Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios com o registrado. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Em vigor desde 2015, a Lei Complementar 116 prevê que terrenos urbanos ou áreas rurais com mato acima de 50 centímetros são passíveis de multas. Diante disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável orienta que os proprietários mantenham os espaços limpos, de acordo com a legislação.
Além da limpeza, os proprietários devem manter os terrenos capinados e sem entulhos. Em casos de roçagem, a legislação permite que haja sobre o terreno uma vegetação de no máximo 50 centímetros, passando disso, o dono da área poderá ser multado em 0,50 Unidades de Referência (UR) por metro quadrado (m²), em caso de terrenos urbanos, e, 500 UR em casos de chácaras ou propriedades rurais.

Grupo de gestante com a participação da psicologia Jessica, a qual abordou tema referente ao Janeiro Branco: “A vida pede equilíbrio”, momento de suma importância para as gestantes.




Dia do grupo hiperdia, com a participação da Jessica psicóloga do CRAS, com o tema Janeiro Branco: A Vida Pede Equilíbrio.



A Prefeitura Municipal de Glória D’Oeste, por meio da Secretaria de saúde, iniciou o arrastão de limpeza contra a Dengue, Zika e Chikungunya.
A luta contra a dengue deve ser constante, porém, o arrastão vem para colaborar com o serviço já prestado pelos agentes da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do município. Os agentes e colaboradores percorrem todo o município, para recolher os materiais que servem como possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e orientar os moradores sobre a importância da prevenção de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. No arrastão, não é diferente, porém é necessário que toda a comunidade se empenhe a descartar todo o material para que seja recolhido pelo arrastão neste período.




Campanha Janeiro Roxo e Branco.


Paranaita destaca as ações da Atenção Primária em Saúde com foco nos resultados do Previne Brasil.
Servidores de Paranaita em atividade presencial do “Curso Saúde com Agente” formação continuada!

Campanha Janeiro Roxo no município.



Campanha de vacinação contra a Covid e ação sobre o Janeiro Roxo.


As Equipes de Atenção Básica deram continuidade as ações de prevenção às IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis por meio do aconselhamento, testagens, orientações e consultas médicas as pessoas que estão participando das atividades na Praça do Relógio em Apiacás.


A Equipe de Saúde da Família Rural inicia o ano de 2023 com a intensificação das Visitas Domiciliares e atuação do médico Dr. Felipe que veio integrar a Equipe, por meio do Programa Mais Médico. Esse atendimento integrado voltado ao paciente e à família visa a maior equidade da assistência em saúde.



Secretária de Saúde Fabiana Pessoa fala sobre a importância da testagem para diagnosticar DSTs.
Campanha Janeiro Roxo no município.
A Equipe de Saúde Bucal do PSF ll realizou na tarde de hoje, nas Chácaras Salmo 91, visitas domiciliares com orientações quando a importância da Saúde Bucal com distribuição de Escova Dental e de Creme Dental para os moradores. No momento, foi feito tbm Aplicação de Flúor nas crianças.




Reunião, acompanhado do Prefeito e Vereadores com o Governador em Exercicio, ficou acertado o repasse de 50% via PAICI do valor que o Municipio investir no consórcio Intermunicipal de Saúde, e a descentralização das ações da Vigilancia Sanitária: todas as ações de Saúde e Inspeções e análises dos Projetos Arquitetônicos dos Serviços de Saúde em Tangará da Serra.

A Equipe de Saúde da Família Rural está em atendimento na Comunidade da Vila Mutum. Os atendimentos desenvolvidos nas áreas médica, odontológica, por agente de saúde e de enfermagem contam com assistência de uma equipe humana e dedicada.




Janeiro Branco mês de conscientização da saúde mental.
Campanha Janeiro Roxo no município.


A Prefeitura de Sinop começou o ano de 2023 com excelentes novidades na área da saúde pública. Cada vez mais próximo de se tornar realidade, o hospital municipal já está em fase de abertura do processo licitatório, o que siginifica que a empresa vencedora será conhecida e, por conseguinte, dará início à obra de construção, ainda no primeiro semestre deste ano.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, oferece gratuitamente a vacina pentavalente às crianças do município. Em 2022, a secretaria ultrapassou a meta e chegou a imunizar mais de 95% do público-alvo, que são bebês aos dois, quatro e seis meses. Se comparado a 2021, com a marca de 75,92%, o aumento foi de mais de 23%.
O imunizante protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, além de combater a bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib), responsável por doenças de transmissão respiratória, sendo a mais grave a meningite. Essa e demais vacinas podem ser encontradas nos PSFs, em todas as salas de vacinas com funcionamento das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Em janeiro são realizadas campanhas de prevenção, entre elas sobre hanseníase e por isso o mês é também intitulado como “Janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.
Lucas do Rio Verde segue a programação que já ocorre durante todo o ano nas unidades de saúde, com o objetivo de aumentar a detecção precoce de casos, investindo na sensibilização dos profissionais de saúde da rede de Atenção Básica para a suspeição do diagnóstico e na divulgação dos sinais e sintomas para a população.

Janeiro Branco – Sua saúde mental merece cuidado e atenção! Entenda melhor como identificar e quando procurar ajuda profissional. Precisa conversar? Atendimentos de saúde mental podem ser realizados nas unidades do município, incluindo PSFs, CAPS, CAM, PAM e Espaço Saúde. Procure a unidade mais próxima.

Campanha Janeiro Branco no município.
