O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) continua com o Cosems Conecta Mais (CC+), que são ações de capacitação continuada sobre os sete indicadores do Previne Brasil, dispondo de atualizações, discussões e avaliação com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho de Mato Grosso.
A Região Sudoeste realizou dois dias de Oficina no IFMT de Pontes e Lacerda. No dia 13 de outubro foi promovida a Oficina Regional dos Indicadores do Programa Previne Brasil com o facilitador Apoiador Cosems/MT da Região Cristian Eduardo Bonapaz. Um dos encaminhamentos foi a realização de uma web oficina para médicos e enfermeiros da região sobre o registro de dados no e-SUS APS.
Participaram do encontro Edivaldo (SMS Jauru), Francieli (SMS Figueirópolis D’Oeste), Jony (SMS Vale de São Domingos), Cezar (Gestor de Campos de Júlio), Naira (SMS Pontes e Lacerda) e Marcia (ERS Pontes e Lacerda).
Os conteúdos debatidos foram: Contextualização da Nova PNAB (Portaria GM/MS nº 2436/2017) e do Programa Previne Brasil; Apresentação dos Indicadores do Programa Previne Brasil (7 indicadores); Acesso ao Sistema SISAB e monitoramento dos indicadores; Situação dos indicadores de cada município; Estratégias para melhoria dos indicadores; Panorama do e-SUS APS e previsão das próximas entregas de desenvolvimento.
Já no dia 14, foi realizada a Oficina Regional DigiSUS Gestor Módulo Planejamento, com os facilitadores Apoiador Cosems/MT Cristian Bonapaz e a Técnica do ERS Pontes e Lacerda Marcia Conceição.
Participaram do evento o Edivaldo (SMS Jauru), Murilo (SMS Figueirópolis D’Oeste), Jony (SMS Vale de São Domingos), Cezar (Gestor de Campos de Júlio), Edelma (SMS Pontes e Lacerda), Nalva (Gestora de Conquista D’Oeste), Clara (Gestora de Vila Bela), Katiuce e Rosana (SMS Vila Bela).
O conteúdo debatido foi: Contextualização do DigiSUS Gestor Módulo Planejamento; Lei Orgânica do SUS (Lei 8142/1990); Situação dos Instrumentos de Gestão e acompanhamento na Sala de Apoio à Gestão Estratégica – SAGE; Acesso e exercício prático no Sistema DigiSUS GMP quanto a inserção de dados do Plano Municipal de Saúde (PMS), Programação Anual de Saúde (PAS), Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), Relatório Anual de Gestão (RAG) e Pactuação Interfederativa.
Os encaminhamentos foram Pactuar em CGM e CIR o prazo para resolução de pendências no sistema DigiSUS; o ERS fará o levantamento dos usuários ativos com acesso ao sistema e encaminhará aos municípios para avaliação e se necessário solicitação de novos acessos; o Apoiador Cosems/MT encaminhará o material da oficina e modelo de documentos.









