Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Conheça a Comissão de Avaliação dos Trabalhos da Mostra Cosems: Rose Peralta

Publicado em:
10 de abril de 2019

Foram 111 trabalhos inscritos e apresentados na Mostra do Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios no XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso. Os critérios avaliados foram aplicabilidade, caráter inovador, intersetorialidade, integralidade, caráter educativo e sustentabilidade.

Mas quem avalia estes trabalhos? Quem lê dedicadamente um por um? Quem selecionou as 17 pesquisas premiadas como destaque da Mostra? Conheça um pouco a seguir sobre uma das avaliadoras, a Rose Maria Peralta Guilherme.

Cosems/MT: Rose, descreva um minicurrículo seu e sobre sua atuação como avaliadora na Mostra.

Rose: Sou graduada em Odontologia pela Unoeste de Presidente Prudente/SP, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Feral de Mato Grosso (ISC/UFMT), Especialista em Saúde Pública, Gestão Pública e Gestão em Vigilância Sanitária. Sou Servidora Pública Estadual há quase 24 anos e da Prefeitura de Cuiabá há 21 anos. Faço parte da equipe técnica da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e também da equipe de fiscais da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Integro a equipe de Teleconsultores/Telessaúde-MT.

Na minha caminhada no âmbito do Sistema Único de Saúde tive imenso prazer e eterna gratidão de receber o convite da Secretaria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) para participar da Comissão de Avaliação dos Trabalhos apresentados durante o “Encontro das Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso”. Atuei com seriedade, ética, respeito e comprometimento com intuito de desempenhar uma avaliação de qualidade e transparência.

Cosems/MT: Como foi analisar os trabalhos na mostra?

Rose: Foi uma oportunidade extremamente valiosa, pois possibilitou conhecer os projetos elaborados, executados no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, suas ideias, criatividades, articulações, parcerias, experiências e os seus resultados. Para avaliação dos trabalhos expostos utilizamos seis critérios, os quais foram construídos, revisados e discutidos pela Comissão e ao ser aplicados pontuados de 0 a 5, de acordo com a descrição do(s) trabalho(s).

Cosems/MT: Quais os temas de maior destaque, os trabalhos de maior relevância, em sua opinião?

Rose: Vários temas chamaram minha atenção devido a sua relevância, pois envolve aspectos sociais e familiares. Destaco aqueles que estão presentes no cotidiano e que parecem difíceis, complexos para enfrentamento, pois requerem envolvimento de vários setores do poder público que extrapola o campo da saúde, como a Segurança Pública, Educação, Emprego e Cidadania. Requer também a participação da sociedade civil organizada, como no caso da dependência química (álcool e outras drogas ilícitas).

Outra temática foi a depressão. Os municípios apresentaram o que estão fazendo para enfrentar essa problemática que afeta a saúde mental em diversas fases da vida.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) também chamaram muito atenção tendo em vista que estão sendo implantadas gradativamente em vários munícipios mato-grossenses. Esta é uma importante conquista para os usuários do SUS.

Essas três temáticas estão muito próximas e tivemos trabalhos selecionados que serão apresentados no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) neste ano.

Cosems/MT: Quais as dicas que vocês dão para os apresentadores? O que vocês acreditam que seja mais importante ao fazer uma apresentação?

Rose: Primeiro parabenizo a todos participantes pela dedicação, comprometimento com SUS de qualidade para a população tendo como um dos resultados a apresentação do trabalho nesse importante evento realizado pelo Cosems/MT.

Algumas dicas e considerações importantes para apimentar a reflexão, proponho:  descrever de maneira sucinta sobre o município, dizendo sobre sua localização, população, atividade econômica principal, serviços de saúde implantados, quando e como realizou o projeto/ação/serviço que irá apresentar, equipe que faz parte, se há articulações intra e intersetoriais, outras parcerias, resultados alcançados, os desafios, obstáculos. Mostrar algumas imagens. Assim você tem a oportunidade de viajar no imaginário, vivenciando por meio das descrições, a trajetória percorrida e os frutos colhidos.

Cosems/MT: O que vocês observaram que mudou ao longo dos anos nas avaliações?

Rose: Qualidade dos trabalhos, as descrições dos mesmos, com imagens, resultados. Chama atenção o enfrentamento dos problemas que afetam a saúde neste século utilizando a criatividade, o que possuem, sem perder a qualidade da descrição do projeto/ação, e as parcerias com outros setores e comunidade organizada.

AbraSUS

 

Compartilhar