Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
E continua o mutirão de catarata e pterígio em Apiacás.



Dia de visita ao Centro Cirúrgico do Hospital Municipal que teve a estrutura interna toda reformada e também adquirido novos equipamentos, entre eles: Foco cirúrgico, Mesa de Cirurgia, Carrinho de Anestesia, Bisturi Elétrico, Caixas cirúrgicas, materiais fundamentais que possibilitam o trabalho das equipes, Materiais de Orteses e Próteses, que permitem a realização de cirurgias ortopédicas.
Será iniciado em breve a reforma de mais uma sala ao lado, para montar mais um centro cirúrgico com a mesa e foco cirúrgico antigos, para ter dois locais para cirurgia caso tenha alguma urgência e necessidade de operar dois pacientes ao mesmo tempo.

As unidades de saúde XVI Bieger Cidade Nova e XVII Vida Nova promoveram palestras sobre a Campanha Janeiro Branco. Na ocasião, os moradores dos bairros vizinhos aos PSFs puderam participar.
A palestra realizada no PSF Bieger foi ministrada pela psicóloga Anne Caroline Nilson e pelo médico Wagner Godoy. Já na unidade XVII Vida Nova, a conversa ficou por conta do psicólogo Rhandal Henrique Passarello de Azevedo, da médica Mikaela e da fisioterapeuta Tamara Mendes de Sousa, que explicou técnicas de respiração para ansiedade. Ambas unidades abordaram temas com o objetivo de chamar a atenção das pessoas sobre os assuntos relacionados à saúde mental e à importância da prevenção de doenças emocionais, como depressão, ansiedade e pânico.




Mais de 60 profissionais da rede pública de saúde do Município de Nova Mutum, receberam no dia 27 de janeiro a Capacitação em Detecção Precoce do Câncer Infantojuvenil. A Ação é uma parceria entre Instituto Ronal McDonald, Bom Futuro e Hospital do Câncer de MT. São José do Rio Claro tambéme steve presente.

Reunião com os enfermeiros da Atenção Básica do município de Tangará da Serra para avaliação e monitoramento dos indicadores de desempenho do Previne Brasil 3Quadrimestre 2022. O intuito é dar subsídio para as equipes para organização dos processos de trabalho e alcance de metas.

Visitas domiciliares.



Novas âmbulâncias, aquisições da Secretaria de Saúde de Tangará da Serra para atendimento na remoção de pacientes, proporcionando maior agilidade.

No dia 28 de janeiro foi realizado a Campanha Janeiro Roxo, que é o mês internacional de luta contra Hanseníase, promovido pelo AAER e Atenção Primária à saúde de Tangara Da Serra no Centro de Saúde .
A campanha teve início às 7h30 com palestra sobre hanseníase pelo médico do AAER. Dr. Renato Gonçalves Vaccari.
Foram realizados 61 atendimentos e 07 diagnósticos. A equipe agradece todos os profissionais que participaram e a impressa pela divulgação.

Fpo realizado o primeiro Mutirão de catarata e pterígio por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Alto Tapajós, foi contratada a Equipe do CMO – Centro Mato-grossense de Oftalmologia – Dr. Breno Reis. Essa ação é fruto de um grande trabalho e o cumprimento do Plano de Governo.
Nesse domingo e segunda serão atendidos mais de 200 pacientes envolvendo os municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.




A Equipe de Saúde da Família Rural está em atendimento na Comunidade da Vila Mutum ofertando consultas médicas, de enfermagem e odontológica, agendadas pela agente de saúde e em demanda espontânea. É um trabalho fenomenal poder assistir os pacientes em locais mais distantes.




Foi iniciada a limpeza das Unidades de Saúde do município. Ao todo, 23 locais serão limpos com poda de árvores, corte de grama e retirada de excedentes.

A Prefeitura de Nova Monte Verde segue intensificando ações de qualificações para sua equipe de trabalho, e no dia 25 realizou uma capacitação para os profissionais de saúde. É de suma importância estar em constante atualização das condutas profissionais, para estimular ainda mais a motivação individual e coletiva da equipe, e melhorar os atendimentos e os serviços ofertados a população.



Unidades de Saúde vem realizando busca ativas para diagnosticar novos casos de Hanseníase.
Em parceria com o Instituto da Visão, o município realizou um mutirão da especialidade em oftalmologia para zerar a demanda reprimida.




Pacientes acamados e/ou com doenças crônicas que não podem sair de casa e recebem atendimento residencial pelo programa “Saúde em Casa”, feito pela prefeitura de Cocalinho, terão acesso a mais um procedimento. A partir de 2023, as visitas contarão com um profissional de odontologia, para cuidar também da saúde bucal destes cidadãos.

A Secretaria municipal de Saúde, por meio de seus profissionais, está intensificando as ações no combate à hanseníase neste mês de janeiro. Fique atento a qualquer mancha ou sinal, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Hanseníase tem cura e o tratamento é totalmente gratuito, disponível nas unidades de Saúde.
No vídeo – Precisamos falar da Hanseníase – a Dermatologista Graziele Balastrelli explicou tudo sobre a doença.

Durante os dias 21 e 22 de janeiro, Comodoro, por meio de uma parceria entre o Estado do Mato Grosso, Escritório Regional de Saúde de Pontes de Lacerda, os dez municípios participantes da Regional de Saúde Sudoeste e o Hospital Evangélico de Mato Grosso sediado em Vila Bela da Santíssima Trindade realizaram uma força tarefa para realização de cirurgias de vasectomia.
Essa primeira etapa de cirurgias contemplou 14 comodorenses e é resultado de um trabalho de mais de dois anos de negociações e criação de protocolos para utilização dos recursos FEEF – Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso, distribuídos aos Hospitais Filantrópicos.


Vida em Equilíbrio. O evento foi pensado para cuidar dos trabalhadores do SUS, assim oferecer atividades diversas de cuidado de corpo e mente. O evento foi pensado em 3 períodos para que as equipes consigam se dividir para participar e se permitir um momento de Cuidado.

Dia de integração eegional, com visita em Tangará da Serra do Secretário de Saúde de Santo Afonso, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Arenápolis e equipe e do SL. A equipe foi recepcionada pelo Prefeito de Tangará da Serra, o Secretário de Saúde e Secretária Adjunta.

Reunião com os ACS para alinhar os trabalhos do ano 2023.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste mês, ações voltadas à Campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre à Hanseníase, doença crônica e transmissível que atinge os nervos e a pele.
Em Nova Mutum as ações contarão com palestras, capacitação em Hanseníase para Agentes Comunitários em saúde, palestras em sala de espera das ESFs (novo nome dos PSFs) para a população em geral e orientações junto aos pacientes no dia 31 deste mês, Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Desenvolvimento das atividades do CAPSi em 2023.




Carreta do Amor visita o município.

As Equipes da Saúde em Apiacás não param! Diariamente ocorrem os atendimentos no Hospital Municipal e nas Unidades de Saúde da Família. É preciso destacar as visitas domiciliares, pois é por meio delas que a Equipe fortalece o vínculo com as famílias e qualifica o atendimento.



E as visitas domiciliares, feita pelas equipes de unidade de saúde, estão a todo vapor nos bairros.



Teve início neste mês de janeiro a construção do novo hospital municipal de Terra Nova do Norte. A estrutura antiga do atual hospital, que já tem mais de 40 anos e está em péssimas condições, dará lugar a um novo e moderno hospital.
Serão investidos cerca de R$ 11 milhões de reais por meio de uma parceria do Governo do Estado de Mato Grosso e o município de Terra Nova do Norte.

A reunião entre a Prefeitura de Sinop e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, para alinhar ações sobre a saúde mental infantojuvenil. Foi a primeira reunião do ano, com aproximadamente 50 participantes.



Janeiro Roxo, com o Dr. Vinícius Araújo trazendo a concientização da necessidade e da importância do tratamento e prevenção da Hanseníase. Saiba o que é a Hanseníase e quais são os seus sintomas e formas de tratamento.

Capacitação sobre Indicadores de Desempenho “Previne Brasil”. Visualização de inconsistências nas Fichas de Cadastro Individual e de Atendimento Individual para correção no Sistema utilizado pela Secretaria.
Público: Agente Administrativo e Agente Comunitário de Saúde.


No período Noturno, as Equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, realizaram mais uma ação de prevenção e Combate à dengue. A ação teve como objetivo, incentivar e sensibilizar a população, para a importância da eliminação de focos e criadouros do AEDES AEGYPTI. Esse combate exige participação de todos.
O município apresentou no último LIRA (Levantamento de Índice Rápido), Médio Risco para Epidemia. Dessa forma, as ações de prevenção e eliminação dos focos são essenciais para o combate a Doença.




A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesse sábado (28), uma ação de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Boa Esperança, Sabrina, Manoel Laurentino dos Santos (Alto da Glória), Jacarandás e José Ramos Pereira (Maria Vindilina II), com objetivo de identificar possíveis casos de hanseníase.

Em Apiacás as atividades de capacitações em serviço estão sendo intensificadas. As Equipes de Agentes de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias participaram de uma Capacitação sobre a Hanseníase, sendo abordadas as principais atribuições das equipes na busca ativa, prevenção e acompanhamentos dos pacientes. Esse trabalho integrado vem fazendo a diferença na assistência ofertada aos pacientes do SUS.




No mês de janeiro, também conhecido como Janeiro Roxo – mês de conscientização e combate à Hanseníase, o AAER (Ambulatório de Atenção especializada e regionalizada em Hanseníase) realizou capacitação para os agentes comunitários de saúde do município no dia 20 de janeiro.




Visita domiciliar do médico PSF III, desperta alegria nos usuários.

Campanha Janeiro Branco.
Campanha de combate à dengue.



No ESF São Francisco, foi realizada uma manhã alusiva ao combate à Hanseníase. Unir forças para falar sobre essa doença curável que pode estar sendo negligenciada pelo paciente gerando muitas sequelas.
Por isso, não perca tempo, se apresentar algum dos sintomas, manchas pelo corpo, formigamento, perca de sensibilidade, câimbras, dormência, perca de sensibilidade, diminuição de força e dificuldade de pegar objetos, procure ajuda nas unidades básicas de saúde.




No dia 26 de janeiro Sinop recebeu o Urandir, que é professor e coordenador de Medicina da UFMT, a equipe técnica diretoria da Atenção Primária à Saúde – APS, a Diretora da Atenção Especializada e a Coordenadora da Comissão de Integração de Ensino e Serviço – CIES, todos estiveram reunidos na sede Administrativa em busca de melhorias.




Boletim epidemiológico.

Foi realizada uma Capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil promovido pelo Instituto Ronald McDonald no dia 16 de janeiro na Câmara dos Vereadores de Nova Mutum.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mirassol d’Oeste, juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Oeste Mato-grossense, CISOMT, realizaram nos dias 14/12 e 23/01, um mutirão de consultas e cirurgias dermatológicas.
Foi ressaltado a importância desse atendimento e alertou sobre o cuidado precoce do câncer de pele. Os pacientes receberam consultas, foram submetidos à coleta de lesões de pele e, em seguida, à disponibilização das biópsias via SUS. Ao todo, mais de 150 consultas, exames e procedimentos foram realizados, zerando assim a regulação municipal para essa especialidade.


Programa Saúde com Agente – Preceptora: Enfermeira Bruna Fontanelli. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.
O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

A Vigilância Ambiental divulgou o resultado obtido no último LIRAa (Levantamento de Índice rápido para Aedes Aegypti), essa atividade consiste na identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
O município atualmente está classificado como MÉDIO RISCO (ALERTA) para proliferação do vetor e consequentemente da doença.



Manhã com esse grupo incrível da melhor idade, com o tema saúde mental, janeiro branco – a vida pede equilíbrio.


Neste Janeiro Branco, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou aos trabalhadores de Saúde o Momento “Cuidando de quem cuida”, com terapia de grupo, zumba, e um momento confraternização.



Campanha Janeiro Roxo.
Campanha de Hanseniase, prevenção, diagnóstico precoce na ESF I Industrial.



