Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Cosems/MT participa de reunião do grupo condutor do PlanificaSUS

Publicado em:
27 de setembro de 2019

A Assessora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes, participou da reunião do grupo condutor do Planifica SUS realizada hoje (27/09). A Vice-presidente do Cosems/MT, Maria das Graças Souza dos Santos Mendes, também representa o conselho no grupo. O PlanificaSUS em Mato Grosso possui a Coordenadoria Técnica  da Regina Paula de Oliveira Amorim Costa.

As atividades do PlanificaSUS fazem parte do projeto “A Construção da Rede de Atenção à Saúde a partir da Integração da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e da Atenção Primária à Saúde (APS)”. A ação está vinculada ao Eixo “Gestão de Evidência” do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (ProadiSUS) “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde”, publicado em Nota Técnica nº 29/2018-CGGAB/DAB/SAS/MS.

Os participantes dos Workshops serão a totalidade dos profissionais do SUS que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e que fazem parte dos 19 municípios da região de saúde Sul Mato-grossense. Para o projeto, foram indicados 77 facilitadores que serão os responsáveis pela condução de 06 Workshops nos 19 municípios da Região. Até o momento já aconteceram dois Workshops e respectivas oficinas tutoriais nos períodos de 19 a 23 de agosto e 16 a 20 de setembro de 2019.

Os facilitadores são técnicos dos diversos setores da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), dos 15 Escritórios de Regionais de Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e de alguns municípios (Juína, Vale de São Domingos, Novo Santo Antônio, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste e Alto Araguaia).

O PlanificaSUS é realizado por meio de uma etapa preparatória e por seis etapas operacionais com ciclos de workshops, oficinas tutoriais, etapa controle e cursos curtos. O público-alvo são os profissionais dos serviços de APS e AAE, e os profissionais dos demais serviços relacionados à linha de cuidado definida como prioritária, além de profissionais da gestão.

Compartilhar