secretaria de Saúde de Diamantino , Escritório Regional de Saúde (ERS), equipes de saúde, comunidade e gestores de outros municípios da região. A reunião foi realizada no dia 16 de março, em Diamantino.
Orientação sobre o coronavírus com o grupo do hiperdia, em Araguainha.
Construção do plano de contingência covid-19 em Tesouro. Todos reunidos em prol dos cuidados necessários.
Reunião em Santa Terezinha, realizada no dia 16 de março, para construir o fluxo de atendimento e campanha de prevenção contra o covid-19 como também avaliar e monitorar as ações voltadas ao Novo Financiamento da Atenção Básica.
O Município de Santa Terezinha realizou no dia 18 de março, na Câmara Municipal, uma reunião com a presença dos Profissionais de Saúde, colaboradores, apoio Cosems/MT, vereadores, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e com a gestão do Conselho Municipal de Saúde para discutir as medidas de enfrentamento do coronavírus.
Na oportunidade a Enf. Meyre Ellen, que é Agente Focal no município, apresentou o fluxograma de atendimento. Ainda foi formado um subgrupo de apoio, que ficará responsável pela educação em saúde por setores da comunidade e as estratégias que serão adotadas (Plano de Contingência) para ampla divulgação.
A Secretaria de Saúde de Pedra Preta realizou uma reunião na Unidade Saúde da Família (USF) Estela Nogueira de Souza, no dia 16 de março, para tratar de assuntos relacionados ao novo coronavírus. Estiveram presentes na reunião a equipe da USF, gestores municipais e o responsável técnico da equipe do Centro Municipal de Saúde.
O objetivo da reunião foi explanar sobre o que seria o coronavírus, como se transmite, formas de prevenção e como identificar um suspeito. Ainda foi discutida quais as medidas deve-se tomar para controle da doença. Informações no link.
Várzea Grande começa a funcionar suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Clínica de Atenção Primária a Saúde (antigas Policlínicas), Centros de Saúde e Unidades de Saúde da Família em horário estendido a partir da semana que vem. A medida foi anunciada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos em reunião ampliada com todo o secretariado e principais assessores quando divulgou o Decreto que dispõe sobre medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo coronavírus (COVID 19) e instituiu o Comitê de Enfrentamento. Informações no link. (informações e imagens site Isso é Notícia)
A Prefeitura de Diamantino abre a semana com uma série de reuniões que têm como pauta o enfrentamento ao coronavírus. No dia 16 de março a Secretária de Saúde Cleide Anzil reuniu toda equipe responsável pelas unidades da Rede Municipal de Saúde para avaliar necessidades legais para que nos próximos dias sejam anunciadas orientações e encaminhamentos sobre o combate ao Covid-19. Também foram convidados para a reunião, lideranças religiosas, vereadores representantes de entidades do Ministério Público e coordenadores de instituições escolares. O encontro ocorreu na sede a Universidade Federal de Mato Grosso (Unemat).
Pelo menos 200 servidores entre técnicos e profissionais médicos de saúde da rede municipal de Rondonópolis receberam orientações técnicas de como proceder para o acolhimento e atendimento a eventuais pacientes suspeitos de portar o Coronavírus, nas unidades de saúde na manhã do dia 18 de março.
O encontro aconteceu nas dependências (quadra coberta arejada) do Comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), na Vila Operária. As orientações foram repassadas pelo médico infectologista Juliano Munaretto Bevilácqua, e pela Secretária Municipal Izalba Albuquerque. Informações no link. (informações e foto site Primeira Hora)
Enfermaria montada para atender os pacientes suspeito de covid-19 no Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde.
Hospital Municipal de Apiacás confeccionando máscaras de tecido para os profissionais com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o covid-19 e a importância de ficar em casa.
Poconé também tem tentado se virar neste momento que faltam equipamentos de proteção contra o o coronavírus. Algumas máscaras estão sendo confeccionadas a partir de um TNT mais grosso.
Discussão ampliada com promotor, prefeito, equipe da Nexa, para conter o covid- 19, em Aripuanã.
Campanha em Mirassol D’Oeste.
Campanha #fiquememcasa do município de Cláudia.
#fiqueemcasa pela equipe em Arenápolis.
Pronto Atendimento em Alto Garças. #fiqueemcasa
Campanha em Apiacás sobre o #fiqueemcasa.
#fiqueemcasa pelos profissionais de Vale de São Domingos.
Campanha de Tapurah alertando sobre a disseminação de fake news.
Medidas tomadas em Tapurah.
Em Rondonópolis.
Muitas instituições estão mostrando o quanto são solidárias neste momento difícil. Primacredi e Sicoob doaram diversos equipamentos para a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste no apoio ao enfrentamento do covid-19. Parabéns pela responsabilidade social.
A prefeitura de Arenápolis determinou a criação de barreiras sanitárias nas entradas do município como forma de prevenir a transmissão e propagação do coronavírus. Profissionais da vigilância sanitária, secretaria de saúde, obras, educação e voluntários fazem vistorias em todos os veículos que entram na cidade. Informações no link. (fotos e informação Site Atual MT)
O município de Primavera do Leste foi destaque no Bom Dia Brasil, da Globo, no dia 23 de março. A iniciativa do município, para evitar aglomerados nas unidades de saúde, está sendo levar atendimento médico aos casos suspeitos em domicílio. Acesse o conteúdo no link https://globoplay.globo.com/v/8422941/.
A Prefeitura de Aripuanã também está divulgando um boletim sobre os casos suspeitos de covid-19 no município. Acesse o link.
A Prefeitura de Tangará da Serra começou no dia 24 de março o processo para desinfectar áreas da cidade. O produto utilizado na limpeza é uma mistura à base de cloro e água, para tentar neutralizar a ação do novo coronavírus – em ação conjunta a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), promoveu a desinfecção de áreas de saúde com grande movimentação de pessoas. Informações no link. (informações e fotos site Bem Notícias)
A prefeitura de Várzea Grande divulgou no dia 23 de março o decreto sobre os serviços essenciais em decorrência do covid 19. O novo decreto reafirma ainda outros compromissos da gestão municipal, como utilizar poder de Polícia para coibir eventuais desrespeitos às decisões de não aglomeração de pessoas e de funcionamento de estruturas regulares, sinalizando ainda pelo cumprimento das determinações do Governo do Estado e da Medida Provisória e Decreto do presidente da República, que estabelece as regras de funcionamento de transporte coletivo de passageiros rodoviário, aeroviário e ferroviário. Informações no link. (informações e foto site Folhamax)
O prefeito de Cuiabá anunciou, em coletiva virtual, novas medidas em relação ao combate ao novo coronavírus na Capital. O novo decreto declara “situação de emergência em Cuiabá para combater o Coronavírus”. Informações no link. (informações e foto site RepórterMT)
Barreira sanitária em São Félix do Araguaia.
A Secretaria de Saúde de Reserva do Cabaçal, por meio da Vigilância em Saúde, está promovendo orientações em ações de prevenção ao novo coronavírus. O Comitê de Monitoração ao covid-19 realiza na entrada da cidade barreiras, numa tentativa de reduzir a circulação de pessoas e a disseminação do coronavírus no município. O grande objetivo da ação é conscientizar motoristas e passageiros que chegam na cidade, oferecendo explicações sobre medidas de prevenção à pandemia. Informações no link. (informações e imagem site Popular Online)
A Prefeitura de Várzea Grande, junto à Secretaria de Saúde, tem desenvolvido várias ações em combate ao coronavírus.
Querência define, em caráter de urgência, a construção de UTIs para prevenção do coronavírus, melhorias essas que posteriormente trarão ganhos para a área da saúde do município. Confira os projetos e propostas para combate ao covid-19.
https://www.facebook.com/camaramunicipalquerenciamt/videos/1048607272181449/?t=30
Informações da Secretaria de Saúde de Nova Santa Helena sobre o coronavírus. Para maiores informações sobre a situação no municípios e demais orientações entre em contato pelo 66 98422-7097.
A Prefeitura de Várzea Grande elaborou um vídeo educativo para crianças e adultos sobre o covid-19.
O vídeo desenvolvido pelo município de Várzea Grande sendo passado nas escolas.
Campanha Educativa de combate ao covid-19 em Aripuanã.
Mensagem do Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso (Coress/MT) sobre as medidas tomadas contra o coronavírus.
Vídeo de alerta sobre as ações de combate ao covid-19 em Dom Aquino.
Secretário de Saúde de Guiratinga faz um alerta para as pessoas de outras regiões que estão indo para o municípios e também traz outros avisos.
Boletim sobre o coronavírus de Sinop.
Medidas Preventivas à propagação do covid-19 em Juara.
https://www.facebook.com/camarajuara/videos/2596920440589373/?t=17
O Prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, obedecendo o Decreto 419/2020 do Governo de MT, decreta o fechamento de alguns estabelecimento. No vídeo o assessor explica as ações.
https://www.facebook.com/prefeituramunicipalparanaita/videos/578347679445796/?t=1
Padre em Figueirópolis abençoando os munícipes.
OUTRAS AÇÕES NOS MUNICÍPIOS:
Reunião Técnica da Região Oeste no dia 17 de março sobre o novo modelo de financiamento da atenção básica.
A população de Alto Garças foi beneficiada com a entrega da UBS (Saúde da Família) Geralda Moreira Cajango na Vila Morena, no dia 20 de março. Em decorrência das medidas de prevenção para evitar a disseminação do covid-19, não foi possível realizar a inauguração com aglomerações de pessoas.
A UBS faz parte das obras que estavam iniciadas inacabadas, paralisadas com problemas estruturais em gestões anteriores, e foi preciso refazer e adequar para pode ser inaugurada e entregue a população. Informações no link.
A campanha de vacinação contra a gripe em Alto Araguaia foi iniciada priorizando profissionais da saúde. Conforme explica a Secretária de Saúde, o município recebeu somente 15% das vacinas do Ministério da Saúde (MS), o que corresponde a 300 doses. A primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe é para profissionais da saúde (público e privado) e para idosos. Em Alto Araguaia, são cerca de 320 trabalhadores. Informações no link.
A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 1.077 doses em idosos acima de 60 anos em domicílio na cidade. Com muita estratégia, profissionalismo e logística a ação foi iniciada em 23 de março. O movimento contou com 12 equipes distribuídas por toda cidade. Na ocasião, ainda foram vacinados 207 profissionais de saúde, que compõem a primeira etapa dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Informações no link.
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Assessoria de Imprensa Municipal, está utilizando drone para sobrevoar o município e mapear os bairros com grande incidência de focos da dengue. Essas medidas foram tomadas após reunião com todos os Secretários Municipais, onde a Secretária de Saúde expôs à administração que, devido as medidas de segurança em que a população aderiu na pandemia do coronavírus, as Agentes Comunitários de Endemia (ACE) já não estavam tendo êxitos nas visitas domiciliares. Informações no link.
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 24 de março a vacinação em domicílio dos idosos na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação. A iniciativa tem por objetivo evitar que os idosos, grupo de risco do novo coronavírus, se aglomerem em filas nas unidades básicas de saúde.
Com a medida, os idosos não devem se deslocar a uma UBS. Para que a equipe vá até a casa, basta um parente ir à unidade do seu bairro e deixar o endereço correto para o deslocamento. A equipe móvel é formada por uma enfermeira e pessoal de apoio, conforme determina o Ministério da Saúde. Em Barra do Garças a meta é vacinar 5.517 idosos.