Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Cosems Conecta Mais (CC+): oficina em Norte Araguaia Karajá contempla toda a região

Publicado em:
7 de outubro de 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) continua com o Cosems Conecta Mais (CC+), que são ações de capacitação continuada sobre os sete indicadores do Previne Brasil, dispondo de atualizações, discussões e avaliação com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho de Mato Grosso.

Foram realizadas, na Região Norte Araguaia Karajá, as oficinas sobre os Indicadores de Desempenho do Previne Brasil, nos dias 24 e 29 de setembro. Ambas foram promovidas de forma presencial em Novo Santo Antônio e contou com a Apoiadora da região, Iza Karolyne Silva de Assis, como palestrante.

Estiveram presentes nos encontros os Gestores Municipais de Saúde, os Coordenadores da Atenção básica, Enfermeiros, Médicos, Técnico em enfermagem responsável pela sala de vacina e operadores de Sistemas da Saúde.

No dia 24 de setembro, estiveram presentes um total de 13 servidores/gestores, sendo três servidores da SMS de Serra Nova Dourada, quatro de Luciara e cinco de Novo Santo Antônio. No Dia 29, nove servidores/gestores, sendo cinco servidores da Secretaria Municipal de Alto Boa Vista e quatro de São Felix do Araguaia.

Ao final concluído, 100% da Região Norte Araguaia Karajá com a oferta da Oficina sobre os Indicadores de Desempenho há 22 servidores/gestores municipais.

Durante a Oficina foram abordados os temas:

Apresentação da Lei de Criação do Programa Previne Brasil, bem como as regras de financiamento, capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Apresentado os Indicadores de Desempenho demonstrando o porquê e como melhorar cada um dos Indicadores, com momento para entender e operacionalizar o sistema ESUS AB.

Apresentado o SISAB para compreensão de como consultar a produção, relatórios e indicadores de desempenho para conseguirem monitorar, implementar e avançar nas ações de cada equipe

Encaminhamentos

Os municípios ficaram incumbidos do monitoramento e avaliação contínuos da produção e de seus indicadores.

Destaca-se ainda a satisfação de todos em participar da Oficina, pois, segundo relato dos participantes, havia muitas dificuldades na compreensão da forma correta da operacionalização do sistema E-SUS AB, dúvidas sobre o porquê das informações não estarem presentes nos relatórios do SISAB, mesmo constando no PEC por exemplo. Foi possível sanar questionamentos e compreender melhor tanto as ferramentas E-SUS AB quanto SISAB.

 

Compartilhar