Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Dia 04 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer e a Secretaria de Saúde iniciou a primeira etapa para zerar o tempo de espera do paciente para realizar o exame de rastreamento-mamografia.
Serão realizados durante todo o sábado de fevereiro no Posto Central, 50 mamografias para aquelas mulheres que já estão aguardando serem chamadas para realizar o exame. E também, durante a semana, a equipe segue fazendo o exame.

A Prefeitura Municipal de Carlinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida toda a população Hipertensa e Diabética a participar da ação HiperDia, uma ação que visa melhorar a assistência em saúde prestada a pacientes diagnosticados com as doenças de hipertensão arterial e diabetes.
A ação acontecerá no dia 14 de fevereiro na Academia de Saúde no bairro Cristo Rei e serão ofertados: aferição de pressão arterial; teste de glicemia (em jejum); orientações profissionais – educador físico, nutricionista, médico e enfermeira; renovação de receitas médicas.

Janeiro Roxo marca o mês internacional de conscientização, cuidados e prevenção a Hanseníase. A campanha traz ações para conhecimento, controle e redução de estigma sobre a doença . A secretaria Municipal promoveu no dia 20 de janeiro uma capacitação para os agentes comunitários de saúde, o intuito da capacitação foi disseminar informações aos servidores.
No dia 25 de janeiro foi realizada palestra com Médico e Nutricionista bem como avaliação de contatos no Ambulatório de Atenção especializada e regionalizada em Hanseníase. Dia 28 de janeiro realizado o DIA D contra hanseníase no Centro de especialidades pela equipe AAER e Atenção Primária à saúde. Dia 31 de janeiro ação realizada pela equipe da USF Altos Taruma e AAER avaliação de contatos e palestra.

No dia 07, 08 e 09 de Fevereiro terá a Carreta do MT-Hemocentro no município.

Toda sexta-feira em Apiacás é dia de hidroterapia.

O município de Diamantino sediou, nesta quinta-feira (02.02), o lançamento do projeto Saúde Redes, desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A adesão à ação foi firmada, em solenidade realizada no Hotel Villa dos Parecis, pelos prefeitos de seis municípios da região Centro Norte de Mato Grosso. Também são parceiros do projeto o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).
Com a adesão, Diamantino se torna o primeiro município do Brasil como polo do projeto Saúde Redes, que visa organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente. Além de Diamantino, as ações também irão contemplar os municípios de Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nobres, Rosário Oeste e Nortelândia.




Na 3ª Oficina de Humanização e Acolhimento com os profissionais de saúde também teve um treinamento somente para os coordenadores, trabalhando a liderança, o trabalho em equipe.


O Município de Cocalinho realiza a 3ª Oficina de Humanização e Acolhimento com os profissionais de saúde. O evento contou com a participação da empresa especialista em treinamentos de pessoas: Acelere.
Grandes depoimentos de vidas que foram impactadas positivamente.




Com planejamento, organização e investimento, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido uma forte ação para eliminar a fila de espera para consultas com médico ortopedista. Esse profissional contratado pela SMS atua diretamente no diagnóstico correto e na indicação de um tratamento adequado para cada quadro do paciente Matupaense.
Os esforços estão sendo extremamente positivos, a prova é a diminuição de 700 para apenas 02 pessoas na fila de espera para consultas ortopédicas ambulatoriais.

Três dias (02, 03 e 04/02) de atendimentos no Distrito de Santa Clara do Monte Cristo (fronteira Brasil X Bolívia), 200km da sede do município de Vila Bela da Santissíma Trindade, zerando a fila de exames de Ultrassonografias (sendo realizadas 118 USG), avaliações Cirúrgicas, Atendimento com Psicólogas para laqueadura e demais demandas.

A Prefeitura de Matupá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a aquisição de um moderno equipamento radiográfico digital fixo (Raio X) para o Hospital Municipal, incrementando a oferta de exames por imagem (radiografia) e minimizando significativamente a fila de espera.
Com o aparelho são atendidas gratuitamente mais de 300 pessoas/mês. O novo Raio X digital do Hospital Matupaense custou mais de R$ 147.000,00 e possui alta frequência com capacidade para fornecer imagens radiológicas tanto em sistema analógico como em sistema digital e figura-se como um dos mais eficientes detectores do mercado mundial, além de suas qualidades, proporciona ao paciente e ao operador maior conforto, eficácia e segurança.




Médicos de equipe indo até os pacientes: Dr Kalinka, Dr Daniel, Tec Letícia, Tec Roseneide.




Sexta feira zeramos nossa fila de cirurgias de ptirigio no município de Santo Afonso.




A todo vapor mutirão da especialidade em Oftalmologista. Dessa forma será zerarada a demanda reprimida.




Em alusão ao Janeiro Branco, mês nacional de atenção à saúde mental, a Secretaria de Saúde de Sinop promoveu o evento “vida em equilíbrio, priorize sua saúde mental: dia de cuidado para o trabalhador do SUS”, composto por três dias de atividades voltadas a saúde física e mental dos servidores da rede. Aromaterapia, cuidados estéticos, reiki, barra de access e auriculoterapia, foram algumas das atividades que integraram a “Feira do Cuidado”, uma das ações que compôs a programação destinada aos servidores. Na programação, também teve ginástica laboral, oficinas e atividades diversas.




A secretaria municipal de saúde de Alto Boa Vista, em parceria com a Unidade básica de saúde Maria Manso, promoveu uma entrevista com a Dra. Flavya Freitas (Médica da UBS Maria Manso), na rádio comunitária do município.
A entrevista foi realizada no programa show da manhã, com a radialista Gisa Fernandes. A médica falou sobre a importância do janeiro roxo, diagnóstico e tratamento precoce desta doença. Foram respondidas perguntas e orientado como procurar atendimento. A enfermeira e coordenadora da UBS Maria Manso, Paula Karine, também esteve presente, reforçando a importância da procura as unidades de saúde para avaliação de sinais e sintomas.



Município de São Félix do Araguaia, por meio da Secretaria Municípial de Saúde, realiza Janeiro Roxo e a luta contra a Hanseníase, doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, patologia que afeta principalmente os nervos periféricos e está associada as lesões na pele como manchas esbranquiçada ou avermelhadas, ressecamento e perda de sensibilidade. A doença tem tratamento se você tem dúvidas procure a unidade de saúde mas próximo não precisa de agendamento.



Durante dois dias cerca de 400 pacientes passaram por consultas oftalmológicas com médico especialista.

A fim de intensificar o diagnóstico e o tratamento contra a hanseníase, a Secretaria de Saúde promoveu o dia D, em parceria com o departamento de enfermagem da UFMT, onde se escolheu algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS Boa Esperança, UBS Sabrina, UBS Alto da Glória, UBS Jacarandás e Maria Vindilina II) para atender pacientes com suspeita da doença durante o dia todo, sem intervalo para almoço.



No dia 31 de janeiro, 54 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre psicólogos, enfermeiros, recepcionistas, agentes Comunitários de Saúde, coordenadores de Unidades de Saúde, participaram da Webconferencia: Hanseníase: Afetos, sociedade e cultura transmitido pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.



Encontro Municipal Intersetorial Saúde e Educação – Dia de planejamento integrado com as equipes de saúde e educação para definir sobre adesão e calendário das ações do PSE-2023.


Saúde em movimento, Brasnorte recebe e instala mais um equipamento hospitalar, foi instalada uma mesa cirúrgica moderna.



Com muita dedicação dos profissionais da rede pública de saúde, junto com a parceria entre Prefeitura de Sinop e Governo do Estado, Sinop está avançando na oferta de procedimentos médicos e desafogando a fila de espera em várias especialidades.
Prova disto é que, ano passado, somente por meio do programa Mais MT Cirurgias, foram realizados 3.029 exames, 1.325 consultas pré-cirúrgicas e 924 cirurgias!




Programa Sexta Mosquito.

Reunião com a equipe do Escritório Regional de Tangará da Serra, na pauta Hospital Municipal, UTI’s e apoio técnico e parcerias nas ações da saúde de nossa cidade.

Foi dado o pontapé inicial da limpeza das 30 unidades da saúde de Tangará da Serra. Os ambientes limpos proporcionam ao usuário maior segurança e ambiente visual agradável.

O sorriso estampado no rosto já mostrava a satisfação por sair da rotina e participar de um programa diferente com o grupo de hipertensos e diabéticos do PSF Rio Verde.
O Hiperdia é um programa de cadastramento e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos, para promover uma melhora da qualidade de vida, através da vinculação do usuário à unidade básica de saúde e aperfeiçoamento da assistência continuada e com qualidade, associada à realização de educação em saúde e o acompanhamento de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Os encontros são mensais com os inscritos na área do PSF Rio Verde e acontecem na última terça-feira de cada mês durante o ano de 2023. A cada encontro será verificada pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura, cálculo do Índice De Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal.




O trabalho integrado de campo entre as agentes de saúde e os agentes de combate às endemias vem fazendo a diferença nas atividades de prevenção, promoção e acompanhamento das famílias.



A equipe plantonista do Hospital Municipal de Apiacás desenvolveu o treinamento em serviço sobre assistência ao paciente em situação de emergência – trauma. Essa ação será uma rotina nas Unidades de Saúde de Apiacás com o objetivo de qualificar o atendimento ofertado ao paciente.


Atividade do curso Saúde com Agente. Ação em campo no Assentamento São Pedro. Levantamento de Índices!


Foi realizado no dia 26 de janeiro, no distrito de Joanesburgo, o projeto Saúde na Comunidade, projeto esse realizado de uma parceria entre as secretarias de Saude, educação e assistência social, que levaram para comunidade local serviços como: Consultas médicas, atualização do cartão de vacina, coleta de preventivo, atualização do Cadunico, orientações dos serviços de Cras e Creas e atividades recreativas para as crianças da comunidade.




Entrega de um kit especial para cada agente comunitário de saúde (ACS). Foram 44 kits entregues, contendo: um tablet cada, uma mochila, colete de identificação, boné, canetas, protetor solar e outros ítens. Agora as equipes de ACS da sede do município, distritos e zona rural estarão equipadas e informatizadas para atender a população.




Foi realizada, na Unidade de Saúde da Vila Operária, a ação de acompanhamento do desenvolvimento de crianças menores de 12 anos, atualização do cartão vacinal, medidas antropométricas, orientação nutricional e orientações acerca da importância da vacinação nessa faixa etária, bem como o acompanhamento do desenvolvimento da criança. Esteve à frente da ação a Enfermeira Margareth Gomes com a participação da Coordenação da APS e Agentes de Saúde.
A unidade de Saúde acolheu mães e crianças do Bairro Vila Operária para uma palestra sobre o tema “Nutrição Infantil” e estendeu a mães e 11 crianças na faixa etária de menores de 12 anos.




O município de Pontal do Araguaia esteve finalizando ás ações do Janeiro Branco (Saúde mental) com uma roda de conversa com a psicóloga Gleidemar Assunção Feitosa para os colaboradores administrativos.
Foram realizadas, palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades abertas ao público em geral, além de chamar a atenção das mídias e instituições sociais, públicas e privadas para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional. Procure as unidades de saúde para obter ajuda especializada.

