O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) continua com o Cosems Conecta Mais (CC+), que são ações de capacitação continuada sobre os sete indicadores do Previne Brasil, dispondo de atualizações, discussões e avaliação com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho de Mato Grosso.
Foi realizada, dos dias 27 a 29 de setembro em Aripuanã, a Oficina de Qualificação e Monitoramento para as Equipes da APS. O evento contou com a parceria da SMS de Aripuanã, do Escritório Regional de Saúde e participação e apoio da Apoiadora da Região Noroeste, Maria Pinheiro Fernandes.
A oficina foi ofertada pelo ERS de Juína por meio dos técnicos Humberto Nogueira de Moraes, Lidia Catarina Weber e Sergio Valmir Post e teve participação de todos os profissionais das equipes, incluindo a recepcionista, ACS, ACE, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e médicos.
A dinâmica da oficina trabalhou os indicadores do Previne Brasil e também a versão 5.0 do e-SUS, que traz uma nova roupagem para a plataforma. As equipes urbanas foram divididas em momentos diferentes para um melhor aproveitamento da oficina.
No dia 27 de setembro foi trabalhado com as Equipes de Saúde da Família de Aripuanã e Cidade Alta, no dia 28 com a ESF do Planalto, no dia 29 com a ESF de Conselvan, distrito distante da sede 70 km.