Confira as ações em saúde no estado de Mato Grosso.
A Vice-presidente Regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) Região de Diamantino Cleide Anzil representou o Conselho no III Encontro de Ouvidores de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. No dia 23 de outubro, a vice apresentou sobre a Ética na produção cotidiana dos serviços de Ouvidoria.
Foi promovido no dia 22 de outubro a Oficina Instrumentos de Gestão, em Tangará da Serra. O evento atendeu a Região Médio Norte Mato-grossense e contou com a presença da equipe técnica do Cosems/MT.
Reunião Colegiado de Gestores Municipais (CGM) Região Noroeste. Foram discutidos sobre a situação dos instrumentos de gestão no Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão (SargSUS) e sobre o DigiSUS Gestor.
Reunião de CGM da Regional Alto Tapajós, em Alta Floresta.
Reunião do CGM e Grupo Condutor do Planejamento Regional Integrado (PRI) do Médio Araguaia
Reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) Região Noroeste Mato-Grossense com a presença de Silvana da Hemorrede.
Reunião CIR do Médio Araguaia.
Apresentação do levantamento dos municípios na Regional Médio Norte Mato-grossense, GT de Regulação.
Oficina sobre Educação Permanente do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO-EPS-SUS) Macro em Água Boa. Estiveram presentes as Regiões Araguaia Karajá, Garças Araguaia, Médio Araguaia e Araguaia Xingu.
No dia 25 de outubro foram promovidas em Rondonópolis as Oficinas Macrorregionais para implantação do PRO-EPS-SUS. Estiveram reunidos representantes de 19 municípios da região sul, no auditório do Escritório Regional de Saúde (ERS) de Rondonópolis. As oficinas são uma realização da Secretária de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), Superintendência de Gestão Regional (SGR) e Comissão de Integração Ensino e Serviço (Cies). Mais informações no link. (com informações do site do Governo do Estado)
No dia 20 de outubro a Secretaria de Saúde de Tangará da Serra promoveu o Mutirão da Mulher, em alusão ao Outubro Rosa. Na oportunidade, foram realizados 217 coletas de exame papanicolau em cinco unidades de saúde diferentes. Em outubro, a saúde pública ainda promoveu a realização de 60 mamografias e 320 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. (com informações e foto do site Diário da Serra Notícias)
A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra, através da Vigilância em Saúde Ambiental, realizou durante o dia 20 de outubro a primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica. A ação aconteceu em oito Unidade de Saúde da Família (USF’s), onde mais de três mil animais foram vacinados. A campanha de vacinação terá continuidade no dia 10 de novembro em outras oito USF’s, e será encerrada no dia 17 do mesmo mês, quando a ação será realizada em sete unidades. (com informações e foto do site Diário da Serra Notícias)
Foi promovido em Tabaporã o 1º Mutirão “Saúde da Mulher”, que contou com várias atividades para as mulheres e também ações lúdicas e de conscientização.
Foi realizada em Guiratinga uma roda de conversa com todos segmentos da saúde. Foram discutidos assuntos como hanseníase e ações de combate a Leishmaniose. Estiveram presentes a equipe do Escritório Regional de Saúde (ERS), profissional da Vigilância Ambiental Márcia Aurélia Esse Veloso, da Vigilância Epidemiológica Patrícia Lohana de Souza Nunes, da Atenção Básica Rosana Maria da Silva e da Educação Permanente em Saúde Maria Cristina Girardi Fagundes.
Palestra do Outubro Rosa promovida em Rondolândia.
Palestra sobre o Outubro Rosa com parceria da Saúde e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Araguainha