Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Cosems/MT participa de Workshop de Abertura do PlanificaSUS na Região Sul

Publicado em:
26 de outubro de 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), representado pelo Presidente Marco Antonio Norberto Felipe, que compos a mesa, e pela Secretária Executiva Ana Paula Louzada dos Anjos, está participando do Workshop de Abertura do PlanificaSUS MT – Fase 2, na Região de Saúde Sul Mato-grossense.

O encontro está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) na data de hoje (26/10) de forma híbrida no Auditório do SEST/SENAT, do município de Rondonópolis, e com transmissão pelo canal TeleEduca Mato Grosso, no YouTube. A Região Sul Mato-grossense foi selecionada e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT) como a primeira região no Estado a implantar o PlanificaSUS.

O objetivo do Workshop é dar continuidade a implantação da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde da atenção e ambulatorial especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS.

Estão participando da abertura, além dos membros do Cosems/MT, o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Gomes de Figueiredo, os 19 Secretários Municipais de Saúde da Região de Saúde Sul Mato-grossense, a Assessora do CONASS Maria José Oliveira Evangelista, o Coordenador Nacional do PlanificaSUS (Hospital Israelita Albert Einstein) Márcio Paresque, a Diretora do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis Marilza Vieira do Nascimento, os Representantes do Grupo Condutor do PlanificaSUS MT, coordenado por Regina Paula de Oliveira Amorim Costa e Coordenador Geral de Garantia dos Atributos de APS (CGGAP/DESF/SAPS/MS) Danylo Santos Silva Vilaça.

Saiba mais aqui. (Gazeta MT)

Dentre os tópicos debatidos, estão:

-Tópico 01: A Planificação da Atenção à Saúde é uma proposta teórica metodológica elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS, 2016), com o objetivo de apoiar as equipes técnicas e gerenciais dos Estados e Municípios na implementação das Redes de Atenção à Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS). Permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e a organização da Atenção à Saúde, com foco nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

-Tópico 02: Neste sentido, as atividades da planificação podem ser compreendidas como um momento de discussão e mudança no “modus operandi” das equipes e dos serviços, buscando a correta operacionalização de uma dada Rede de Atenção.

-Tópico 03: O Projeto denominado “A organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde – PlanificaSUS” em Mato Grosso ocorreu a partir da adesão da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) junto ao CONASS, no ano de 2019, com apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, através do programa do Ministério da Saúde – PROADI SUS.

-Tópico 04: A Região de Saúde Sul Mato-grossense foi selecionada e aprovada pela CIB MT para ser a primeira região no Estado a implantar o PlanificaSUS. O processo se iniciou com o Workshop de Abertura da Fase 1, no período de 15 a 19 de julho de 2019, no município de Rondonópolis, onde ocorreu a assinatura do Termo de Adesão dos 19 municípios da região, pelos seus respectivos Prefeitos/Secretários Municipais de Saúde, tendo esta fase finalizada em dezembro de 2020.

-Tópico 05: O PlanificaSUS terá sua continuidade no triênio 2021-2023, sendo denominado PlanificaSUS Fase 2 e mantendo o objetivo de implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Tópico 06: O PlanificaSUS Fase 2 pretende fortalecer os macroprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), organizados na primeira fase e implantar novas ações que foram suprimidas na Fase 1 em função da Pandemia pela COVID-19, além dos processos não previstos anteriormente, como o autocuidado apoiado, cuidados continuados e paliativos, segurança do paciente e os da vigilância em saúde.

Compartilhar