Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à mobilização dos municípios com o clipping. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
A Secretaria de Saúde realizou o Programa Saúde na Escola com os temas Covid-19 e arboviroses, com objetivo de contribuir para a formação dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde.




Dia de atendimento aos usuários do Distrito de Entre Rios. Ação de Hiperdia e educação Física.



Cãominhada no município.

Campanha do setembro amarelo.
Enceramento Setembro Amarelo em Nova Nazaré.

A reforma na Unidade Básica de Saúde Palmeiras está concluída e os atendimentos à população serão retomados no local. Por lá, foram feitas readequações elétricas, hidráulicas e estruturais, seguindo um cronograma de melhorias elaborado pela Secretaria de Saúde de Sinop.
Mesmo com o espaço fechado, os atendimentos a população no período estavam ocorrendo na UBS Joacir Rodrigues (Vitória Régia). A UBS Primaveras ainda segue em obras. Por lá, os trabalhos estão na reta final. Enquanto isso, a população segue sendo atendida na UBS Marilene Freitas Cervantes (Violetas).

Campanha de Setembro Amarelo.
Foi iniciada a primeira das três unidades de saúde planejadas para até 2024.

SUScializando – Episódio 1 – Setembro Amarelo. Paranaíta estreia o Podcast “SUScializando”. Serão episódios em conversa franca e aberta com profissionais da saúde em diversos temas de interesse. O objetivo do Canal é levar informações diversas para que o usuário do SUS, possibilitando conhecer os serviços ofertados em nosso município. Segue Episódio 1 – Setembro Amarelo com as colaboradoras Keila Volpe, farmacêutica e Edna Cuellar, psicóloga. Se inscreva no Canal da Prefeitura de Paranaíta e de um “gostei” para essas profissionais que são demais!
Nos dias 27 e 28 de setembro na Câmara Municipal, foi realizado um treinamento sobre Gestão da Saúde e Gerenciamento de Recursos para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O evento proporcionou uma interação teórico-prática e trouxe à tona para os diferentes níveis de atenção à saúde como que se dá a gestão dos recursos.
A proposta do tema veio ao encontro do eixo de Gestão em Saúde que compõe o Plano de Ação Municipal de Educação Permanente em Saúde – PAMEPS.




À noite em Apiacás está ocorrendo a festa da vacina. Uma grande ação para vacinar nossas crianças, principalmente contra a Paralisia Infantil. O empenho dos profissionais da saúde juntamente com o apoio de grandes parceiros está sendo fundamental para o sucesso desta ação.




Encenação e palestra na Escola Etelvina: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.



Setembro Amarelo: Viver vale a pena. Com as crianças do Vale das Alminhas.




Setembro Amarelo: Viver vale a pena. Com as crianças da Escola Municipal Epaminondas Correia.


Em clima de descontração e bom humor, o PSF Rural abordou, na Escola do Assentamento Carlos Marighella, o tema: Viver vale a pena. Foi recebido com muito amor e distribuído amor em forma de cartinhas.
Vacinação antirrábica no assentamento Alminhas no município de Poxoréu.



No dia 22 de setembro, em parceria com a Escola Argemiro Rodrigues Pimentel e os alunos da primeira turma de tecnicos em Enfermagem do Distrito de Paraiso do Leste, de forma descontraída foi ressignificado o Setembro Amarelo. Foi debatido o valor da vida, valores e do quanto viver vale a pena. Foi uma manhã riquíssima, com palestras, apresentações dos alunos e diálogos.
A adolescência é uma uma fase cheia de mudanças físicas e emocionais, e a Rede de Apoio está pronta para realizar o acolhimento.

Na última quarta-feira (21), o pessoal da Secretaria de Saúde e Assistência Social marcaram presença na feira gastronômica da cidade para falar sobre saúde mental e lembrar a todos que a Prefeitura está aqui para auxiliar a população. Foi realizada uma palestra do Dr. Yuri Marcos que falou mais sobre o porquê do setembro amarelo e da importância da valorização da vida.




Foi realizado um evento no Esf Cristo Rei, um dia de atenção à saúde dos hipertensos e diabéticos na melhor idade. O evento foi um sucesso, a participação foi grande da comunidade. Todos ficamos muito felizes quando a comunidade participa da vida da unidade nesses eventos relacionados à educação em saúde.
Parabéns a todos da equipe e aos pacientes que aproveitaram a atividade.




A Secretaria Municipal de Saúde definiu que os dias D para vacinação antirrábica serão 08 e 15 de outubro, das 08 às 17 horas, em diversos locais, atendendo todas as regiões do município. A imunização é voltada para cães e gatos a partir dos três meses de vida.
A campanha é organizada pela Vigilância Ambiental. A raiva animal é uma doença infecto contagiosa que não tem cura e a prevenção é feita através da vacinação de cães e gatos. A meta é vacinar, nos dias dias de ação, aproximadamente 16 mil animais.

A equipe está de casa em casa vacina contra Pólio.



Na Unidade de Saúde da Família Rural o odontólogo Marco Aurélio abordou sobre os cuidados com a higiene bucal da Saúde Bucal, estratégias para amenizar a irritabilidade com a chegadas de novos dentinhos e os cuidados com os dentes de leite para as mãezinhas e gestantes.



Com o objetivo de incentivar o emagrecimento saudável e assegurar melhor qualidade de vida, a Unidade de Saúde XVI Cidade Nova de Lucas do Rio Verde lançou um grupo multidisciplinar de emagrecimento. Composto hoje por 13 pacientes, entre homens e mulheres, as atividades iniciaram há cerca de dois meses.
O grupo de emagrecimento coletivo é acompanhado pela nutricionista Yanka Zanolo, a coordenadora do PSF e enfermeira, Ilciele Catarina da Silva, com apoio da fisioterapeuta Tamara Mendes de Sousa. As reuniões ocorrem semanalmente e são direcionadas para os pacientes da unidade de Saúde do bairro Cidade Nova, que estão acima do peso e que com estão com ou sem doenças associadas, como hipertensão arterial e diabetes.

Dando continuidade ao ciclo de orientações para gestantes no Hospital Municipal de Apiacás, por meio do projeto “Maternar”, abordado pela enfermeira Simoni, falando assuntos sobre os primeiros cuidados com recém-nascido e prevenção de riscos com acidentes domésticos.
Uma atividade que será continua com assuntos diversificados sobre pré-parto, parto e puerpério para contribuir com as futuras mamães no momento mais importante da sua vida! E, com o apoio da gestão municipal, foram entregues como brinde para as futuras mamães uma bolsa de maternidade.

Campanha de Setembro Amarelo.

Campanha Setembro Amarelo.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveu mais um Ciclo de Palestras Saúde Mental, atividade realizada na Unidade Básica de Saúde psf-04 Antônio Amaro – centro antigo. O tema abordado teve como foco principal abordar a temática “além dos serviços de saúde mental – o cuidado no território da vida”.




A Secretaria de Saúde de Sinop promoveu uma série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A ação contou com atividades como aromaterapia, reike, auriculoterapia, testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e vacinação.

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou no sábado a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na área rural.
Segundo o balanço realizado pela Vigilância Sanitária, foram vacinados 742 cães e 154 gatos, totalizando 896 animais vacinados. A equipe percorreu casa a casa na Comunidade de Itambiquara, esteve na igreja em Campinho Verde e também nos dois PSFs rurais a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tivessem seus animais vacinados.

Com o foco na capacitação constante, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o 2º Simpósio sobre o Manejo Clínico da Hipertensão Arterial na Atenção Primária em Saúde. O encontro foi realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.
Ao longo do dia, enfermeiros, médicos e convidados da região Teles Pires foram envolvidos em uma programação que tratava das doenças crônicas na atenção básica. Relacionado a isso, houve a explanação sobre a atuação do serviço de saúde no acolhimento e assistência, protocolos, cuidados e riscos da Hipertensão Arterial Sistêmica, atendimento focado no Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), além de estudo de casos clínicos.




Encenação e palestra na creche Menino Jesus e Primeiros Passos: Setembro amarelo “Operação Borboleta é tempo de cuidar de você”.


Com intuito de promover a Valorização da Vida, foi realizado no dia 26 de setembro uma roda de conversa pela Valorização da Vida, na Comunidade das Botas em Araputanga. A roda foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Saúde Rural, e contou com a participação de moradores e moradoras da Comunidade das Botas, que enfatizaram a importância da família e comunidade como um todo no fortalecimento do vínculo familiar.




O município de Araputanga realizou o dia D de vacinação antirrábica, para cães e gatos. A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina. A meta para ano de 2022 é vacinar 3808 cães, e 964 gatos. E no dia D e Campanha Rural já foram imunizados 83,95% da população canina e 87,34% da população felina.




A Equipe da saúde mental, juntamente com a equipe do PSF 04, esteve com o projeto Amigos na Roda, que este mês está voltado ao mês Valorização da Vida, na Escola Municipal Professora Guiomar Maria da Silva. Até o final do mês continuarão os trabalhos de conscientização nos outros PSFs , Escolas e Entidades.
A Equipe é composta por: uma Assistente Social, 02 Psicólogas e 1 nutricionista. As ações terão o foco na valorização da vida, debatendo temas que envolvem cada realidade .

Dentre os programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Poxoréu, está o Hiperdia.
O Hiperdia é um programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF), voltado para a população em geral. Esses pacientes participam de ações com atividades físicas, que acontecem nos postos de saúde durante a semana, sempre acompanhados por fisioterapeuta e a uma equipe de enfermagem.
Além disso, tem também o acompanhamento com nutricionista, que orienta cada paciente sobre a alimentação adequada para se manter uma vida saudável.
Caso o cidadão deseja participar dessas atividades, procure a unidade de saúde mais próxima e se informe.
Foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro no auditório do Fórum Municipal, o curso: “Destrave a Escuta Especializada”, ministrado pela psicóloga judiciária, Dani Zeponi.
O curso foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Nesses três dias participaram do curso equipes de todos os órgãos ligados a Rede de Proteção à Criança e Adolescente.
A equipe de multiprofissionais em Saúde Mental esteve em Aparecida do Leste, juntamente com a equipe do PSF Rural, desenvolvendo a campanha Setembro Amarelo 2022, com o tema “Valorização a Vida”.
Alunos e a equipe educacional da Escola João Borges Vieira, tiveram uma manhã com palestras e atividades dinâmicas.
Durante todo esse mês a equipe de multiprofissionais em Saúde Mental, está percorrendo a sede do município e distritos, desenvolvendo trabalhos.
E a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil é intensificada em Apiacás. Diversas estratégias estão sendo utilizadas para imunizar nossas crianças, tais como: Vacinação na Escola de Educação Infantil – Construindo o Saber (Creche); Vacinação no domicílio; Horário estendido (no PSF RURAL do Bairro União até às 20 horas); Vacinação na área Rural.




Dia de ensinar nossas crianças sobre a importância da limpeza das casas, da cidade e de cuidar do planeta, para prevenção das doenças que se pode adquirir por meio do lixo. Com a parceria da secretária de educação, as professoras Evelma e Antônia estão trabalhando com os alunos dos 1°anos o projeto “Amigos do Planeta”, e a enfermeira Priscila abordou as doenças que o acúmulo de lixo pode causar nas pessoas, e a importância de se ter higiene.

Ações voltadas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e buscar tratamento precoce aos transtornos emocionais, PSF Central.



