Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
Semanalmente a equipe Cosems/MT dá destaque à divulgação dos municípios. Confira as principais ações na área da saúde em Mato Grosso.
A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa vai realizar no próximo sábado (25) uma ação de avaliação de pele e nervos, promovida no âmbito da campanha Janeiro Roxo, com foco na prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase. O público alvo são pessoas com suspeita de hanseníase ou que tiveram contato próximo com pessoas diagnosticadas.
Data: Sábado, 25 de janeiro de 2025
Horário: Das 08h às 12h
Locais: Unidades de Saúde ESF Universitário, ESF Central e ESF Cristalino
Divulgação do PSF Celidio Marques sobre Janeiro Branco e Roxo.
ESF 02 -“Janeiro Roxo”, campanha combate à Hanseníase, palestra com a Sonia da vigilância, momento de conscientização sobre a doença, para a prevenção, diagnostico precoce e tratamento. Teve realização de avaliação de hanseníase.
Um paciente na fazenda São João precisava de atendimento médico, porém o acesso terrestre está bloqueado pelas enchentes . A única alternativa era seguir via água, atravessando o rio das mortes que serpenteia pela região. A equipe da saúde de Novo Santo Antônio não mediu esforços, e rapidamente verificou os equipamentos e preparou o barco motorizado. Uma viagem desafiadora, o rio está cheio, e a correnteza muito forte.
Paciente vinha com febre alta há alguns dias. Com cuidado, a equipe atendeu o Paciente ao chegar na Unidade Básica de Saúde. A equipe sentiu o alívio de ter cumprido sua missão: prestar atendimento a uma vida, em condições extremas. O SUS não para.
ESF 02 – Manhã com grupo Hiperdia, conscientização sobre hanseníase, controle da pressão, diabetes e renovação de receitas.
Palestras dentro da UBS Luciara sobre a Campanha Janeiro Roxo – combate à Hanseníase, e Janeiro Branco – Saúde Mental.
Realizado no município de Juruena no dia 24/01 uma oficina sobre o Novo Financiamento da Atenção Primária. Participaram da Oficina os ACS/ACE das três Unidades de Saúde (UBS – Claudio Detz, UBS-Anelise Nazatto; UBS- Neide Ubiali, e Coordenadora da Unidade Centralizada de Imunização e os Enfermeiros de cada UBS).
A oficina teve duração de 04 horas e o apoio da secretaria municipal de Saúde de Juruena. A responsável pela oficina foi a Apoiadora Maria Pinheiro Fernandes, que apresentou aos participantes a PORTARIA GM/MS DE 10 ABRIL DE 2024 PORTARIA SAPS/MS Nº 161, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2024 com foco no Cálculo do Vinculo, Acompanhamento e Parâmetro de Pessoas nas Equipes de Saúde da Família.
A Prefeitura de Nova Canaã do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de endemias, está promovendo uma série de ações voltadas ao combate à dengue. As iniciativas incluem o bloqueio de focos do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença, e a conscientização da população sobre práticas preventivas que ajudam a evitar a proliferação do inseto.
Entre as medidas realizadas estão a eliminação de criadouros em ambientes residenciais e públicos, além de campanhas educativas para alertar a comunidade sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada em recipientes, como vasos, garrafas, pneus e outros objetos.
Os agentes de endemias e vigilância sanitária do município de Alto Paraguai estão nas ruas trabalhando no combate à dengue, zica e shikungunha e demais arboviroses. As orientações são feitas a toda comunidade e nesse ato observam os pontos de criadouros do mosquito.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa à população sobre o serviço de atendimento nutricional disponível nas Unidades Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do município. Os pacientes da cidade e interior poderão ser atendidos por nutricionistas, desde que apresentem o devido encaminhamento médico ou da equipe de enfermagem.
Onde Encontrar o Atendimento?
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou na manhã desta sexta-feira (24), o edital com a classificação preliminar dos candidatos que concorrem a uma vaga no processo seletivo da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.
São ofertadas seis vagas, sendo quatro de ampla concorrência, uma destinada as pessoas com algum tipo de deficiência e outra, àqueles que se autodeclaram negros e pardos.
Segundo a supervisora do Programa de Residência Médica, Dra. Lorenna Bertolazo, também já estão disponíveis no site da prefeitura, o resultado da análise de recursos e o gabarito oficial.
Em Alto Paraguai as ações de saúde bucal estão sendo intensificadas e já foram feitas várias ações de orientações, prevenção e procedimentos.
Palestra sobre Janeiro Branco e Roxo.
Ação realizada pela equipe E-Mult de Comodoro, em alusão ao Janeiro branco cuidando da saúde mental dos profissionais. Na oportunidade uma equipe está sendo atendida, mas terão ainda programações para todas as unidades do município.
Juruena iniciou o novo ciclo de gestão municipal com uma RODA DE CONVERSA entre a Equipe Técnica da Saúde e os vereadores eleitos para o legislativo de 2025-2028. A iniciativa partiu da parte da Secretaria Municipal que convidou o legislativo para a conversa. O objetivo da roda de conversa foi apresentar a Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Juruena e também apresentar parte do arcabouço legal que rege o SUS e a rede de assistência do SUS nas três esferas de governo e principalmente o SUS municipal e regional que atende o município aos legisladores.
Entre as pautas apresentadas estiveram a receita municipal e os recursos que financiam o SUS nos três níveis de assistência sendo: nível primário, secundário e terciário e a participação de cada esfera de governo no financiamento do SUS. Participaram da conversa a Secretária Municipal de Saúde Vania da Silva Gomes Rocha e assessores técnicos, a Apoiadora da região Noroeste Maria Pinheiro e seis representantes do legislativo municipal, o que corresponde 66,6% dos vereadores eleitos para a gestão vigente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou neste sábado (25), a partir das 7h, no Espaço Saúde, a segunda etapa do mutirão de atendimento psicológico. A iniciativa faz parte das ações da Campanha “Janeiro Branco”, um movimento nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional.
Avaliação de hanseníase – ação realizada nas unidades de saúde. A ação de avaliação de hanseníase contou com a mobilização dos profissionais da UBS e da AAER, envolvendo 5 médicos, 5 enfermeiras e 1 fisioterapeuta. Ao todo, foram realizadas 52 avaliações. Essa ação demonstrou um grande avanço no enfrentamento da hanseníase, promovendo a saúde da população e facilitando o acesso ao tratamento adequado.
O aplicativo “Conecta Lucas”, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, oferece aos cidadãos uma forma prática e moderna de acessar serviços públicos. Disponível gratuitamente no App Store e no Google Play, o app conta com funcionalidades que simplificam o dia a dia dos moradores.
Com uma interface intuitiva e recursos ampliados, o “Conecta Lucas” permite que os moradores realizem suas solicitações de forma rápida e acompanhem processos em tempo real, sem precisar sair de casa. A plataforma foi projetada para atender às demandas da população com eficiência e praticidade.
Nesse sábado, a Unidade de Saúde Antônio Medeiro realizou um atendimento especial contra a hanseníase, reforçando a campanha do Janeiro Roxo com ações de prevenção e cuidado!
Campanha de combate ao mosquito da dengue.