Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
A prefeitura municipal de Carlinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 24 de março, na câmara de Vereadores de Carlinda, uma palestra sobre prevenção vírus HPV na adolescência para alunos da Escola Manoel Bandeira.
Embora o HPV seja uma doença sexualmente transmissível, a prevenção pode começar bem antes da vida sexual através de vacinas para meninas (09 a 14 anos) e meninos (10 a 14) devendo ser administrado duas doses com intervalo de 06 meses. O ideal seria que essa vacina fosse administrada antes na iniciação sexual, quando ainda não houve contato com o vírus.




A prefeitura municipal de Carlinda, por meio da secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 24 de março, na Unidade de Saúde São Paulo Apostolo, ainda em alusão ao mês da Mulher um dia especial voltado para a saúde das Gestantes, levando em consideração que o período gestacional traz um misto de emoções e tão importante quanto à saúde física, a autoestima deve ser levada em consideração.
Pensando nisso foi promovido esse dia especial com maquiagem, penteados, figurino, acessórios, além de cenários para fotos. Teve ainda alimentação e sucos nutricionais elaborados pela nutricionista.




Combate ao mosquito Aedes aegypti. As inspeções não param. Inspeção Usina Porto Seguro e Inspeção na Martelli e Cemitério. Trabalho de ACE e ACS em parceria.




Ações PSE Covid.




O município chegou a marca de nenhum caso de Covid-19 registrado. Procure as unidades de Saúde e se informe sobre os dias de vacinação, imunize-se.

No sábado ocorreu um mutirão com especialidades médicas na Unidade Central de Saúde (PSF 1). Ao todo foram 52 consultas com a médica ortopedista Tais Zibarth e 34 pacientes passaram pelos cuidados do médico neurologista Gabriel Chaves. Mais uma ação da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde para dar agilidade na demanda reprimida da Central de Regulação.



Ação de vacinação contra a Covid Xô Coronavírus II.


No mês de março a cidade de Canarana intensificou o cuidado com a saúde da mulher. 32 mulheres foram encaminhadas para a realização de mamografia na cidade de Água Boa.




Premiação do Quintal Nota 10 em Alto Boa Vista.
Ações SMS/Atenção Básica/Regional Norte no sábado. Coleta de CCO, consultas e um café da manhã para as mulheres da comunidades, UBSs João Bosco Pinheiro e Primeiro de Março.




UBS Ilza Terezinha em parceria com o CMEI Serginho. Atendimento odontológico, médico, palestras, atualização da caderneta de vacinação.





Dia D de vacinação contra Covid: Aproveitando o dia para realizar: Orientação sobre a dengue; Pesagem do bolsa; Obesidade infantil; Verificação de caderneta de vacina. O filho da Secretária de Saúde também tomou a segunda dose da vacina contra a Covid.





Campanha de vacina em Nova Mutum. Tudo para atrair as crianças!




Equipe de Campo Verde participa de cerimônia de premiação do Programa Imuniza Mais MT.
A entrega do prêmio pelo excelente desempenho em imunização, que garantiu o Selo Ouro ao Município que ficou em 1º lugar.

A equipe do CAPS de Alta Floresta realizou nos dias 10 e 17 de março o Matriciamento em saúde mental aos enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde. Facilitadora Dr. Ana Ligia Psiquiatra.

As ações da Atenção Básica de Alta Floresta no março lilás teve capacitação da Rede com os enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde com o tema: Violência Doméstica: como identificar e como acionar a Rede. Palestrante: Cabo da PM Cleia.

A prática de atividade física é o que ajuda a prevenir doenças e a melhorar a qualidade de vida dos que chegam à rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A Atenção Básica de Alta Floresta realiza nas unidades de saúde o acompanhamento por meio dos grupos com o professor João Batista.

O câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A Atenção Básica de Alta Floresta realiza esse mês uma ação com horário especial em todas as unidades da zona urbana e rural ofertando coleta de preventivo, teste rápido HIV, Sífilis e Hepatite B e C, consulta médica e avaliação saúde bucal.

No dia 22 de março as ACS do PSF IV de Paranaíta, em ação conjunta com a nutricionista da educação Daniele de oliveira, iniciaram as ações do PSE – Programa Saúde na Escola, na unidade da Escola Mário Correa.

No dia 25 de março os profissionais da saúde promoveram uma ação com os adolescentes da escola São Pedro, abordando o tema Sexualidade na Adolescência, Gravidez na Adolescência e Doenças Sexualmente Transmissível. As palestras foram ministradas pelos profissionais Suzane (Psicóloga), Jesiane (Enfermeira) e Keila (Farmacêutica). O evento ainda contou com roda de conversa e gincana junto com os adolescentes.




Estratégia de saúde da família 3 ciclo 1 de expansão, fazendo atividades de dispersão do PlanificaSUS referente a etapa 2.1.



A Equipe Multiprofissional da Saúde de Paranaíta esteve no Assentamento São Pedro abordando as temáticas: Prevenção DST, Sexualidade e gravidez na adolescência!

Matriciamento em Hanseníase na Atenção Básica de Alta Floresta.


A Vigilância sanitária de Paranaíta, em parceria com o departamento de água (DAE), realizou no dia 22 de março uma visita nas dependências da UHE Teles Pires com o objetivo de conhecer a Estação Compactada de Tratamento de Água, realizar coleta para análise e acompanhamento da qualidade a água para consumo humano.
Assim , atendendo a portaria n 05/2017 do Ministério da Saúde, conceder Autorização Municipal para que a empresa faça o fornecimento de água por meio de Solução Alternativa de Abastecimento, para consumo humano.




A secretaria Municipal de Saúde realizou a contratação da Empresa TWI Tecnologia e Gestão de Sistemas LTDA-ME, para fornecimento de software integrado para a Gestão de Saúde Pública Municipal.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a estruturação das Unidades Básicas de Saúde dos municípios, promovendo a aquisição de novos aparelhos de Computadores e Impressoras (parte adquirido com Recursos Próprios, outra com parte com recursos provenientes de Emenda Parlamentar), para receber a implantação do novo sistema, visando a promover aos servidores públicos uma melhor ferramenta de trabalho, garantindo agilidade, organização e segurança dos dados do município.
Na manhã de quarta-feira (16/03), a Secretaria de Saúde realizou a entrega de Tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos ACS e ACE, facilitando a coleta de informações obtidas durante as visitas, desta forma, tornando-se mais ágil e aumentando-se os números de visitas domiciliares.




Reforma e decoração da UDR em Santa Carmem.
Campanha Março Lilás no município.





São José do Rio Claro está trabalhando para prevenir doenças advindas do caramujo e pede à população a ajuda no combate à proliferação dos caramujos, para evitar as doenças.

Unidade de Saúde , PSF 1, no dia 24 de março, oportunizou aos usuários obesos, diabéticos e hipertensos, palestra sobre alimentação e nutrição! A palestrante e a nutricionista que presta serviço por meio da saúde.



Saúde em ação no mutirão do Senar, todos os atendimentos listados estão sendo feitos! Parabéns a todos em especial à equipe de Saúde Rural! União que faz a força!



Ainda para celebrar o mês das super poderosas, a Secretaria de Saúde, realizou no dia 24 de março, um dia dedicado a elas. Foram ofertados os serviços de designer de sobrancelha 44 atendimentos, coleta de preventivo 21 coletas, testagens rápidas 44 testes realizados, verificação de pressão arterial 2 aferidas, atendimento aos fumantes 15 pessoas atendidas. Um dia cheio de beleza e diversão.




Saúde na Escola – ESF São Francisco – Escola Helena Félix.




Trabalho de rotina na linha do Ranário em parceria com o setor de tributação fiscalizam imóveis notificando e dando prazo para organização quanto à higiene e cuidados no combate à dengue.








Campanha de informação sobre a tuberculose. A tuberculose é uma doença contagiosa, transmissível de pessoa pra pessoa, em simples ações como tossir, falar e espirrar.





Em Nova Monte Verde é mais saúde para as comunidades. A equipe do ESF II, juntamente com o NASF, realizaram a ação Saúde nas Comunidades, levando aos munícipes mais informações, orientações, consulta, vacinas.




Programa Saúde na Escola em Serra Nova Dourada.
A equipe de Saúde de Alto Boa Vista, promoveu, no dia 23 de março, uma tarde agradável de troca de saberes e informações sobre a saúde da mulher; A frase mais falada durante o encontro foi: “Levante outras mulheres, todos os dias!”
O momento foi rico em informações e divulgação de novos atendimentos pela equipe (PICS) assim como os serviços já prestados. A tarde foi um misto de emoções, esclarecimentos sobre saúde, direitos, interação, sorteio de prêmios, aferição de pressão arterial e glicemia, que marcam esta edição que recebeu 178 mulheres, foi um evento organizado pela UBS Maria Manso e contou com o apoio de todos os servidores e trabalhadores da Saúde!



Foi realizado no dia 25 de março a reunião de alinhamento do roteiro e cronograma do Imuniza Mais MT, com participação da equipe (SES-MT, ERS, Gestores e Técnicos). O encontro contou com 100% de participação dos municípios.


No dia 24 de março a equipe de saúde bucal do PSF 2 de Paranaíta, Cirurgiã-dentista Saila Brauwers Konrad e Auxiliar Emilia N.S. Pereira, juntamente com professoras da escola municipal JK realizaram uma atividade de orientação e prevenção em saúde bucal para crianças de 5 e 6 anos de idade, na ocasião 30 crianças participaram da atividade. Essa ação faz parte do Programa Saúde na Escola – PSE.




O PSE, somente neste mês de março, atendeu mais de 1.897 pessoas entre alunos, pais de alunos e empresa privada. Com ações e palestras voltadas aos cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e da zika. Orientações sobre Covid-19, influenza e encaminhamentos de escolares a rede do SUS.
Receberam orientações as escolas estaduais no núcleo urbano do município, 19 de Maio e Manoel Bandeira, na zona rural as escolas Boa Esperança e Rodrigues Alves e a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, com o tema alcoolismo.
Ainda este mês está previsto atendimento à Secretaria Municipal de Educação, com 04 atividades voltadas a doenças na primeira infância. O mês será concluído com 60 atividades que estão programadas.
Os trabalhos do Programa Saúde na Escola seguem programação anual de atividades voltadas à 35 escolas (municipais, estaduais e privadas) visando atender em torno de 14 mil estudantes.




Com atendimentos especiais no mês da mulher as unidades intensificaram a coleta de papanicolau e ainda a abordagem assuntos como “saúde da mulher”, “empoderamento feminino” e “violência doméstica”.
No dia 23 de março a programação, em horário especial, foi no PSF Araras, todo carinho dispensado às mulheres do setor.

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com CRAS retornaram com as ações de acompanhamento das gestantes através da realização dos grupos. Neste primeiro encontro as enfermeiras realizaram orientações sobre a saúde da mulher. A programação que seguirá com um encontro mensal, sempre abordando temas relevantes no processo gestacional no âmbito da Política de Saúde e Assistência Social.
O encontro contou com roda de conversa com as Enfermeiras da Saúde, sobre tema ligado a Sexualidade na Gestação e a importância do pré-natal para evitar doenças, preservando a saúde da mãe e do bebê e sobre mitos e verdades na gestação.
A Assistência Social participou da roda de conversa levando informação e tirando dúvidas sobre o Cadastro Único, inclusão, Atualização e Transferência do Auxílio Brasil e sobre o BCG, (Benefício de Composição Gestante).




Em Paranaíta a prevenção não para! Equipe UDR em ação 10 Minutos Contra a Dengue.



Ações de Prevenção e Promoção de Saúde com os pacientes do Grupo de Diabetes e Hipertensão. O acompanhamento periódico com Equipe Multiprofissional (Médico, Enfermeiro, Técnico em enfermagem, ACS, Nutricionista, Odontóloga) é fundamental para prevenir complicações e promover mais qualidade de vida a cada paciente.
Na oportunidade, foram entregues as Bolsas Térmicas para o acondicionamento adequado da insulina ao retirar nas Unidades de Saúde da Família. A equipe parabeniza a dedicação de todos os profissionais do SUS e o apoio da Nutricionista Erdilene da Educação.




Reunião intersetorial do GTI-M planejando as ações de PSE para o ano de 2022.



No dia 25 de março a Equipe de ESF 4 atendeu a comunidade do Corrego do Jacomo, com consultas médicas, imunização para Covid-19 e de rotina pediátrica, juntamente com a pesagem do bolsa família.




Premiação Imuniza Mais MT na Região Sul.

O município de Itaúba foi premiado na Campanha Imuniza Mais MT.
O Município de Nova Santa Helena trabalhou nas escolas o tema de doenças e agravos negligenciados – PSE avaliando mais de 300 crianças, com intuito de investigar doenças de pele entre outros, aproveitamos também para enviar aos país uma orientação para retirarem na farmácia básica o albendazol como forma profilatica para verminoses.
Tema: PSE investigação de doenças e agravos negligenciados
Escolas: todas da rede de ensino municipal
Total alunos: média 300
Metodologia: avaliação das crianças e orientações para tratamentos para verminoses




Enfermeiro Emerson realizou palesta no Colégio Tiradentes sobre dois temas de grande relevância: Dengue e Coronavírus.



Atenção Básica e Vigilância em Saúde realizaram a campanha “Tuberculose existe e tem cura”. Foram ofertados: Raio-X de tórax, PPD e BAAR Escarro, bem como triagem de todos os pacientes e consulta médica.




Foi realizado um evento do Dia da Mulher na Escola Estadual Rosmay Kara José, com palestra da Enfermeira Lisete Steffens sobre Qualidade de Vida e Higiene da Mulher, palestra com a maquiadora Poliana de Oliveira sobre Autoestima e da Professora Sonia Perette sobre a História do Dia 8 de Março.
Essas atividades realizadas em parceria Secretaria Municipal de Saúde e Educação visam melhorar a qualidade de vida não somente dos educandos, mas da família e da comunidade em que estão inseridos. Levando educação em saúde e garantindo direito ao conhecimento necessário para o crescimento e desenvolvimento adequado dessas crianças e adolescentes.



A vigilância em Saúde Ambiental do município de Poxoréu iniciou no dia 16 de março uma orientação educativa nas escolas sobre a dengue, onde as crianças e adolescentes participaram diretamente das palestras. Nesse primeiro momento, foi feito orientações sobre a dengue e no decorrer do ano vai ser feito também orientação sobre vários outros temas.




Dia mundial de combate à tuberculose.




Dia D, ação voltada ao pré-natal odontólogico, conforme programação anual de saúde para alcance dos indicadores.




No dia 24 de março as ACS do PSF 1 de Paranaíta, em ação conjunta com a nutricionista da educação Daniele de oliveira, deram continuidade nas ações do PSE – Programa Saúde na Escola, desta vez a unidade escolar contemplada foi a Escola Estadual João Paulo I.




Campanha março lilás no dia 24 de março, em Figueiropolis D’Oeste com exames preventivos.




A equipe foi para BR imunizar caminhoneiros. Vacina no posto da PRF.


Dia de Saúde na escola no ESF Cristo Rei.




A Secretaria de Saúde está desenvolvendo em parceria com 12ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, a capacitação e treinamento das equipes plantonistas de socorristas do Resgate de Urgência e Emergência.
Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Médicos e Motoristas que atuam na linha de frente deste importante serviço público estão aprimorando seus conhecimentos, experiências e práticas de atuação em primeiros socorros, seguindo as atualizações dos protocolos de atendimento pré-hospitalar.



Mensagem da Secretária de Juara: “Quero agradecer aos gestores de Ipiranga do Norte, em nome da Secretária Cristiane e sua equipe, de Itanhangá em nome do secretário Bruno e equipe, e de Tapurah em nome da Secretária Izaida e sua equipe. Muito obrigada pela atenção a nós prestada e por nos receber em seus municípios. Esse feedback é importantíssimo para melhorar o atendimento aos usuários do SUS.



A partir de hoje a Enfermeira Sílvia lança essa Campanha. Uma bela iniciativa para valorização e reconhecimento de cada Trabalhador do SUS junto à Sociedade

Ainda está acontecendo Março Lilás no PSF Geralda Moreira Cajango, no PSF da Coab, no PSF Centro. São diversas ações em comemoração ao Março Lilás no município.




O município zerou os casos de Covid.

Boletim epidemiológico.

Boletim epidemiológico.

PSE da equipe Zamboni na escola do Minerinho.




Araguainha entre os melhores no quesito imunização.

O Centro de Reabilitação entregou aparelhos aos pacientes. Dom Aquino saúde que cuida!



Na manhã desta segunda-feira (21) a Prefeitura de São Pedro da Cipa, através da Secretaria Municipal de Saúde e CRIDAC (Centro de Reabilização Dom Aquino Corrêa), realizou a entrega de 04 cadeiras de rodas aos pacientes com deficiência ou pouca mobilidade.
As cadeiras de rodas foram fabricadas sobre medidas, de acordo com as necessidades individuais de cada pacientes.

Vacinação infantil contra a Covid.
Dia “D” da Saúde Bucal.

Treinamento com as ACS sobre tuberculose.




Mutirão de Vacinação da Quarta Dose em Idosos acima de 80 anos em domicílio.

A equipe da SMS Canarana não para! Nesse sábado foram realizadas ações em saúde na comunidade rural Assentamento Suiá, como pesagem para o programa auxílio Brasil, orientação odontológica e vacinação.
A equipe agradece a toda população por recebê-la com tanto carinho.




Reunião de Condução SMS Paranaita. Time de coordenadores.



Equipe Multiprofissional de Paranaíta realiza ações no combate à Tuberculose nas Unidades de Saúde da Família.


É assim que fazemos o SUS em Apiacás, trabalhando de forma integrada a Rede de Assistência no SUS. As Equipes de Atenção Primária à Saúde trabalhando em conjunto com os Profissionais da UDR na detecção precoce e na avaliação de complicações da Hanseníase.



O Dia do Orgulho SUS faz parte de uma campanha que convoca todos os usuários ou profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) a compartilhar suas ideias e atitudes para melhorar os sistemas de saúde.
A data escolhida foi 21 de março por ser o dia do encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde onde foi iniciado o relatório para a construção do SUS. E você? Qual o seu compromisso para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS)?




Profissionais da Saúde de Paranaita em ação na semana de combate à tuberculose. Os profissionais Evandro, Jesiane, Márcia e Suzane vão trabalhar a ação durante a semana, fazendo orientações aos pacientes em espera nos PSFs do município orientando sobre sintomas, coleta de exame, tratamento e prevenção.
Tem dúvida sobre o assunto tuberculose? Procure seu PSF e saiba mais!




Central de Regulação de Paranaíta cumpre agenda no CEM para a especialidade de urologia, Dr Cristiano Dorneles, com 100% de comparecimento.


A equipe do CAPS realizou nos dias 10 e 17 de março o Matriciamento em saúde mental aos enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde com a Facilitadora Dr. Ana Ligia.




Atendimento cirúrgico na especialidade médica otorrinolaringologia no Hospital Municipal.


No dia 21 de março a equipe do PSF IV de Paranaíta, a Enfermeira Rozane e a ACS Luziane, realizou visita domiciliar a puérpera que estava com seu recém-nascido no 5º dia de vida. Tal ação garante o processo de integração e comunicação entre os profissionais e as famílias.
A equipe também esteve presente na casa do idoso, realizando o acolhimento, atendimento e avaliação do paciente pela Dra Patrícia Maibuk, técnica de enfermagem Erica Tâmara, ACS Luziane que em seguida também foi assistido pela equipe hospitalar ofertando todo o suporte necessário.


No dia 22 de março foi desenvolvida uma atividade na Escola Odete do “Programa Saúde na Escola”! Na ação, os alunos participaram de uma palestra sobre a importância da alimentação saudável e trabalhado uma oficina culinária com o preparo de uma receita. A atividade foi uma parceria entre a Secretária de Saúde juntamente com Secretária de Educação, ministrada pelas profissionais enfermeira Luana e nutricionista Thais.




O municipio de São José do Rio Claro está investindo em Saúde, dando suporte na infraestrutura, o que melhora o acesso ao paciente e ambiente de trabalho aos profissionais de saúde. Restruturação PSF 2 e Rural.

A Equipe de Saúde da Família da Comunidade São José no município de Novo Horizonte do Norte busca assistir a população da sua área de abrangência de forma humanizada, incluindo não somente o tratamento medicamentoso mas também cuidados via recursos terapêuticos, respeitando a individualidade e o equilíbrio entre corpo, mente e alma.
O grupo foi possível por meio de uma parceria entre a Cooperativa de Crédito Sicredi, a Secretária Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, para aquisição de materiais, máquina de costura e atuação da monitora de artesanato.
São utilizados recursos artesanais com a finalidade terapêutica, reduzindo problemas cardíacos e respiratórios, melhorando a coordenação motora, aliviando dores no corpo, reduzindo a ansiedade, além de melhorar a auto-estima, prevenindo e combatendo a depressão e os distúrbios de sono, trazendo vários benefícios para a saúde.




Mutirão de busca e diagnóstico de hanseníase.
