Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, foi reinaugurada a Unidade de Saúde da Família do bairro Mutirão em Mirassol d’Oeste – MT.
A obra contou com mais de R$ 300.000 mil reais de investimento e tornou-se a unidade de referência no Município. Com capacidade de até dois cirurgiões-dentistas para o atendimento, a assistência à saúde para a região ficou ainda mais fortalecida tendo esse diferencial.




A Prefeitura Municipal de Mirassol d’Oeste enfatizou a campanha de conscientização e de prevenção ao suicídio por meio de toda a rede de proteção e promoção à saúde mental. É importante saber que aquilo que sentimos importa e que falar sobre é a melhor solução. Procure a rede de saúde e assistência social do município: Secretaria Municipal de Saúde – Centro de Atendimento Psicossocial-CAPS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS.




Vacinação fronteira no dia 24 de setembro. Estava as três esferas: federal, estadual e municipal.




A secretaria municipal de saúde de Caceres realizou na Unidade básica de saúde CAIC diversas ações:
Pesagem Bolsa – Família/auxílio Brasil, Coleta CCO, Atualização Vacinal, Distribuição de sementes de Girassol a comunidade com a mensagem do Setembro Amarelo e Prevenção ao Suicídio.




Brasnorte realizou no mês de Setembro ações do “Projeto Vidas no Transito”, idealizado pelos gestores da região Noroeste, com o apoio do ERS Juína. As ações desenvolvidas tiveram como objetivo principal sensibilizar o cidadão (motoristas) para transitar de forma segura e assim prevenindo acidentes de trânsito.
Brasnorte realizou uma mobilização no trânsito nos três principais pontos da cidade e em dois horários de maior tráfego, utilizando faixas e sirenes para sensibilizar os usuários do trânsito sobre a importância da vida. A ação teve a parceria do SAMU, da Policia Militar, da Polícia civil e do Corpo de Bombeiros.
Foram produzidos vídeos sobre a campanha, com a participação do Secretário de Saúde, com o Delegado da Policia Civil e com a vítima de acidente de trânsito




Foi realizada o dia D da Campanha Antirrábica Animal. Os pontos de vacinação foram: PSF-01 Bairro Primavera PSF-02, Bairro União e PSF-03 Bairro Primavera.




Equipe de Saúde Bucal participou com muita alegria do dia Nacional dos Surdos com palestra de higiene oral e aprendendo um pouco de Libras.

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social, realizou o fechamento da Campanha do Setembro Amarelo.
No decorrer do mês foram realizadas palestras com profissionais da saúde, educação e assistência social em todas as escolas do Município com a temática. Para o encerramento, foi realizada uma passeata com as escolas e o grupo da 3° idade, sentido ao Ginásio de Esportes, onde todos foram recepcionados.
Houve palestras ministradas pela Médica Psiquiatra Drª Ana Lígia e Psicóloga Drª Márcia Regina. O Evento contou com a União e contribuição: Secretaria de Administração e finanças, Secretaria de Cidades, CRAS, Igreja Católica, Igreja Batista Nacional, Igreja Adventista do 7° dia, Polícia Militar, Senhor Antônio (carrinho de Pipoca) Sra Janice (máquina de algodão doce) e Robson Dierri (Filmagens aéreas).




A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, realizou palestra nas escolas do Distrito União do Norte sobre Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio, que visa a conscientização e a prevenção do suicídio.
No dia 16 de Setembro a palestra foi na Escola Estadual Leonisio Lemos Mel, totalizando quase 100 alunos. No dia 20 de Setembro na Escola Municipal Vida e Esperança com aproximadamente 80 alunos.
As palestra foram ministras pela psicopedagoga Caroline Prestes e pelas as equipes das Unidades Básica de Saúde, sendo os seguintes profissionais: Dra Kalinka Aires, Enfermeira Valdelaide Gouveia, Enfermeiro Marcos César, Técnica de enfermagem Aldikelle Rodrigues, ACS Marcia Muncio.




Campanha Setembro Amarelo.
Setembro Amarelo – Escola PA Santana da Agua Limpa.




Multivacinação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças na CME Dona Mariquinha – Equipe USF Tangará II e Equipe Semec de Tangará da Serra.

A secretaria municipal de saúde de Alto Boa Vista, em parceria com as UBS Maria Manso (PSF urbano), UBS Adélia Rezende (PSF rural) e ESF campinas, realizaram o Encontro de profissionais da saúde de Alto Boa Vista, sendo os profissionais das vigilâncias sanitária e epidemiológica, laboratório e reabilitação, secretaria municipal de saúde, equipes das UBS Maria Manso, UBS Adélia Rezende e ESF Campinas, o Cuidador Merece Cuidado. Ação realizada com o intuito de cuidar da saúde mental daqueles que todos os dias saem de seus lares para cuidar de alguém.
Foi dado o início com a fala da coordenadora dá atenção básica Cristiane Perin, contando a história por trás do setembro amarelo. Logo após a apresentação da terapeuta floral Karina, apresentando os florais e suas personalidades e finalizando com o psicólogo Francis, conversando com os profissionais sobre as aflições e situação enfrentadas por todos.
Foi uma tarde muito importante de conhecimento e informações.




O atendimento odontológico é desafio pra todas as cidades, no interior isso é muito maior, as dificuldades logísticas e de estrutura dificultam o trabalho. Diante dessa problemática, a prevenção e a melhor forma de evitar o sofrimento da população. Por isso a luta pela prevenção nas escolas rurais. A equipe visitou a escola da Gleba Macuco para efetivar a política de prevenção aos agravos da saúde bucal.




O Setembro Amarelo é o mês que ficamos disponíveis para ouvir as dificuldades do próximo. A equipe quer mostrar que está à disposição. Conversar e a melhor solução. As unidades se vestiram de amarelo pra lembrar aos munícipes que todos são irmãos e que estão lá pra ajudar.


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Academia de Saúde, promoveu a primeira edição da Caminhada Ecológica da Saúde, com o intuito de envolver a comunidade na preservação do meio ambiente e promover o bem-estar físico, psíquico, emocional e social da população, por meio de atividades físicas.
A concentração ocorreu no estádio de futebol Apolônio Bouret de Mello e seguiu até a “Praça do Festival de Inverno” com os grupos da Secretaria Municipal de Saúde, Academia da Saúde, SOS Cães e Gatos, Queimadas e Desmatamentos com a Defesa Civil, coletas e reciclagem da Coopchamar e Água Prata, Saúde na Educação com a Escola Municipal Maria Luiza e Escola Estadual Cel Rafael de Siqueira.



O Programa de Saúde na Escola (PSE), por meio da equipe de saúde da UBS Maria Manso de Alto Boa Vista -MT, estiveram na Escola Municipal Betel, realizando rodas de conversa educativas nos períodos matutino e vespertino aos alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Os alunos foram separados por sexo, houve um momento com os meninos e um momento com as meninas, para que os mesmos pudessem ficar mais a vontade devido o assunto abordado.
A abertura da conversa foi feita pela coordenadora pedagógica – professora Claudia Costa, orientando e organizando seus alunos. Em seguida, a coordenadora dá atenção básica, Cristiane Perin, conversou com os alunos sobre IST’s, planejamento familiar e algumas informações sobre a constituição federal e ECA pertinentes ao assunto. Foram momentos de concentração dos alunos e ao mesmo tempo descontraído, para que os mesmos pudessem sanar suas dúvidas. Por meio de uma caixinha de perguntas, os alunos puderam, sem ter que se identificar, fazer perguntas sobre os temas abordados.




Grupo de gestante ESF-I Industrial, orientações com a Dra Maressa sobre depressão pós-parto.


Encenação e palestra na creche Primeiros Passos: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.


Palestra na pastoral para Idosos: Setembro Amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.

Encenação e palestra Escola José Olavo: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.


A Carreta do Amor durante a semana.




A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma mobilização de acompanhamento vacinal na Escola Municipal Cecília Meireles. A ação foi acompanhada pelo Zé Gotinha, que alegrou as crianças. No total foram aplicadas 96 doses.
Os pais foram informados com antecedência para enviar o cartão de vacina para avaliação dos profissionais do ESF Primavera e do Centro de Vacinação, e que haveria oferta de vacinas às crianças que estavam com vacinas em atraso ou em tempo hábil para tomar.




Informativo de saúde.

Em carreata pelos bairros e centro de Água Boa, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou quatro novos veículos zerados que acabam de ser adquiridos, visando cada vez mais melhorar os serviços prestados à população.



Considerando a importância da prevenção ao suicidio, foi realizado no centro referência de saúde do município de Cáceres um evento alusivo ao Setembro Amarelo. A ação contou com a palestra da psicóloga Renata Carrelo, que ministrou ações de prevenção ao suicidio no município. O evento teve a presença da Secretária, usuários do SUS e profissionais de saúde da unidade.




No Hospital Municipal de Apiacás a tarde foi de aprendizado. Considerando o protocolo de educação permanente, foi ministrado pela Dr. Caroline assuntos sobre Classificação de Risco de Pacientes, quais atendimentos de urgências e emergências que diferenciam a Unidade Hospitalar da Atenção Básica. Visando capacitar os profissionais cada vez mais, abordando uma temática relevante ao cuidado da nossa população. Referenciando o usuário para sua unidade de cuidados continuados, garantindo uma assitência de qualidade

Vacinação CMEI Leonardo César Vendrame- Equipe USF Alto da Boa Vista de Tangará da Serra.

Vacinação CMEI Tânia Arantes – Equipe USF Centro de Tangará da Serra.

Palestra nas Escolas Setembro Amarelo.

Vacinação extensão Cme Laura Vieira – Equipe USF Europa em Tangará da Serra.

Setembro Amarelo no município.
Horário estendido saúde do trabalhador.

A Vigilância Sanitária continua atuando no interior.

Es ações sobre a Vacinação Antirrábica Animal continuam nas Escolas.



A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Academia de Saúde, promoveu a Caminhada Ecológica da Saúde, com o intuito de envolver a comunidade na preservação do meio ambiente e promover o bem-estar físico, psíquico, emocional e social da população, por meio de atividades físicas.


Araguainha realiza o I Mutirão de Oftalmologia do município.




A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um treinamento sobre Obstetrícia e Gestação, ministrado por especialistas da área de Saúde da Universidade de Iowa, nos EUA. Participaram da capacitação médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde de Apiacás, por meio da Equipe de Vigilância em Saúde, está promovendo nas escolas ações educativas sobre medidas preventivas e de profilaxia contra a Raiva Humana, na oportunidade a equipe está fortalecendo e divulgando a Campanha Nacional de Vacinação contra Raiva Animal.




A Prefeitura de Carlinda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma palestra ministrada pela Enfermeira Tais abordando o tema: Higiene Corporal e palestra com o tema Saúde Bucal com o Dentista Jean para as crianças e adolescentes atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A Unidade Rural está fortalecendo e realizando um dos atendimentos mais gostosos de se fazer no SUS que é a Puericultura. Os profissionais estão orientado os principais cuidados com o recém-nascido e crianças.




As Equipes de Saúde da Família não param com as ações de prevenção e promoção de saúde em Apiacás. Foi dada continuidade às avaliações oftalmológicas nas Escolas. Esse é um passo importante para dar continuidade ao tratamento oftalmológico das crianças e adolescentes.



Em Apiacás as Agentes de Saúde estão empenhadas em realizar o acompanhamento das crianças, adolescentes e responsáveis com ações de pesagem, aferição da altura, avaliação do Cartão de Vacina.



A Secretaria de Saúde de Tabaporã, inaugurou no dia 20 de setembro as novas instalações da Central de Imunização. O espaço está localizado em anexo a UBS – PSFIV, é amplo e irá atender a demanda dos usuários da sede do município com as vacinas de rotina e também as campanhas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde.




Encenação e palestra na Escola Curumim – Bom Jaguar: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.




Encenação e palestra na creche Aline Philomena: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.




Pensando na melhoria do trabalho e na qualidade do atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu uma capacitação sobre o Sistema e-SUS Atenção Básica para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e alguns coordenadores.
O objetivo da formação é de organizar e melhorar o processo de trabalho das equipes, na abordagem dos sistemas de informação, visando a reestruturação das informações da Atenção Primária em nível nacional e consequentemente concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoia serviços efetivos e amplia a qualidade no atendimento à população.

O Conselho Municipal de Saúde de Paranaíta recebeu a visita do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso.




Tarde com grupo Terapêutico do CAPS I Vida Nova, para falar sobre a Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio de maneira lúdica e envolver o tema no cotidiano.




Encenação e palestra na Escola Tiradentes: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.




A Secretaria de Saúde informa que 1476 crianças de 1 ano a menores de 5 anos foram vacinadas contra Poliomielite em Água Boa nesta campanha. Faltam apenas 146 crianças para atingir a meta dessa faixa etária até o dia 30 de setembro, data final da campanha de 2022.

Atividade do projeto Peso Legal.

Palestra com a psicóloga Camila, sobre setembro amarelo.




Imunização em Araguainha. A equipe agradece aos organizadores e envolvidos.


A Secretaria Municipal realizou o encontro de gestantes e puérperas, com a temática “depressão pós-parto”, voltado às ações correlativas ao mês de “setembro amarelo”. A equipe de saúde contou com profissionais de área especializada para palestra e abordagem da temática.




Palestra Setembro Amarelo.
3ª Coquetel em Valorização da Vida da Secretaria de Saúde.


Atravessa todos os obstáculos para cuidar de pessoas. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a equipe de saúde realizou busca ativa de pacientes para ofertar o tratamento de saúde e melhores condições de vida.



No ultimo dia 17 de setembro a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, realizou o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica.




Equipe de Sinop visitou as dependências da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Sinop (AMA) para conhecer o trabalho desempenhado pela associação.


O médico Lawrence Luciano Fernandes Bezerra recebeu, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, moção de aplauso pelo trabalho prestado nas comunidades rurais Agrovila e Campos Novos, na Gleba Mercedes V, em Sinop. O profissional recebeu a moção acompanhado da equipe de profissionais que atua na localidade e representantes da Secretaria de Saúde de Sinop.

Dom Aquino Setembro Amarelo! Promover o bem-estar e cuidar da saúde: qualidade de vida!



Encenação e palestra na Escola Pedro Bianchini: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.




Totalmente com recursos próprios, a Prefeitura de Água Boa, lança licitação para construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Guarujá Expansão, no valor de R$ 2.417.535,82 (dois milhões e quatrocentos e dezessete mil e quinhentos e trinta e cinco reais e oitenta e dois centavos).
A obra de mais de 480 metros quadrados, será executada em isopainéis, que é um sistema de construção moderno e rápido.

A Equipe da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Água Boa, esteve em campanha de captação de sangue no município de Canarana. Foram atendidos 83 doadores e captado um total de 68 bolsas de sangue.



A equipes de ESF do Santa Cruz e Vigilância ambiental do Município de Juara, promovem o PSE na escola Costa e Silva.


